Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia da Motivação e das Emoções | 1138PMEM | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Motivação 1. Refletir, criticamente, sobre o conceito da motivação e das emoções, tal como é usado pelo senso comum e pela psicologia científica. 2. Conhecer e compreender as diferentes perspetivas sobre a natureza das motivações humanas e das emoções, propostas no passado e na atualidade pelos principais autores e escolas dentro deste domínio. 3. Dominar os conhecimentos fundamentais disponíveis, hoje em dia, acerca da natureza e funcionamento de algumas das principais motivações humanas e das emoções (básicas e outras). 4. Compreender e valorizar o contributo que as abordagens motivacionais e emocionais podem dar para as intervenções práticas dos psicólogos em diversos campos de aplicação. Emoções 1. Apresentar a comunicação e as emoções como áreas de saber a integrar na formação de profissionais que lidam com o público. 2. Identificar os conceitos básicos destes conhecimentos. 3. Analisar as implicações destes conhecimentos para a prática profissional. 4. Relacionar | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
PARTE I A Motivação 1. Conceito de motivação: 1.1. O ciclo motivacional; 2. Aspetos fisiológicos; 3. Tipos de motivação: 3.1. Motivações inatas/fisiológicas; 3.2. Motivações aprendidas/sociais; 3.3. Motivações combinadas; 4. Frustração; 5. Conflito: 5.1. Tipos de conflito; 6. Teorias de motivação: 6.1. Teoria de Maslow; 6.2. Teoria de Freud. PARTE II As Emoções I – Compreender as experiências emocionais 1. Conceito de emoção: 1.1. Teorias da emoção; 1.2. Perspetivas contemporâneas das emoções; 2. Aspetos etológicos, fisiológicos e neuropsicológicos das emoções; 3. Aspetos psicológicos das emoções: 3.1. A experiência emocional; 3.2. A expressão das emoções e o comportamento relacional; 3.3. Funções individuais e sociais das emoções; 3.4. As emoções na interação social. II - Emoções e Comunicação 1. Comportamento não verbal e a expressão das emoções 1.1. Decifrar as emoções; 1.2. Hipótese do feedback facial; 1.3. Facial Action Coding System (FACS); 1.4. Escala de Percepção do Sorriso. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular: CP1 corresponde aos OA1 (Parte I) CP2 corresponde aos OA2 (Parte II) No CP1 são abordadas as principais abordagens à motivação humana influentes na psicologia atual, juntamente com os seus antecedentes históricos e os seus campos de aplicação prática; N CP2 são abordadas as emoções, tem sofrido considerável desenvolvimento nos últimos anos tornando-as um tema da psicologia de grande pertinência e vastas aplicações. Na base de toda a comunicação (verbal e não verbal) estão os processos não verbais na origem dos quais participam as emoções e a sua expressão. Vários são os contextos onde existem trocas comunicacionais. Torna-se, assim, necessário promover o desenvolvimento social e emocional dos indivíduos, sobretudo dos que profissionalmente lidam com situações de interação social como no caso dos psicólogos em sessão de atendimento de pessoas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas Teórico-práticas: - Apresentação dos conteúdos programáticos com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, casos práticos em vídeo - Resumo e discussão de artigos científicos - Elaboração de pequenos exercícios a serem resolvidos em sala de aula, esclarecimento de dúvidas Avaliação: Avaliação contínua - Trabalho individual - 50% - Trabalho em grupo - 50% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Uma vez que a unidade curricular é constituída por aulas teórico-práticas, as metodologias de ensino serão diversificadas. Desta forma, a exposição das teorias e conceitos chave relacionada com a Psicologia da Motivação e das Emoções deverá ser sempre relacionada com aspetos práticos da atividade profissional do psicólogo. Através do método interrogativo os docentes poderão certificar-se da aquisição dos mesmos conceitos. Posteriormente os alunos poderão aplicar as aprendizagens efetuadas em casos da sua futura prática profissional, em pequenos trabalhos práticos e em trabalho autónomo de pesquisa. | |||
Bibliografia: | |||
Feldman, R. (2020, 14th ed.). Motivation and emotion. In Understanding Psychology (pp.296-306). McGraw Hill: New York. UFP Barrett, L.(2017). How emotions are made: The secret life of the brain. New York: Houghton Mifflin Harcourt. B-on Freitas-Magalhães, A. (2019). Facial expression of emotion. Encyclopedia of Human Behavior and Neuroscience and Biobehavioral Psychology. Oxford: Elsevier. B-on Freitas-Magalhães, A. (2020, 50ª ed.). A psicologia das emoções: o fascínio da face humana. Porto: FEELab Science Books. UFP/B-on Freitas-Magalhães, A. (2021). Facial Action Coding System 4.0:manual de codificação científica da face humana. Porto: FEELab Science Books.UFP/B-on Freitas-Magalhães, A. (2021). A neurociência da emoção: o cérebro e a face. Porto: FEELab Science Books.UFP/B-on | |||
Docente (* Responsável): | |||
Freitas-Magalhães (fm@ufp.edu.pt) |