Unidade Curricular:Código:
Modelos e Métodos de Intervenção Psicológica II784MMI2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Enquadrar histórica e epistemologicamente os modelos comportamentais, cognitivistas e construtivistas/narrativos da Psicologia;
(ii) Adquirir conhecimentos sobre os conceitos, teorias e técnicas propostos por estes modelos, fazendo a respetiva integração com diferentes especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia;
(iii) Desenvolver competências académicas de recolha e organização de informação, de seleção de bibliografia relevante, leitura crítica e compreensiva e de redação;
(iv) Integrar aspetos éticos e deontológicos associados à intervenção psicológica.
Conteúdos Programáticos:
São abordadas em termos históricos e conceptuais as perspectivas comportamentais - o paradigma do condicionamento clássico, o paradigma do condicionamento operante e o paradigma da aprendizagem social; - as perspectivas cognitivistas – o paradigma do condicionamento coberto, o paradigma do autocontrolo, o paradigma das aptidões de confronto e da reestruturação cognitiva. Por último, é ainda analisada a emergência do paradigma contrutivista e a alguns modelos de conceptualização da narrativa. Será feita uma avaliação crítica de todos estes modelos relativamente à sua eficácia em termos terapêuticos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da intervenção psicológica, permitindo, deste modo atingir os objectivos da unidade curricular como: enquadrar histórica e epistemologicamente os modelos comportamentais, cognitivistas e construtivistas/narrativos da Psicologia e adquirir conhecimentos de conceitos, teorias e técnicas propostos por estes modelos, fazendo a respectiva integração com diferentes especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia; desenvolver competências académicas de recolha e organização de informação e de redação e, integrar aspetos éticos e deontológicos associados à intervenção psicológica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação, na execução um trabalho teórico-prático (roleplay), assim como na pontualidade e a assiduidade do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Aulas teóricas com exposição e análise dos conteúdos com base na bibliografia fornecida pela docente, com participação activa dos alunos no debate, construção e compreensão dos conteúdos, recorrendo à pesquisa bibliográfica realizada pelos mesmos. Participação activa dos alunos na apresentação, crítica e reflexão dos temas com o objectivo de aquisição e integração de diferentes abordagens e respetivos procedimentos básicos. Aulas teórico-práticas com participação activa dos alunos na visualização e comentário de vídeos; observação de consultas na clínica pedagógica de psicologia da UFP; realização, com a orientação da docente de trabalho teórico-prático (role play na CPP).
Bibliografia:
Dobson, K. (2000). Handbook of cognitive-behavioral therapies(2ºEdição). New York: The Guildford Press.
Fonte, C. (2006). A Narrativa no Contexto da Ciência Psicológica sob o Aspecto do Processo de Construção de Significados. Psicologia: Teoria e Prática, 8(2): 123-131.
Wright, J.; Basco, M. & Thase, M. (2008). Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed.
Gonçalves, O. (2004). Terapias Cognitivas: Teoria e Prática. Porto: Afrontamento.
Gonçalves, O. (1999). Introdução às Psicoterapias Comportamentais. Coimbra: Quarteto Editora.
Gonçalves, O. (2000). Viver narrativamente. Quarteto: Coimbra.
Gonçalves, M. & Gonçalves, O. (2001). Psicoterapia, discurso e narrativa: a construção conversacional da mudança. Quarteto: Coimbra.
Docente (* Responsável):
Carla Fonte (cfonte@ufp.edu.pt)