Unidade Curricular:Código:
Gramática da Comunicação784GRC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaPsicologia3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecimento e capacidade de compreensão sobre as fases e características específicas da metodologia científica.
Aplicação dos conhecimentos e compreensão na elaboração de um trabalho científico.
Capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante, de forma a produzir um trabalho científico.
Competência para comunicar de forma escrita / oral de modo estruturado, organizado e abrangente a vários a públicos.
Competências de autoaprendizagem, especificamente na recolha e tratamento da informação.
Conteúdos Programáticos:
Metodologia do trabalho científico. Plágio académico. Leitura – Tipos de leitura; recolha e tratamento de informações. Produção escrita – As fases da composição: invenção, disposição, elocução. Tipologias textuais: contração textual (resumo, síntese); expansão textual (dissertação, comentário). Comunicação oral.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para atingir os objectivos, visto que visam as duas áreas principais: a metodologia do trabalho científico e o desenvolvimento das competências de leitura e escrita.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Num primeiro momento as aulas serão expositivas; depois serão eminentemente práticas, através da apresentação de exemplos e resolução de exercícios.
A avaliação será contínua, contemplando uma frequência, a apresentação de um trabalho, e a realização de um portefólio: 12+6+2.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo uma unidade curricular transversal e de natureza prática, as metodologias de ensino referidas são coerentes com os objetivos da disciplina. O objetivo é que os alunos adquiram as competências genéricas desta unidade curricular.
Bibliografia:
Azevedo, C. A. M. e Azevedo A. G. (1998). Metodologia científica. Porto, Ed. C. Azevedo.
Blikstein, I. (1995). Técnicas de Comunicação Escrita. S. Paulo, Ática.
Campbell, J. (1993). Técnicas de expressão oral. Lisboa: Presença.
Carnegie, D. (1994). Como falar facilmente. Porto: Civilização.
Castle, D. & Wade, J. (1990). Falar em público. Lisboa, Presença.
Cunha, C. e Cintra, L. F. L. (1987). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa, Edições João Sá da Costa.
Eco, U. (1988). Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa, Presença.
Lipson, C. (2008). Doing honest work in college. Chicago, The University of Chicago.
Lopes, E. J. M. (2016). “Plágio”. In Dicionário Crime, Justiça e Sociedade. Lisboa: Sílabo: 362-364.
Prada, M. e Garrido, M. V. (2013). Conhecer as regras do jogo: Uma introdução às normas para a escrita científica da American Psychological Association. Revista Psicologia, Vol. XXVII (2), pp. 107-143.
Docente (* Responsável):
Rui Estrada (restrada@ufp.edu.pt)