Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicometria | 1138PSIM | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Na unidade curricular de Psicometria pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre a perspectiva histórica da Psicometria, bem como sobre o processo de construção e validação de instrumentos de avaliação psicológica. Pretende-se, ainda, que os alunos adquiram conhecimentos sobre os processos de adaptação linguística e cultural destes, desenvolvendo competências práticas para desenvolverem esses processos. Paralelamente, pretende-se que desenvolvam uma perspectiva crítica sobre os instrumentos de avaliação psicológica. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Considerações gerais sobre Psicometria 1.1O desenvolvimento da Psicometria 1.2 Origens e evolução 2. O processo de elaboração de medidas e sua adaptação cultural e linguística 2.1 Considerações gerais sobre a elaboração de instrumentos de medida 2.2 A construção do questionário 2.2.1 O processo de resposta 2.2.2 Respostas abertas ou fechadas 2.2.3 A importância dos pressupostos 2.2.4 O formato dos itens 2.2.5 As instruções 2.2.6 A disposição gráfica 2.2.7 A extensão do questionário 2.2.8 O estilo de resposta 2.2.9 As qualidades psicométricas dos instrumentos de medição em Psicologia 2.2.9.1 A fidelidade 2.2.9.2 A validade 2.2.9.3 A estrutura factorial 3. Adaptação cultural e linguística de instrumentos psicométricos 3.1 Procedimento linguístico inicial 3.2 Análise cognitiva do questionário 3.3 A análise psicométrica do questionário traduzido | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
- Adquirir conhecimentos sobre a perspectiva histórica da Psicometria: Ponto 1 - Adquirir conhecimentos sobre o processo de construção de instrumentos de avaliação psicológica: Ponto 2 - Adquirir conhecimentos sobre a validação de instrumentos de avaliação psicológica: Ponto 2. - Adquirir conhecimentos sobre os processos de adaptação linguística e cultural destes, desenvolvendo competências práticas para desenvolverem esses processos: Ponto 3 - Desenvolver uma perspectiva crítica sobre os instrumentos de avaliação psicológica: Pontos 1, 2 e 3 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
São adotadas metodologias expositivas e ativas/participativas, com exploração realizada pelos alunos a partir da realização de exercícios práticos e da promoção de debate crítico em sala de aula. A avaliação adotada é contínua, consistindo em práticas específicas (que valem 50% da nota final) - trabalho esse que é sistematizado num relatório final - e numa prova oral de aferição de conhecimentos (que valem 50% da nota final). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
- Adquirir conhecimentos sobre a perspectiva histórica da Psicometria: Metodologias expositivas. - Adquirir conhecimentos sobre o processo de construção de instrumentos de avaliação psicológica: Metodologias expositivas; promoção da análise crítica de instrumentos de avaliação psicológica; promoção de exercícios de role-play; e promoção de debate entre alunos. - Adquirir conhecimentos sobre a validação de instrumentos de avaliação psicológica: Metodologias expositivas; promoção da análise crítica de instrumentos de avaliação psicológica; e promoção de debate entre alunos. - Adquirir conhecimentos sobre os processos de adaptação linguística e cultural destes, desenvolvendo competências práticas para desenvolverem esses processos: Metodologias expositivas; promoção da análise crítica de instrumentos de avaliação psicológica; e promoção de debate entre alunos. - Desenvolver uma perspectiva crítica sobre os instrumentos de avaliação psicológica: Promoção da análise crítica de instrumentos e realização de debates entre alunos. | |||
Bibliografia: | |||
Leslie A. Miller, & Robert L. Lovler (2019). Foundations of Psychological Testing. A Practical Approach (Fifth edition). SAGE. European Organisation for Research and Treatment of Cancer (2017). EORTC Quality of Life Group Translation Procedure. https://www.eortc.org/app/uploads/sites/2/2018/02/translation_manual_2017.pdf Hill, M.M., & Hill, A. (2002). Investigação por questionário. Edições Sílabo. Moreira, J.M. (2004). Questionários: Teoria e prática. Almedina. Pasquali, L. (2003). Psicometria: Teoria dos Testes na Psicologia e na Educação. Editora Vozes. EORTC Quality of Life Group (2011). Guidelines for Developing Questionnaire Modules. https://www.eortc.org/app/uploads/sites/2/2018/02/guidelines_for_developing_questionnaire-_final.pdf Izard, J. (2005).Trial testing and item analysis in test construction: Module 7. UNESCO - International Institute for Educational Planning. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000214554 |