Unidade Curricular:Código:
Modelos e Métodos de Intervenção Psicológica I784MMI1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Enquadrar histórica e epistemologicamente os modelos psicodinâmicos, humanistas e neo-humanistas e sistémicos da Psicologia;
(ii) Adquirir conhecimentos sobre os conceitos, teorias e técnicas propostos por estes modelos, fazendo a respectiva integração com diferentes especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia;
(iii) Desenvolver competências académicas de recolha e organização de informação, de selecção de bibliografia relevante, leitura crítica e compreensiva e de redacção;
(iv) Integrar aspectos éticos e deontológicos associados à intervenção psicológica.
Conteúdos Programáticos:
São abordadas as conceções de funcionamento psicológico, segundo o modelo psicanalítico, psicodinâmico, humanista, gestalt, terapia focadas nas emoções e sistémico, bem como as suas características e implicações para a intervenção psicológica. São feitas análises críticas a estes modelos em termos da sua contribuição para a intervenção psicológica.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da intervenção psicológica, permitindo, deste modo atingir os objectivos da unidade curricular como: enquadrar histórica e epistemologicamente os modelos psicodinâmicos, humanistas e sistémicos da Psicologia e adquirir conhecimentos de conceitos, teorias e técnicas propostos por estes modelos, fazendo a respectiva integração com diferentes especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia; desenvolver competências académicas de recolha e organização de informação e de redacção e, integrar aspectos éticos e deontológicos associados à intervenção psicológica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação, na execução um trabalho teórico-prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na pontualidade e a assiduidade do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Aulas teóricas com exposição e análise dos conteúdos com base na bibliografia fornecida pela docente, com participação activa dos alunos no debate, construção e compreensão dos conteúdos, recorrendo à pesquisa bibliográfica realizada pelos mesmos Participação activa dos alunos na apresentação, crítica e reflexão dos temas com o objectivo de aquisição e integração de diferentes abordagens e respetivos procedimentos básicos. Aulas teórico-práticas com participação activa dos alunos na visualização e comentário de vídeos; observação de consultas na clínica pedagógica de psicologia da UFP; realização, com a orientação da docente de trabalho teórico-prático.
Bibliografia:
Friedman, H. S. & Schustack, M. W. (2004). Teorias da Personalidade: da Teoria Clássica à Perspectiva da Mudança. São Paulo: Prentice Hall.
Matos, A. C. (2002). Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica. Lisboa: Climepsi Editores.
Rogers, C. (2009). Tornar-se Pessoa (7ª edição). Lisboa: Moraes Editores.
Corsini, R. & Wedding, D. (Eds) (2005). Current Psychotherapies (7th edition). Victoria : Thomson, Brooks/Cole.
Rogers, C. (2004). Terapia Centrada no Cliente. Lisboa: Moraes Editores.
Barker, P. (2000). Fundamentos da Terapia Familiar. Lisboa: Climepsi Editores.
Sampaio, D. & Gameiro, J. (1998). Terapia Familiar. Porto: Afrontamento.
Greenberg, L. (2014). Terapia focada nas emoções. Lisboa: Coisas de Ler.
Docente (* Responsável):
Carla Fonte (cfonte@ufp.edu.pt)