Unidade Curricular:Código:
Inglês I784ING1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaPsicologia3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Competências genéricas: Comunicar, compreender e produzir mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais. Utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Adoptar a atitude introspectiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da comunicação e as suas gramáticas específicas.
Conteúdos Programáticos:
CP1. Situações socioprofissionais
1.1. Socialização
1.1.1. Apresentações e cumprimentos
1.1.2 Marcações e reservas
1.1.3 Viagens
CP2. Questões sociais atuais
2.1 Stresse, gestão de tempo
2.2 Amigos e família
CP3. Pesquisa sobre um dos temas: stresse, família, socialização, questões sociais atuais.
3.2 Redação uma comunicação
3.3. Apresentação oral
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os items temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta unidade curricular, os estudantes são incentivados a adoptar uma atitude introspectiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da psicologa. É objectivo da unidade curricular levar os estudantes a melhorar as suas competências comunicacionais em inglês, de modo a que consigam utilizar esta língua na realização de diversos contactos interpessoais, em diferentes contextos socioprofissionais, de forma a permitir o desempenho profissional em contexto internacional. Com a componente de projecto, pretende-se melhorar o trabalho de equipa, com utilização de uma segunda língua, especificamente em inglês. (OA3)
CP1 – OA1, OA2 e OA3;
CP2 - OA1, OA2 e OA3
CP5 – OA2.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação contínua OU exame.
Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler e compreender mensagens em língua inglesa. A avaliação é contínua, constituída por dois testes escritos e por um trabalho oral, a apresentar no final do semestre. A nota final resulta da ponderação das várias prestações escritas e orais do estudante, bem como da sua participação nas actividades propostas.
1º teste escrito = 25%
2º teste escrito = 25% componente escrita = 50%


Participação oral e apresentação
do trabalho de projecto = 50% componente oral = 50%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adoptada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. As metodologias eminentemente práticas desta disciplina têm como objectivo levar os alunos a interpretar circunstâncias e fenómenos comunicacionais relativos aos diferentes contextos culturais e linguísticos, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente de diferentes contextos culturais, desenvolver deste modo a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais, levando a uma maior compreensão e adaptação a diferentes ambientes culturais em que a comunicação seja efectuada em língua inglesa
Bibliografia:
Eastwood, J. (2006). Oxford Practice Grammar – Intermediate. Oxford, Oxford University Press.
McCarthy, M. ; O'Dell, F. (2012) English Vocabulary in Use: Upper-intermediate. Cambridge: CUP.
Short, J. (2010) English for Psychology. Reding: Garnet Publishing.
Terry, P. & Philips, A. (2011) Progressive Skills in English- Level 3. Garnet Publishing.
Docente (* Responsável):
Sandra Tuna (stuna@ufp.edu.pt)