Unidade Curricular:Código:
Métodos de Investigação em Psicologia783MIVP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
a) Adquirir um conjunto de conhecimentos teórico-práticos acerca dos principais métodos de observação e investigação, com ênfase no método dos testes, no método do inquérito psicossocial e no método experimental;
b) Desenvolver capacidades e competências básicas de avaliação / investigação em Psicologia;
c) Interpretar reflexivamente a forma de administrar/ utilizar instrumentos de recolha de dados;
d) Conhecer e saber utilizar o método do inquérito psicossocial, adquirindo competências gerais no domínio teórico-prático das técnicas da entrevista e do questionário;
e) Adquirir conhecimentos sobre as principais características dos métodos correlacional, comparativo e experimental;
f) Saber como selecionar adequadamente os métodos a implementar no estudo de determinada problemática;
g) Conhecer as especificidades gerais de recolha, tratamento, e interpretação de dados em Psicologia.
Conteúdos Programáticos:
Unidade Letiva 1. Ciência e Conhecimento (2 ECTS)
1.1. Formas de Conhecimento: Senso Comum vs. Ciência
1.2. Conhecimento Científico
1.2.1. Evolução e método
1.2.1.1. Contribuições de Kuhn e Popper
1.2.3. Definição e distinção de Metodologia, Método, Técnica e Instrumento
1.2.4.1. Abordagem psicométrica e impressionista
1.3. Fases da investigação científica
Unidade Letiva 2. Método do Inquérito Psicossocial (2 ECTS)
2.1. Pesquisa de Informação: O Inquérito Psicossocial
2.1.1 Definições e Distinção entre Inquérito, Painel, Questionário e Sondagem
2.1.2 Técnicas de Inquérito
2.1.2.1. Entrevista
2.1.2.2. Questionário
2.1.2.3. Observação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Objetivos de a) a d) mais voltados para a aquisição de conhecimentos das bases do método, muito presentes nas unidades I e II.
Objetivos de e) a g) com uma maior ênfase sobre aspetos associados a desenhos de estudo mais específicos e presentes entre os conteúdos da unidade III.
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências ao nível da investigação científica: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação ética; demonstrar conhecimentos e competências para planear uma investigação científica.
Unidades 2 e 3 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências ao nível da investigação científica quantitativa / qualitativa: Planear uma investigação e distinguir os principais desenhos de estudo
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Método ativo, com alternância entre as vertentes expositiva, demonstrativa e outra mais participativa.
Duas Provas Escritas de Avaliação (50% + 50%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Alternância da metodologia de ensino permitirá, em cada unidade letiva, que o aluno adquira conhecimentos expostos pelo docente, os debata e procure aplicar, através das vertentes mais prática e demonstrativa, ao longo das 3 unidades letivas.
Bibliografia:
Almeida, L. & Freire, T. (2003). Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. Braga: Psiquilíbrios. (Biblioteca UFP)
Antoine, P. & Smith, J. (2016). Getting at experience: An outline of interpretative phenomenological analysis as a qualitative psychology methodology. Société Française de Psychologie.
Coutinho, C. (2015). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas : teoria e prática. Coimbra : Almedina, 2015.(Biblioteca UFP)
Coviello, N. (2018). Integrating qualitative and quantitative techniques in network analysis. Qualitative Market Research 8(1), 39-60.(B-ON)
Denzin, N. & Lincoln, Y. (2017). Handbook of Qualitative Research. London: SAGE.
Jervis, M. & Drake, M. (2014). The use of qualitative research methods in quantitative science: a revew.
Maia, R., et al. (2016). Dicionário Crime, justiça e sociedade. Lisboa: Edições Sílabo.
Pestana, M. & Gageiro, J.N. (2014). Análise de Dados para Ciências Sociais (...). Edições Sílabo.