Unidade Curricular:Código:
Psicologia Jurídica783PJUR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
1) Perspetivar os fundamentos psicológicos dos sistemas jurídicos, bem como os processos psicológicos presentes nas relações entre os indivíduos e esses sistemas, relacionando a psicologia e o direito, aplicação dos conhecimentos psicológicos aos processos judiciais e a psicologia no sistema penal
2) Refletir sobre os modelos, técnicas e estratégias mais eficazes, desde uma abordagem profissional
3) Desenvolver a capacidade para selecionar e interpretar informação relevante para formular soluções para situações complexas, fundamentando as mesmas do ponto social, científico e ético.
4) Desenvolver a capacidade de comunicar informação, ideias, problemas e soluções a especialistas e leigos
5) Desenvolver competências que permitam aos alunos uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo, especialmente centrados na prevenção e intervenção na criminalidade.
Conteúdos Programáticos:
Módulo 1. Psicologia e Justiça
Módulo 2. O psicólogo ao serviço do sistema de justiça
Módulo 3. Psicologia Jurídica da Família
Módulo 4. Psicologia prisional
Módulo 5. Psicologia da tomada de decisões judiciais
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos privilegiam a aprendizagem de matérias teóricas em psicologia jurídica, permitindo, deste modo atingir os objetivos da unidade curricular: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma atuação técnica e ética; demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas na interface entre a Psicologia e o Direito; dominar as principais técnicas e metodologias usadas na psicologia jurídica;
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de um exercício prático escrito (prática específica), e numa prova oral de aferição de conhecimentos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da área de atuação; Apresentação e manuseamento de materiais usados na avaliação forense; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem solicitações judiciárias; Demonstrações; Exercícios práticos com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas na interface entre a Psicologia e o Direito; Dominar as principais técnicas e metodologias usadas na avaliação e intervenção psicológica forense; Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos periciais; Mostrar autonomia e conduta responsável na prática forense.
Bibliografia:
Agulhas, R. & Anciães, A. (2014). Casos práticos em Psicologia Forense. Enquadramento Legal e Avaliação Pericial. Lisboa: Edições Sílabo.
Gonçalves, R. A. (2002). Delinquência, Crime e Adaptação à Prisão. Lisboa: Quarteto.
Oliveira, J. L. A. P. & Crepaldi, M. A. (2018). Relação entre o pai e os filhos após o divórcio: revisão integrativa da literatura. Actualidades en Psicología, 32,124, 91-109.
Calleja, N. G. (2019). Translating research into practice: Designing effective reentry services for adolescent offenders. Aggression and Violent Behavior, 44,18-23.
Andrade, F. S. (2019). A tomada da decisão judicial criminal à luz da psicologia: heurísticas e vieses cognitivos. Revista Brasileira de Direito Processual Penal, 5(1), 507-540.
Matos, M., Gonçalves, R. & Machado, C. (2011). Manual de Psicologia Forense: Contextos, práticas e desafios. Braga: Psiquilibrios Edições.
Matos, M.(2014). Vitimas de Crime e Violência: práticas de intervenção. Braga: Psiquilibrios.