Unidade Curricular:Código:
Introdução às Ciências Sociais784ICS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Proporcionar aos discentes conhecimento sobre os fundamentos epistemológicos e conceptuais da Ciência;
Proporcionar aos discentes o conhecimento sobre o método científico e as suas variantes;
Proporcionar aos discentes o conhecimento dos diferentes paradigmas que enquadram a Ciência e as Ciências Sociais;
Capacitar os discentes para a reflexão sobre a pluralidade das Ciências Sociais e o lugar das mesmas na Ciência;
Capacitar os discentes para a reflexão sobre a dimensão política da Ciência e a relação desta com a ideologia.
Capacitar os discentes para a reflexão teórica-prática sobre a dualidade Estrutura/Agência
Conteúdos Programáticos:
1. A construção história das Ciências Sociais
2. A epistemologia e a Ciência
3. O método científico
4. Ciências Naturais vs Ciências Sociais
5. Da teoria à realidade empírica
6. As diversas Ciências Sociais
7. As perspectivas estruturalistas vs Perspectivas centradas na agência
8. A confluência das duas perspectivas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os pontos 1 e 2 proporcionarão conhecimento sobre a História do pensamento científico e sobre os critérios de cientificidade. Cumprem, portanto, o objectivo de conferir conhecimento sobre os fundamentos epistemológicos e conceptuais da Ciência.
Os pontos 3 e 5 proporcionarão conhecimento sobre os fundamentos do método científico, sendo este um dos objectivos enunciados.
Os pontos 4 e 6 centram-se na discussão em torno das Ciências Naturais e das diversas Sociais. Permitirão assim apresentar os diferentes paradigmas que enquadram a Ciência e as Ciências Sociais, a pluralidade destas e os seus particularismo, bem como a sua dimensão política e ideológica. Este é um dos objectivos enunciados.
O ponto 7 apresentará as perspectivas teóricas que conferem mais importancia à estrutura, bem como à agência. Assim se capacitará os alunos para a reflexão teórica sobre a dualidade estrutura/agência e sua aplicação prática ao estudo da sociedade.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Método expositivo e activo.
A leccionação da unidade curricular privilegiará a exposição teórica dos conteúdos programáticos que conferirão aos estudantes o conhecimento e a competência para posterior relfexão e participação em debate sobre as temáticas leccionadas.
2 testes e desempenho em aula
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O recurso ao método expositivo será a melhor forma didática para transmitir aos alunos os conhecimentos referidos nos objectivos da unidade curricular. A posterior compreensão e a reflexão crítica dos alunos será estimulada pelo recurso ao método activo. Por este será solicitada aos alunos a participação em discussão sobre as temáticas contempladas no programa da unidade curricular.
Bibliografia:
Bachelard, Gaston (1990), A epistemologia, Lisboa, Edições 70.
Baert, P & Silva, F. (2015), Teoria Social Contemporânea, Lisboa, Mundos Sociais.
Barata, Oscar Soares (2007), Introdução às Ciências Sociais, 12ª ed., Lisboa, Bertrand Editora.
Comissão Gulbenkian sobre a restruturação das Ciências Sociais. (1996), Para abrir as Ciências Sociais, Mem Martins, Publicações Europa-América.
Giddens, Anthony (2009), Sociologia, 9ª ed., Lisboa, Fundação Caloute Gulbenkian.
Foucault, Michel (1998), As palavras e as coisas. Uma arqueologia das Ciências Humanas, Lisboa, Edições 70.
Lakatos, Eva e Marconi, Marina (1991), Metodologia científica, São Paulo, Editora Atlas.
Nunes, A.Sedas (1993), Questões preliminares sobre as Ciências Sociais, Lisboa, Editorial Presença.
Santos, Boaventura Sousa (1999), Um discurso sobre as Ciências, 11ª ed., Porto, Edições Afrontamento.
Santos, Boaventura Sousa (2003), Conhecimento prudente para uma vida decente, Porto, Edições Afrontamento.
Docente (* Responsável):
Daniel Seabra (das@ufp.edu.pt)