Unidade Curricular:Código:
História e Epistemologia da Psicologia783HEP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular procura desenvolver conhecimentos que permitam o aprofundar do enquadramento histórico da psicologia enquanto ciência ao longo dos últimos séculos:
OA1. Demonstrar familiaridade com conceitos e perspetivas teóricas históricas na área da psicologia
OA2. Descrever e explicar os principais marcos de fundação da psicologia como ciência
OA3. Descrever e explicar as principais correntes da psicologia
OA4. Descrever e explicar o conceito de epistemologia
OA5. Descrever e explicar a epistemologia da psicologia
Conteúdos Programáticos:
CP1. Introdução geral ao estudo da psicologia
1.1. Objecto
1.2. As origens da psicologia enquanto ciência
CP2. As grandes correntes da Psicologia no Séc. XX:
2.1. A Psicanálise de Freud e Carl Jung
2.2. O Behaviorismo de Pavlov, Thorndike, Watson e Skinner
2.3. O Modelo cognitivo-desenvolvimental de Jean Piaget e Vygotsky
2.4. A Psicologia da Gestalt de Wertheimer, Kohler e Koffka
2.5. A Abordagem Humanista de Carl Rogers
CP3. Introdução à Epistemologia da Psicologia
3.1. Bachelard e o novo espírito científico
3.2. O Neo-positivismo de Popper
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas e metodológicas da história da psicologia, atingindo os seguintes objectivos: Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento histórico da Psicologia; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia.
Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de teorias, conceitos e práticas de análise na área da epistemologia da psicologia atingindo os seguintes objectivos: Aquisição e desenvolvimento de competências académicas de recolha e organização de informação, de selecção de bibliografia relevante, de leitura crítica e compreensiva e de redacção de artigos científicos; Desenvolvimento de uma atitude crítica e auto-crítica e a adopção sistemática de valores éticos e deontológicos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá a exposição teórica-prática, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica à história e epistemologia da psicologia bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de duas provas escritas de avaliação, na execução de um trabalho prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, na pontualidade e assiduidade do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas e metodológicas da história da psicologia, atingindo os seguintes objectivos: Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento histórico da Psicologia; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia. Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de teorias, conceitos e práticas de análise na área da epistemologia da psicologia atingindo os seguintes objectivos: Aquisição e desenvolvimento de competências académicas de recolha e organização de informação, de selecção de bibliografia relevante, de leitura crítica e compreensiva e de redacção de artigos científicos; Desenvolvimento de uma atitude crítica e auto-crítica e a adopção sistemática de valores éticos e deontológicos. Unidade 3 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas e metodológicas da história da psicologia, atingindo os seguintes objectivos: Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento histórico da Psicologia; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia.
Bibliografia:
1. Goodwin, C. J. (2008). A History of Modern Psychology. New York: John Wiley.
2. O´Boyle, C. (2006). History of Psychology: a cultural perspective. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.
3. Schultz, D. & Schultz, S. (2014). História da Psicologia Moderna. São Paulo: Trilhos.
Docente (* Responsável):
Joaquim Ramalho (ramalho@ufp.edu.pt)