Unidade Curricular:Código:
Psicobiologia e Psicofisiologia783PPFI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
OA1. Compreender: (1) a filogenia e ontogenia do sistema nervoso e a fisiologia da comunicação neuronal; (2) a neurofisiologia das emoções, da dor, dos comportamentos e funções cognitivas; (3) as contribuições do ambiente e da genética em traços comportamentais, emocionais e cognitivos.
OA2. Compreender: (1) a importância das alterações das vias de neurotransmissão e outras alterações fisiológicas nas manifestações clínicas e orientação terapêutica de várias psicopatologias; (2) a fisiologia das drogas de abuso.
OA3. Aplicar os conhecimentos de forma crítica através da análise de exercícios práticos e de casos clínicos que poderão surgir em contexto profissional.
OA4. Desenvolver a capacidade de pesquisa bibliográfica, de seleção e organização de informação e o espírito crítico para encetar a investigação.
OA5. Desenvolver competências de comunicação oral e escrita.
Conteúdos Programáticos:
CP1. Noções elementares da biologia e fisiologia do sistema nervoso (SN): filogénese e ontogénese do SN, componentes celulares, neurobiologia molecular e genética (impulso nervoso, neuroquímica e neuroendocrinologia). CP2. Processos psicofisiológicos: regulação de ritmos circadianos – o ciclo sono/vigília, psicofisiologia da motivação, psicofisiologia das emoções, perceção da dor – mecanismos básicos e motivacionais, psicofisiologia das interações sociais, psicofisiologia das funções cognitivas (atenção, aprendizagem e memória, processo de decisão, pensamento). CP3. Alterações das vias de neurotransmissão: psicofisiologia das perturbações do neurodesenvolvimento, das p. de humor, da ansiedade, p. psicóticas e das demências; psicofisiologia associada ao consumo de drogas de abuso.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O programa da UC foi elaborado, visando o aprofundamento de conhecimentos e de competências necessários ao exercício da psicologia no contexto clínico e da saúde. Assenta em 3 grupos de conteúdos programáticos (CP) definidos a partir dos 5 objetivos de aprendizagem (OA) que privilegiam as áreas de neuropsicologia, psicofisiologia e psicologia clínica. Observa-se coerência e correspondência entre os conteúdos programáticos e os OA da seguinte forma: CP1 – OA1 e OA3; CP2 – OA1 e OA3; CP3 – OA2 e OA3. Os objetivos OA4 e OA5 poderão ser atingidos em qualquer ponto do conteúdo programático, dependendo do tema escolhido pelo aluno para pesquisa bibliográfica e apresentação de seminário.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Durante as horas de contacto distribuídas em aulas teórico-práticas, tutoriais e outros serão apresentados de forma expositiva os conceitos que estão na base dos conteúdos programáticos. Os conhecimentos adquiridos serão aplicados na discussão de casos clínicos, na resolução de exercícios e problemas. São privilegiadas as metodologias de ensino participativa e ativa. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno. O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final. Na avaliação contínua, e garantida a percentagem mínima de assiduidade definida nas normas regulamentares, são considerados os seguintes elementos: interesse e postura nas horas de contacto (10%), duas provas escritas (70%) e pesquisa bibliográfica e apresentação oral (20%). O aluno que não obtenha aprovação na avaliação contínua poderá realizar o exame escrito final (100%). Para a creditação dos ECTS, o aluno deverá obter classificação final igual ou superior a 9,5 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino adotadas são coerentes com os objetivos de aprendizagem (AO), permitindo ao aluno compreender as bases biológicas que suportam determinados processos psicofisiológicos, nomeadamente as capacidades cognitivas e as emoções, que podem ser moduladas farmacologicamente mas também por modulação ambiental, como por exemplo através de psicoterapias. Os conteúdos programáticos serão inicialmente apresentados de forma expositiva e sistematizada, utilizando imagens e ilustrações exemplificativas sobre as células, o sistema nervoso e outros pontos do conteúdo programático. Os conhecimentos adquiridos serão aplicados na resolução de exercícios de caráter teórico-prático e na realização de debates temáticos orientados, convidando os alunos a participarem ativamente nas aulas. Nesta UC privilegiam-se, sempre que se justifique, as discussões e análises críticas de casos práticos/casos clínicos reais nos quais o aluno poderá relacionar os aspetos teóricos apreendidos com manifestações clínicas e abordagens terapêuticas utilizadas em diferentes psicopatologias. Serão apresentados trabalhos de investigação pertinentes na área da neuropsicologia, demonstrando-se a importância da metodologia experimental e das tecnologias de imagem atualmente utilizadas no estudo da atividade cerebral em diferentes contextos. Serão realizadas fichas de trabalho individual e trabalhos em grupo que visam treinar as capacidades de pesquisa bibliográfica e de exposição oral. As horas de não-contacto serão dedicadas ao trabalho autónomo do aluno, onde se pretende ver assegurada a leitura da bibliografia recomendada e a realização das atividades propostas (individuais e em grupo), de modo a aprofundar, consolidar e aplicar os conhecimentos e a desenvolver aptidões e competências nos domínios da psicofisiologia, neuropsicologia e psicologia clínica. As diferentes metodologias utilizadas permitirão ao aluno atingir os OA propostos para a UC, objetivos que, na sua maioria, articulam conhecimentos, capacidades e competências. A coerência entre os OA e as metodologias de ensino (e de avaliação) adotadas concretiza-se do seguinte modo: OA1, OA2 e OA3 – Métodos expositivo, participativo e ativo (prova escrita e participação ativa nas horas de contacto); OA4 e OA5 – Orientação da pesquisa bibliográfica, seleção e organização da informação nas horas de contacto tutoriais (trabalho em grupo com apresentação oral e participação ativa nas horas de contacto).
Bibliografia:
1. Brandão, M.L. (2019). Psicofisiologia. (4ª edição). São Paulo: Editora Atheneu.
2. Eagleman, D. (2015). O cérebro – À descoberta de quem somos. (3ª edição). Alfragide: Editora Lua de papel.
3. American Psychiatric Association (2014). DSM-5: Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. Lxb: Climepsi.
4. Toy, E.C. & Klamen, D (2016). Case Files Psychiatry (5ª edição). New-York: McGraw-Hill
5. Saraiva, C.B., & Cerejeira J. (2014). Psiquiatria fundamental. (1ª edição). Lisboa: Lidel
6. Fenton, B.W., Shih, E. & Zolton, J. (2015). The neurobiology of pain perception in normal and persistent pain. Pain Management, 5(4), 297-317.
7. Fultz, N.E. et al (2019). Coupled electrophysiological, hemodynamic, and cerebrospinal fluid oscillations in human sleep. Science, 366, 628-631.
8. Gleitman, H. Fridlund, A.J. & Reisberg D. (2011). Psicologia. (9ª Edição). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.