Unidade Curricular:Código:
Psicologia do Desporto1138PDPT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
1. Proporcionar conhecimento sobre o conceito de desporto, bem como sobre as suas dimensões psico-socio-culturais;
2. Proporcionar conhecimento sobre os processos de institucionalização do desporto e sobre as suas dimensões psico-socio-culturais;
3. Capacitar os discentes para identificar o objeto da Psicologia do Desporto, bem como os seus diversos campos para o desenvolvimento de auto-aprendizagem, investigação e intervenção;
4. Proporcionar aos discentes conhecimento e capacidade de compreensão acerca das dimensões psicológicas individuais e grupais associadas à prática de desporto de alto rendimento e ao desporto de lazer e bem-estar;
5. Proporcionar competências de avaliação, tomada de decisão e comunicação acerca das intervenções no sentido de promover a performance desportiva de alto rendimento, bem como no sentido da promoção do desporto de lazer e bem-estar.
Conteúdos Programáticos:
1. A Psicologia do Desporto
1.1. O conceito de desporto
1.2. As teorias de institucionalização do Desporto
1.3. A Psicologia do Desporto
1.3.1. Objecto e desenvolvimento
1.3.2. A Ciência e a prática
1.3.3. A relação entre Psicologia e Desporto
2. Factores Psicológicos associados ao desporto de alto rendimento
2.1. Personalidade e auto-confiança
2.2. Motivação para a competição
2.3. Atenção e concentração
2.4. Stress e ansiedade
2.5. A dinâmica de grupos desportivos
2.5.1. Liderança
2.5.2. Coesão
3. 3. Factores psicológicos associados aos efeitos perversos do desporto de alto rendimento
3.1. Agressividade no desporto
3.2. O consumo de substâncias dopantes
3.3 Esgotamento (burnout) e sobrecarga de treino no desporto
4. Psicologia do Desporto de Lazer e bem-estar
4.1. Efeitos psicológicos do desporto de lazer e bem-estar
4.2. Desporto e qualidade de vida
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A unidade 1 exporá os principais conceitos de desporto, as dimensões do desporto e as teorias que explicam a sua institucionalização. Cumprir-se-á assim os objetivos 1, 2 e 3.
A unidade 2 apresentará os factores psicológicos associados ao desporto de alta performance, as teorias que os explicam e ainda as técnicas de intervenção para melhoria do desempenho desportivo dos atletas. Cumprir-se-á assim o ponto 4 e 5 dos objetivos.
A unidade 3 apresenta os factores psicológicos associados aos efeitos perversos do desporto de alta performance e as técnicas de intervenção sobre os mesmos para melhoria do desempenho desportivo dos atletas. Cumprir-se-á assim o ponto 4 e 5 dos objetivos.
A unidade 4 pretende destacar os benefícios psicológicos da prática desportiva e consequente qualidade de vida. Cumprir-se-á assim o ponto 4 e 5 dos objetivos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
2 testes. À nota de cada um corresponderá uma ponderação de 50% da nota final.
Método Activo. Serão apresentadas os principais conceitos, teorias e técnicas de intervenção psicológica, conferindo-se assim aos alunos o conhecimento dos principais factores psicológicos associados ao desporto de alta performance e ainda as competências para a intervenção psicológica no sentido de promover uma melhor performance dos atletas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Método expositivo e activo. A exposição teórica dos conteúdos programáticos dará aos alunos o conhecimento e as competências para a compreensão de dimensões psicológicas individuais e grupais associadas à prática de desporto de alto rendimento e ao desporto de lazer e bem-estar. Pelo método expositivo serão também apresentadas e demonstradas as diversas técnicas de intervenção em contexto desportivo, conferindo-se assim aos discentes as competências necessárias para tal.
Bibliografia:
Anshel, M. (2019). Handbook of Sport and Exercise Psychology, Washington: American Psychological Association.
Cruz, J. et all (1996). Manual de Psicologia do Desporto. Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais. (BFP)
Horn, T. & Smith, A. (2019). Advances in Sport and Exercise Psychology, Champaigns: Humankinetics. (BFP)
Silvério, J. (2012). Como ganhar usando a cabeça: um guia de treino mental para o futebol, Porto: Afrontamento. (BFP)
Taylor, J. (2018) Assessment in Sport Psychology, Champaign: Humankinetics
Tenenbaum, G. & Eklund, R. (2020). Handbook of Sport Psychology, NJ. Wiley.
Weinberg, R & Gould, D. (2010). Fundamentos de Psicología del Deporte y el Exercicio Físico, Madrid: Editorial Médica Panamericana. (BFP)
Williams, J. & Krane, V. (2019). Applied Sport Psychology,Personal Growth to Peak Performance, New York:MCGraw_Hill. (BFP)
Docente (* Responsável):
Daniel Seabra (das@ufp.edu.pt)