Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia do Desporto | 1138PDPT | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Proporcionar conhecimento sobre o conceito de desporto, bem como sobre as suas dimensões psico-socio-culturais; 2. Proporcionar conhecimento sobre os processos de institucionalização do desporto e sobre as suas dimensões psico-socio-culturais; 3. Capacitar os discentes para identificar o objeto da Psicologia do Desporto, bem como os seus diversos campos para o desenvolvimento de auto-aprendizagem, investigação e intervenção; 4. Proporcionar aos discentes conhecimento e capacidade de compreensão acerca das dimensões psicológicas individuais e grupais associadas à prática de desporto de alto rendimento e ao desporto de lazer e bem-estar; 5. Proporcionar competências de avaliação, tomada de decisão e comunicação acerca das intervenções no sentido de promover a performance desportiva de alto rendimento, bem como no sentido da promoção do desporto de lazer e bem-estar. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. A Psicologia do Desporto 1.1. O conceito de desporto 1.2. As teorias de institucionalização do Desporto 1.3. A Psicologia do Desporto 1.3.1. Objecto e desenvolvimento 1.3.2. A Ciência e a prática 1.3.3. A relação entre Psicologia e Desporto 2. Factores Psicológicos associados ao desporto de alto rendimento 2.1. Personalidade e auto-confiança 2.2. Motivação para a competição 2.3. Atenção e concentração 2.4. Stress e ansiedade 2.5. A dinâmica de grupos desportivos 2.5.1. Liderança 2.5.2. Coesão 3. 3. Factores psicológicos associados aos efeitos perversos do desporto de alto rendimento 3.1. Agressividade no desporto 3.2. O consumo de substâncias dopantes 3.3 Esgotamento (burnout) e sobrecarga de treino no desporto 4. Psicologia do Desporto de Lazer e bem-estar 4.1. Efeitos psicológicos do desporto de lazer e bem-estar 4.2. Desporto e qualidade de vida | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A unidade 1 exporá os principais conceitos de desporto, as dimensões do desporto e as teorias que explicam a sua institucionalização. Cumprir-se-á assim os objetivos 1, 2 e 3. A unidade 2 apresentará os factores psicológicos associados ao desporto de alta performance, as teorias que os explicam e ainda as técnicas de intervenção para melhoria do desempenho desportivo dos atletas. Cumprir-se-á assim o ponto 4 e 5 dos objetivos. A unidade 3 apresenta os factores psicológicos associados aos efeitos perversos do desporto de alta performance e as técnicas de intervenção sobre os mesmos para melhoria do desempenho desportivo dos atletas. Cumprir-se-á assim o ponto 4 e 5 dos objetivos. A unidade 4 pretende destacar os benefícios psicológicos da prática desportiva e consequente qualidade de vida. Cumprir-se-á assim o ponto 4 e 5 dos objetivos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
2 testes. À nota de cada um corresponderá uma ponderação de 50% da nota final. Método Activo. Serão apresentadas os principais conceitos, teorias e técnicas de intervenção psicológica, conferindo-se assim aos alunos o conhecimento dos principais factores psicológicos associados ao desporto de alta performance e ainda as competências para a intervenção psicológica no sentido de promover uma melhor performance dos atletas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Método expositivo e activo. A exposição teórica dos conteúdos programáticos dará aos alunos o conhecimento e as competências para a compreensão de dimensões psicológicas individuais e grupais associadas à prática de desporto de alto rendimento e ao desporto de lazer e bem-estar. Pelo método expositivo serão também apresentadas e demonstradas as diversas técnicas de intervenção em contexto desportivo, conferindo-se assim aos discentes as competências necessárias para tal. | |||
Bibliografia: | |||
Anshel, M. (2019). Handbook of Sport and Exercise Psychology, Washington: American Psychological Association. Cruz, J. et all (1996). Manual de Psicologia do Desporto. Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais. (BFP) Horn, T. & Smith, A. (2019). Advances in Sport and Exercise Psychology, Champaigns: Humankinetics. (BFP) Silvério, J. (2012). Como ganhar usando a cabeça: um guia de treino mental para o futebol, Porto: Afrontamento. (BFP) Taylor, J. (2018) Assessment in Sport Psychology, Champaign: Humankinetics Tenenbaum, G. & Eklund, R. (2020). Handbook of Sport Psychology, NJ. Wiley. Weinberg, R & Gould, D. (2010). Fundamentos de Psicología del Deporte y el Exercicio Físico, Madrid: Editorial Médica Panamericana. (BFP) Williams, J. & Krane, V. (2019). Applied Sport Psychology,Personal Growth to Peak Performance, New York:MCGraw_Hill. (BFP) | |||
Docente (* Responsável): | |||
Daniel Seabra (das@ufp.edu.pt) |