Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia Jurídica | 1138PJUR | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1) Perspetivar os fundamentos psicológicos dos sistemas jurídicos, bem como os processos psicológicos presentes nas relações entre os indivíduos e esses sistemas, relacionando a psicologia e o direito, aplicação dos conhecimentos psicológicos aos processos judiciais e a psicologia no sistema penal 2) Refletir sobre os modelos, técnicas e estratégias mais eficazes, desde uma abordagem profissional 3) Desenvolver a capacidade para selecionar e interpretar informação relevante para formular soluções para situações complexas, fundamentando as mesmas do ponto social, científico e ético. 4) Desenvolver a capacidade de comunicar informação, ideias, problemas e soluções a especialistas e leigos 5) Desenvolver competências que permitam aos alunos uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo, especialmente centrados na prevenção e intervenção na criminalidade. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Módulo 1. Psicologia e Justiça Módulo 2. O psicólogo ao serviço do sistema de justiça Módulo 3. Psicologia Jurídica da Família Módulo 4. Psicologia prisional Módulo 5. Psicologia da tomada de decisões judiciais | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos privilegiam a aprendizagem de matérias teóricas em psicologia jurídica, permitindo, deste modo atingir os objetivos da unidade curricular: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma atuação técnica e ética; demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas na interface entre a Psicologia e o Direito; dominar as principais técnicas e metodologias usadas na psicologia jurídica; | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de um exercício prático escrito (prática específica), e numa prova oral de aferição de conhecimentos. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da área de atuação; Apresentação e manuseamento de materiais usados na avaliação forense; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem solicitações judiciárias; Demonstrações; Exercícios práticos com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas na interface entre a Psicologia e o Direito; Dominar as principais técnicas e metodologias usadas na avaliação e intervenção psicológica forense; Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos periciais; Mostrar autonomia e conduta responsável na prática forense. | |||
Bibliografia: | |||
Agulhas, R. & Anciães, A. (2014). Casos práticos em Psicologia Forense. Enquadramento Legal e Avaliação Pericial. Lisboa: Edições Sílabo. Gonçalves, R. A. (2002). Delinquência, Crime e Adaptação à Prisão. Lisboa: Quarteto. Oliveira, J. L. A. P. & Crepaldi, M. A. (2018). Relação entre o pai e os filhos após o divórcio: revisão integrativa da literatura. Actualidades en Psicología, 32,124, 91-109. Calleja, N. G. (2019). Translating research into practice: Designing effective reentry services for adolescent offenders. Aggression and Violent Behavior, 44,18-23. Andrade, F. S. (2019). A tomada da decisão judicial criminal à luz da psicologia: heurísticas e vieses cognitivos. Revista Brasileira de Direito Processual Penal, 5(1), 507-540. Matos, M., Gonçalves, R. & Machado, C. (2011). Manual de Psicologia Forense: Contextos, práticas e desafios. Braga: Psiquilibrios Edições. Matos, M.(2014). Vitimas de Crime e Violência: práticas de intervenção. Braga: Psiquilibrios. |