Unidade Curricular:Código:
Métodos de Investigação em Psicologia783MIVP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
a) Adquirir um conjunto de conhecimentos teórico-práticos acerca dos principais métodos de observação e investigação, com ênfase no método dos testes, no método do inquérito psicossocial e no método experimental;
b) Desenvolver capacidades e competências básicas de avaliação / investigação em Psicologia;
c) Interpretar reflexivamente a forma de administrar/ utilizar instrumentos de recolha de dados;
d) Conhecer e saber utilizar o método do inquérito psicossocial, adquirindo competências gerais no domínio teórico-prático das técnicas da entrevista e do questionário;
e) Adquirir conhecimentos sobre as principais características dos métodos correlacional, comparativo e experimental;
f) Saber como selecionar adequadamente os métodos a implementar no estudo de determinada problemática;
g) Conhecer as especificidades gerais de recolha, tratamento, e interpretação de dados em Psicologia.
Conteúdos Programáticos:
Unidade Letiva 1. Ciência e Conhecimento (2 ECTS)
1.1. Formas de Conhecimento: Senso Comum vs. Ciência
1.2. Conhecimento Científico
1.2.1. Evolução e método
1.2.1.1. Contribuições de Kuhn e Popper
1.2.3. Definição e distinção de Metodologia, Método, Técnica e Instrumento
1.2.4.1. Abordagem psicométrica e impressionista
1.3. Fases da investigação científica
Unidade Letiva 2. Método do Inquérito Psicossocial (2 ECTS)
2.1. Pesquisa de Informação: O Inquérito Psicossocial
2.1.1 Definições e Distinção entre Inquérito, Painel, Questionário e Sondagem
2.1.2 Técnicas de Inquérito
2.1.2.1. Entrevista
2.1.2.2. Questionário
2.1.2.3. Observação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Objetivos de a) a d) mais voltados para a aquisição de conhecimentos das bases do método, muito presentes nas unidades I e II.
Objetivos de e) a g) com uma maior ênfase sobre aspetos associados a desenhos de estudo mais específicos e presentes entre os conteúdos da unidade III.
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências ao nível da investigação científica: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação ética; demonstrar conhecimentos e competências para planear uma investigação científica.
Unidades 2 e 3 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências ao nível da investigação científica quantitativa / qualitativa: Planear uma investigação e distinguir os principais desenhos de estudo
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Método ativo, com alternância entre as vertentes expositiva, demonstrativa e outra mais participativa.
Prova Escrita de Avaliação (60%); Trabalho Prático - Construção de um questionário para levantamento de informação a respeito de uma variável ou dimensão definida pelo aluno (40%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Alternância da metodologia de ensino permitirá, em cada unidade letiva, que o aluno adquira conhecimentos expostos pelo docente, os debata e procure aplicar, através das vertentes mais prática e demonstrativa, ao longo das 3 unidades letivas.
Bibliografia:
Alferes, V. R. (1997). Investigação científica em Psicologia: Teoria e prática. Coimbra: Almedina.
Almeida, L. S., & Freire, T. (2003). Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. Braga: Psiquilíbrios.
Maia, R., Nunes, L., Caridade, S.,... Afonso, L. (2016). Dicionário Crime, justiça e sociedade. Lisboa: Edições Sílabo.
Pestana, M.L., & Gageiro, J.N. (2008). Análise de Dados para Ciências Sociais - A complementaridade do SPSS. Edições Sílabo.
Docente (* Responsável):
Laura Nunes (lnunes@ufp.edu.pt)