Unidade Curricular:Código:
Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente783APCA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Nesta Unidade Curricular pretende-se que o aluno adquira e aprofunde os fundamentos da avaliação psicológica da criança e do adolescente nos seus pressupostos teóricos e práticos. O aluno deverá desenvolver competências básicas de avaliação psicológica, incluindo: procedimentos e posturas a adotar na realização da observação e da entrevista; a administração de provas psicológicas, cotação e interpretação de dados. Pretende-se ainda: (O1) o desenvolvimento de uma atitude crítica e autocrítica; (O2) desenvolvimento de competências académicas de recolha e organização de informação, de seleção de bibliografia relevante, leitura e escrita crítica compreensiva de relatórios (3) integração de princípios éticos da avaliação psicológica.
Conteúdos Programáticos:
CP 1: Considerações sobre a avaliação psicológica na infância e adolescência
1.1.- Especificidades da avaliação do desenvolvimento infantil
1.2.- O setting da avaliação
1.3.- Dimensões do processo de avaliação psicológica
1.4.- Princípios Éticos na Avaliação Psicológica
CP 2. Metodologias e Técnicas de avaliação Psicológica
2.1.- A entrevista (Anamnese)
2.2.- Provas psicológicas
2.2.1.- Escalas de desenvolvimento – SGS-II
2.2.2.- Rastreio dos problemas emocionais e do comportamento - SDQ
2.2.3.- Avaliação do funcionamento intelectual - WISC
2.2.4.- Psicopatologia do desenvolvimento - Modelo ASEBA
2.3.- A observação
CP 3: Comunicação dos resultados da avaliação psicológica
3.1. Entrevista de devolução
3.2. A elaboração do relatório psicológico
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (O) da UC, no sentido de promover o desenvolvimento de competências que permitam aos alunos a aquisição e integração de conhecimentos sobre o enquadramento da avaliação psicológica na infância e adolescência; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e metodologias de avaliação psicológica.
Assim,O1 corresponde a CP1 e CP3´
O2 e O3 Correspondem a CP2
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Expositivo, participativo, análise e discussão de casos, observação em contexto real (CPP)
A avaliação contínua requer o cumprimento da assiduidade nas horas de contacto de acordo com Normativa Académica da Universidade Fernando Pessoa; Realização de 1 Ficha Técnica sobre um instrumento/metodologia de avaliação psicológica com apresentação e discussão oral (40%); 1 teste escrito (50%); participação pró-ativa nas atividades de observação clínica e outras atividades propostas (10%), com um mínimo de 10 valores na avaliação final da UC.
(Nota: a não realização de um destes tipos de avaliação implica avaliação negativa na UC)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino (expositivas e participativas com discussão de casos e apresentação de trabalhos, assim como orientação na revisão crítica de literatura) pretendem promover nos estudantes a aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento da avaliação psicológica na infância e adolescência; aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e metodologias de avaliação psicológica aplicadas a casos práticos. Assim considera-se que as metodologias adotadas são consistentes com os objetivos de aprendizagem.
Bibliografia:
Almeida, L.S., Simões, M.R., Machado, C., & Gonçalves, M.M. (Coords.) (2004). Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. II). Coimbra: Quarteto.
Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016). Primeira revisão 26/dezembro/2016, Publicado na 2ª Série do Diário da República Nº 246/2.
Férnandez-Ballesteros, R. (2003). Encyclopedia of psychological assessment. London: Sage.
Gonçalves, M, et al. (2003). Avaliação Psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa. Coimbra: Quarteto.
Machado, C. et al. (org.) (2004). X Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e contextos. Braga: Psiquilibrios.
Simões, M. et al. (2003). Escala de inteligência de Weschler para crianças (WISC-III). Lisboa: CEGOC-TEA
Soares, I, (2004) Psicopatologia do Desenvolvimento: Trajetórias (In)adaptativas ao longo da vida. Coimbra: Quarteto ed.
Docente (* Responsável):
Susana Marinho (smarinho@ufp.edu.pt)