Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia Social | 1138PSSO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se que os alunos sustentando-se nos conhecimentos do secundário os desenvolvam e aprofundem. Saibam aplicar esses conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na sua área vocacional. Comprovem capacidade de resolução de problemas no ãmbito da sua área de estudo.Sejam dotados de competências que lhes permitam comunicar informação a especialistas e não especialistas.Tenham desenvolvido as competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Pretende-se que os conteúdos programáticos possam ir ao encontro das capacidades dos alunos nesta fase da sua vida escolar com vista a aquisição de competência superlativas no que concerne a temáticas como a Influência social ( normalização, conformidade, inovação e influência minoritária, obediência á autoridade, grupos de polarização e persuasão e mudança de atitudes)e O pensamento social ( atitudes, atribuição de causalidade, psicologia ingénua, crenças estereótipos e preconceitos, representações sociais e formação de de impressões). | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O conhecimento de temáticas como a influência social ou a cognição social, são temas centrais no ãmbito da disciplina. Só assim os alunos poderão compreender o alcançe e a importância da mesma no âmbito das ciência sociais para depois os poderem integrar e desenvolver na sua vida académica e prática. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia escolhida é sobretudo baseada em aulas magistrais focando cuidadosamente os aspectos que poderão ser importantes no ãmbito da disciplina com o fim de conseguir que os alunos alcancem patamares mais elevados na sua compreensão dos fenómenos psiocossociais. As aulas práticas com leitura de textos apropriados de autores clássicos poderão abrir caminho a uma ligação entre as componetes teóricas e práticas da unidade de crédito. Heverá dois momentos de avaliação (frequências). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia fundamental centrada nas aulas teóricas procura explanar os domínios do conhecimento no âmbito da disciplina aos alunos desta unidade curricular. Por outro lado a apresentação de casos práticos tem como objectivo a ligação dos conhecimentos adquiridos com a sua aplicabilidade. | |||
Bibliografia: | |||
Fiske S. & Taylor, S. (2001) Social Cognition. N.Y. McGRaw-Hill BFP 316.6 PSY Bar-Tal, D., Grauman, C.F:, Kruglnasky, A, & Stroebe, W. (Eds) (2010) Stereotyping and Prejudice. Springer Verlag. Diaz, M.C.(2016) Métodos y Técnicas de Investigacion en Psicologia Social. Madrid: Eudema. Hewstone, M. Stroeb, W., Stephson,M. (2015). Introducing Social Psychology. London: Blackwell Hogg, M., Vaugham, G., (2016) Social Psychology: An Introduction, Ny: Prentice Hall Leyens, J. PH. (2016) Psicología Social. Lx: Ed 70 Morales, J.F. (2008) Psicología Social, Madrid: McGRaw-Hill Moscovici, S. (1994) Psychologie Sociale. Paris: Puf. BFP 318.7 PSW Turner, J.C. (2000) Social Influence. Milton Keynes : Open University Press Vala, J. & Monteiro, M.B: (2018) Psicologia Social. Lx: Gulbenkian. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Luís Santos (lsantos@ufp.edu.pt) |