Unidade Curricular:Código:
Psicologia Experimental1138PEXP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
OA1. Demonstrar familiaridade com conceitos, métodos e técnicas da psicologia experimental
OA2. Conceber um estudo científico, bem controlado, num tema central da Psicologia Cognitiva
OA3. Formular hipóteses que possam ser testadas empiricamente
OA4. Selecionar o design experimental adequado aos objetivos do estudo
OA5. Dominar e aplicar os diferentes procedimentos de manipulação, controlo e registo das variáveis experimentais
OA6. Selecionar métodos de análise de dados apropriados em função do design experimental adotado
OA7. Analisar os resultados com o SPSS, um software de análise estatística
OA8. Descrever os resultados obtidos a partir de estatística descritiva e inferencial
OA9. Fazer inferências válidas a partir das análises efetuadas e tirar conclusões justificadas
OA10. Escrever relatórios das experiências realizadas no formato utilizado para publicar investigação psicológica
OA11. Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica e adotar valores éticos e deontológicos
Conteúdos Programáticos:
CP1. Introdução à psicologia experimental_1.1. Raízes históricas; 1.2. Psicologia experimental e o método científico; 1.3. Alternativas à experimentação1.4. Ética na investigação experimental
CP2. Método_2.1. Fundamentos da experimentação; 2.2. Designs experimentais; 2.3. Controlo de variáveis externas.
CP3. Resultados_3.1. O papel da estatística inferencial; 3.2. Designs experimentais e a seleção de testes estatísticos.
CP4. Discussão_4.1. Interpretação de resultados e a obtenção de conclusões; 4.2. Escrita do relatório de investigação; 4.3. Normas da APA
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O programa foi elaborado tendo por referência o desenvolvimento de conhecimentos e de competências básicas no domínio da psicologia. Concretamente, assenta numa organização em 4 unidades de Conteúdos Programáticos (CP), definidos a partir dos 11 objetivos de aprendizagem (OA) previamente estabelecidos, onde se privilegia a introdução ao método experimental no estudo de determinantes cognitivos e sociais. Os CP foram selecionados de modo a permitir ao estudante ganhar experiência na condução de experiências, incluindo seleção de designs e planeamento do método, análise de dados comportamentais, considerações sobre validade, fidelidade e ética na investigação e preparação de relatórios escritos. Observa-se, deste modo, uma total coerência e correspondência entre os conteúdos programáticos e os OA, designadamente:
CP1 – OA1, OA2 e OA11;
CP2 – OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA11;
CP3 – OA1, OA2, OA6, OA7, OA8 e OA11;
CP4 – OA1, OA2, OA8, OA9, OA10 e OA11.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
No decurso das horas de contacto são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, participativa e ativa. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno.
O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final (épocas de fim de semestre, recurso e especial). Na avaliação contínua, e garantida a percentagem mínima de assiduidade definida na Normativa Académica, são considerados os seguintes elementos: prova escrita (50%), participação ativa nas aulas com resolução das atividades propostas (10%) e preparação de uma experiência no programa SuperLab, com recolha e análise dados e redação de relatório (40%). O aluno que não obtenha aprovação na avaliação contínua poderá realizar o exame escrito final (100%). Para a creditação dos ECTS, o aluno deverá demonstrar a aquisição dos objetivos e competências definidos, obtendo uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino adotadas encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para a UC, visando permitir ao estudante conhecer e explorar os fundamentos da psicologia experimental e facilitar o pensamento crítico na construção e avaliação de estudos experimentais, com vista a aplicar e construir conhecimentos nesta área de atuação (habilidades reprodutiva e produtiva, respetivamente). Neste quadro, valoriza-se a articulação de metodologias de caráter expositivo, onde se fará a apresentação e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, com metodologias de teor mais prático e aplicadas em contexto laboratorial, nas quais se promoverão discussões críticas sobre os mesmos, análise de artigos científicos e realização de exercícios e de experiências no programa SuperLab. Pretende-se com esta articulação favorecer uma aprendizagem ativa que permita o aprofundamento dos tópicos em estudo bem como a integração da teoria com a prática, fornecendo um quadro compreensivo da terminologia, conceitos e métodos básicos de pesquisa experimental. Concretamente, a metodologia expositiva, através da apresentação e sistematização das matérias, permitirá o desenvolvimento e o aprofundamento conceptual e teórico; já as metodologias participativa, através da observação e análise crítica de artigos científicos e da realização de exercícios, e ativa, através da condução, sob orientação, de trabalhos individuais (de construção de experiências em SuperLab, administração e interpretação dos respetivos resultados, e de redação de relatórios de investigação), permitirão o desenvolvimento de competências de conceção de um estudo quantitativo, incluindo: identificação da questão de investigação, revisão crítica da literatura relevante, formulação de hipóteses testáveis, identificação e seleção da amostra, seleção do design adequado, identificação dos métodos de análise de dados, análise estatística, interpretação dos resultados e elaboração do relatório de investigação. As horas de não-contacto serão dedicadas ao trabalho autónomo do aluno, onde se pretende ver assegurada a leitura da bibliografia recomendada e a realização das atividades propostas, de modo a lhe permitir adquirir, consolidar e aplicar os seus conhecimentos e a desenvolver aptidões e competências neste domínio. A combinação entre estas diferentes metodologias permitirá ao aluno atingir os OA propostos para a UC, objetivos estes que, na sua maioria, articulam conhecimentos, capacidades e competências. Esta coerência entre os OA e as metodologias de ensino (e de avaliação) adotadas concretiza-se do seguinte modo: para todos os OA (1 a 11), o estudante será exposto primeiro ao método expositivo, seguido do métodos participativo (com realização de exercícios) e ativo (trabalho individual e de grupo).
Bibliografia:
American Psychological Association (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7ª ed.). Washington, DC: Autor.
Cedrus Corporation (2014). SuperLab 5 manual. Disponível em https://www.cedrus.com/superlab/manual/superlab5-manual-rev-d.pdf
Davis, S. (2003). Handbook of Research Methods in Experimental Psychology. New York:
Blackwell.
Gozli, D. (2019). Experimental psychology and human agency. Cham: Springer
Kantowitz, B., Roediger, H., & Elmes, D. (2009). Experimental Psychology (9.ª ed.). Belmont: Wadsworth.
McGuigan, F. (1997). Experimental Psychology Methods of Research (7.ª ed.) New York: Prentice Hall.
Myers, A. & Hansen, C. (2012). Experimental psychology (7ª ed.). Belmont: Wadsworth.