Unidade Curricular:Código:
Introdução às Ciências Sociais1138ICS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
1. Proporcionar conhecimento sobre os fundamentos epistemológicos da Ciência, bem como a capacidade de compreensão do seu lugar na sociedade;
2. Proporcionar conhecimento e compreensão sobre o método científico;
3. Proporcionar conhecimento dos diferentes paradigmas da Ciência, bem como a capacidade de aplicá-los à interpretação dos dados resultantes da investigação das Ciências Sociais;
4. Capacitar para a compreensão da pluralidade das Ciências Sociais e do seu lugar na interpretação da sociedade;
5. Proporcionar conhecimento sobre as teorias das Ciências Sociais e capacitar para, com recurso às mesmas, interpretar a realidade social e julgar a pertinência e limitações da aplicação de cada uma delas;
6. Capacitar para a compreensão teórica da dualidade Estrutura/Agência e para a sua aplicação prática à análise da realidade social.
7. Capacitar para comunicar os resultados da auto-aprendizagem, reflexão e interpretação acerca da realidade social.
Conteúdos Programáticos:
1. A construção história das Ciências Sociais
O conhecimento popular.
O conhecimento religioso
O conhecimento filosófico
O conhecimento científico
2. A epistemologia e a Ciência
Os conceitos
A base ética da Ciência
Os valores da Ciência
3. O método científico
O conceito e os diferentes métodos.
4. Ciências Naturais vs Ciências Sociais
A problemática dos paradigmas
5. Da teoria à realidade empírica
Teoria, hipóteses, conceitos e sua operacionalização
6. As diversas Ciências Sociais
7. A dualidade estrutura/Agência
Perspectivas centradas na estrutura social
Perspectivas centradas na agência
8. A confluência das duas perspectivas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os pontos 1 e 2 proporcionarão conhecimento sobre a História do pensamento científico, sobre os diferentes tipos de conhecimento e sobre os critérios de cientificidade. Cumprir-se-á, assim, o ponto 1 dos objectivos.
Os pontos 3 e 5 proporcionarão conhecimento sobre os fundamentos do método científico. Cumprir-se-á, assim, o ponto 2 dos objetivos.
Os pontos 4 e 6 centram-se na discussão em torno da Ciência e das diversas Ciências Sociais. Permitirão assim apresentar os diferentes paradigmas que enquadram a Ciência e as Ciências Sociais, a pluralidade destas e os seus particularismo, bem como a sua dimensão política e ideológica. Cumprirão assim os objetivos 3 e 4.
O ponto 7 apresentará as perspectivas teóricas que conferem mais importância à estrutura, bem como à agência. Assim se capacitará os alunos para a reflexão teórica sobre a dualidade estrutura/agência e sua aplicação prática das teorias ao estudo da sociedade. Cumprirão assim os pontos 5, 6 e 7.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Método expositivo e activo.
A leccionação da unidade curricular privilegiará a exposição teórica dos conteúdos programáticos que conferirão aos estudantes o conhecimento e a competência para posterior relfexão e participação em debate sobre as temáticas leccionadas.
Avaliação: 2 testes. A nota de cada um terá uma ponderação de 50% na nota final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O recurso ao método expositivo será a melhor forma didática para transmitir aos alunos os conhecimentos referidos nos objectivos da unidade curricular. A posterior compreensão e a reflexão crítica dos alunos será estimulada pelo recurso ao método activo. Por este será solicitada aos alunos a participação em discussão sobre as temáticas contempladas no programa da unidade curricular.
Bibliografia:
Berberoglu, B. (2017). Social Theory. Classical and Contemporary. A Critical perspective, London: Routledge.
Dorsey, A. & Collier, R. (2018). Origins of Sociological Theory, Essex: ED-Tech Press.
Ferreira, J. (2013). Sociologia. Forte da casa, Forte da Casa, Escolar Editora.
Garcia, J. & Martins, H. (2019). Lições de Sociologia Clássica, Lisboa: Edições 70.
Giddens, A. (2013). Sociologia, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Lemert, C. (2018). Social Theory. The Multicultural, Global, and classic readings, New York: Westview Press.
Ritzer, G. & Stepnisky, J. (2018). Modern Sociological Theory, London: Sage.
Santos, B. (1999). Um Discurso sobre as Ciências. Porto: Edições Afrontamento.
Docente (* Responsável):
Daniel Seabra (das@ufp.edu.pt)