Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia Positiva | 1138PPOS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Adquirir e integrar conceitos e conhecimentos que permitam o enquadramento histórico e epistemológico do movimento da psicologia positiva no contexto da ciência psicológica; 2. Desenvolver capacidades de análise, síntese e integração dos conhecimentos da psicologia positiva sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da psicologia; 3. Desenvolver uma atitude de investigação sobre os conceitos da área; 4. Adquirir competências académicas de recolha e organização de informação, selecção de bibliografia relevante, de leitura crítica e compreensiva para a apresentação e aplicação prática dos mesmos nos diversos domínios da psicologia positiva. 5. Promover competências de comunicação sobre conhecimentos no domínio da Psicologia Positiva com públicos diversos (especialistas e não especialistas) 6. Promover o desenvolvimento pessoal dos alunos, a auto-consciência e reflexão crítica. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. O que é a Psicologia Positiva? 1.1 “Não estaremos a reinventar a roda?” - As raízes históricas e filosóficas da Psicologia Positiva 2. Intervenções da Psicologia Positiva 2.1 O estado da arte 2.1.1 Desconstrução da ideologia da doença e valorização de uma abordagem de forças 2.1.2 Psicologia Clínica Positiva 2.1.3 Psicologia Comunitária Positiva 2.2 O que existe de bom na Psicologia Positiva? 2.3 O que há de errado com a Psicologia positiva? 3. O futuro da Psicologia Positiva | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
São aprofundadas matérias teóricas na área da psicologia positiva, permitindo atingir os objectivos da unidade curricular, mais especificamente: integrar/demonstrar conhecimentos que permitam o enquadramento histórico/epistemológico do movimento da psicologia positiva, desenvolver uma atitude de investigação sobre os conceitos da área/aplicação dos mesmos a diferentes domínios, desenvolvendo capacidades de análise, síntese e integração dos conhecimentos, bem como de promoção do desenvolvimento pessoal e da auto-consciência/reflexão pessoal. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica, debates temáticos, reflexões críticas, visualização de vídeos e realização de exercícios práticos de desenvolvimento pessoal. A avaliação será contínua, baseando-se na execução de um trabalho prático, apresentado em relatório escrito (com ponderação de 50%) e defendido em prova oral (com ponderação de 50%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Aulas teórico-práticas com exposição e análise dos conteúdos com base na bibliografia fornecida pela docente, com participação activa dos alunos no debate, construção e compreensão dos conteúdos, recorrendo à pesquisa bibliográfica e de vídeos realizada pelos mesmos. Participação activa dos alunos na apresentação, crítica e reflexão dos temas da psicologia positiva, através da elaboração de um trabalho teórico-prático e da participação nos exercícios de desenvolvimento pessoal, de modo a permitir a aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, síntese e integração dos conhecimentos da psicologia positiva sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da psicologia. | |||
Bibliografia: | |||
Johnson, J. et al. (2017). Integrating Positive and Clinical Psychology. Cognitive Therapy & Research, 41(3), 335-349. doi: 10.1007/s10608-015-9728-y. Marujo, H.M. (2011). Positive psychology, a science of strengths and virtues. Ver. de Psicol. da Criança e do Adolescente, 3, 127-145 Ng, W. (2017). Extending Traditional Psychological Disciplines to Positive Psychology. J. of Happiness Studies, 18 (5), 1553-1571. doi 10.1007/s10902-016-9782-5 Oliveira, J.H.B. (2010). Psicologia positiva. Porto: Livpsic Pires, J.G. et al. (2015). Instrumentos Baseados em Psicologia Positiva no Brasil. Psico-USF, 20(2), 287-295. Seligman, M. (2008). Felicidade autêntica. Editora Pergaminho. Snyder C., et al. (2002) (Eds). Handbook of Positive Psychology. University Press. van den Heuvel, S.C. (2020). Historical and Multidisciplinary Perspectives on Hope. Springer . https://library.oapen.org/handle/20.500.12657/41283 | |||
Docente (* Responsável): | |||
Isabel Silva (isabels@ufp.edu.pt) |