Unidade Curricular:Código:
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Senescente1138PDAS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Os principais objetivos de aprendizagem a atingir são os seguintes:
i) desenvolver conhecimentos e capacidades de compreensão sobre o desenvolvimento psicológico durante a adultícia e a senescência;
ii) aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área da Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Senescente;
iii) desenvolver capacidades de recolha, de seleção e de interpretação de informação relevante no âmbito da Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Senescente, que habilite os alunos a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspetos sociais científicos e éticos relevantes;
iv) demonstrar competências de comunicação oral e escrita.
Conteúdos Programáticos:
Unidade Letiva 1. Psicologia do Desenvolvimento: enquadramento epistemológico
1.1. Objeto de estudo, objetivos e principais conceitos e métodos em Psicologia do Desenvolvimento
1.2. Questões éticas
1.3. Perspetivas e modelos teóricos do desenvolvimento do adulto e do senescente
1.4. A transição para a adultícia
Unidade Letiva 2. Desenvolvimento do Adulto e do Senescente: avaliação e promoção
2.1. Desenvolvimento do eu e da identidade
2.2. Desenvolvimento cognitivo
2.3. Desenvolvimento académico, vocacional e da carreira
2.4. Desenvolvimento afetivo e social
2.5. Desenvolvimento sexual
2.6. Desenvolvimento moral e dos valores
2.7. Doença, morte e luto
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A unidade letiva 1 é introdutória e visa, sobretudo, traçar o cenário no qual os conteúdos da unidade letiva 2 terão que ser enquadrados; na unidade letiva 2 são abordados os principais domínios do desenvolvimento humano nas faixas etárias consideradas (adultez e senescência), procurando levar o aluno a não só a desenvolver conhecimentos mas também a ser capaz de exercitar a sua aplicação na área da Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Senescente.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação que será contínua consiste na realização de duas avaliações escritas individuais com a ponderação de 30% cada; um trabalho escrito de grupo (máximo 3 elementos)a ser apresentado e discutido em sala de aula. Este trabalho terá a ponderação de 10% (escrito) e 20% (apresentação oral) na nota final; 10% para os trabalhos solicitados na aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição descritiva e organizativa dos conteúdos programáticos visa o desenvolvimento de conhecimentos sobre a Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Senescente, os quais são certificados na avaliação escrita e aplicados, em contexto de observação, na análise das principais áreas de desenvolvimento em situações reais, as quais são depois apresentadas ao grande grupo sob a forma de desdobrável.
Bibliografia:
Cavanaugh, J.C., & Blanchard-Fields, F. (2015). Adult development and aging (7th ed). USA: Cengage Learning.
Dabis, H., & Yates, J. (2014). Successful navigation of the stormy seas:What factors lead to a successful transition from the quarterlife crisis?. The Coaching Psychologist, Vol.10(1), 17-24. ISSN: 1748–1104
Demick, J., & Andreoletti, C. (Eds.) (2003). Handbook of adult development. New York: Springer Science and Business Media.
Fonseca, A. M. (2005). Desenvolvimento humano e envelhecimento. Lisboa: Climepsi.
Granja, M.B., & Mota, C. P. (2018). O trabalho como atividade principal no desenvolvimento psiquíco do indivíduo adulto. Avances en psicología latinoamericana, Vol. 36(1), 93-109. ISSN: 1794-4724
McLean, K.C., & Syed, M. (Eds.) (2015). The Oxford Handbook of Identity Development. Oxford: Oxford Library of Psychology.
Papalia, D.E., Olds, S.W. & Feldman, R.D. (2013). Desenvolvimento Humano (8ª ed.). Porto Alegre: Artmed.