Unidade Curricular:Código:
Estatística Aplicada à Psicologia784EAP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Aquisição e integração de métodos, técnicas, conceitos e conhecimentos de investigação aplicados à Psicologia;
(ii) Aquisição e desenvolvimento de competências em relação à análise e interpretação dos dados;
(iii) Aquisição e desenvolvimento de competências básicas de investigação;
(iv) Selecionar métodos e técnicas apropriados e resolução de problemas práticos;
(v) Determinar características relevantes de indivíduos e de grupos através da realização de testes estatísticos;
(vi) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita.
Conteúdos Programáticos:
Conceitos Estatísticos Básicos; Objectivo da Estatística; A medição em Psicologia; Estatística Descritiva e estatística inferencial; Classificação de Variáveis; Medidas de Tendência Central; Medidas de Dispersão. medidas de posição. Análise estatística bivariada: Correlação. Testes t. Qui-quadrado. Anova.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas na área da análise descritiva e da análise inferencial de dados em Psicologia, permitindo, deste modo atingir os objectivos da unidade curricular, mais especificamente: aquisição e integração de métodos, técnicas, conceitos e conhecimentos de investigação aplicados à Psicologia; aquisição de competências em relação à análise e interpretação dos dados; aquisição e desenvolvimento de competências básicas de investigação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino inclui a exposição teórica dos fundamentos teóricos de cada prova estatística e a elaboração de exercícios práticos de análise de dados. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de duas provas práticas de análise de dados com recurso ao programa SPSS.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Exposição teórica de conteúdos sobre estatística descritiva, conceitos de probabilidade e inferência estatística, e aplicações em Psicologia; Resolução de exercícios práticos com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas de análise descritiva e análise inferencial de dados; Dominar as principais técnicas e metodologias usadas na Estatística Descritiva e na Inferência Estatística.
Bibliografia:
Ho, R. (2006). Handbook of univariate and multivariate data analysis and interpretation with SPSS. Florida: Chapman & Hall.
Maroco, J. (2018-7ªed.). Análise estatística com utilização do SPSS. Lisboa: Ed. Sílabo
Martins, C. (2011). Manual de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS : saber decidir, fazer, interpretar e redigir. Braga : Psiquilíbrios.
Pallant, J. (2005). SPSS Survival Manual : a step by step guide to data analysis using SPSS for Windows. Berkshire : Open University Press
Pereira, A. (2006 – 7ª ed.). SPSS. Guia prático de utilização. Ed. Sílabo
SPSS Base 11.0 : user's guide. (2001). Chicago : SPSS Inc.
Pestana, H. & Gageiro (2014-6ª ed.). Análise de Dados para Ciências Sociais.A Complementaridade do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo
Reis, E. (2008). Estatística Descritiva. 7ª Edição. Edições Sílabo.