Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia Clínica e da Saúde | 1138PCSA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
a) Os alunos devem demonstrar possuir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre Psicologia Clínica e da Saúde a um nível que corresponda e se apoie em livros de texto avançados; b) Os alunos devem saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área da Psicologia Clínica e da Saúde; c) Os alunos devem mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente no âmbito da Psicologia Clínica e da Saúde, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes; d) Os alunos devem ser dotados de competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde e Psicologia Clínica da Saúde: Emergência e evolução. 1.1. Breve resenha histórica. 1.2. Objecto de estudo e objectivos. 1.3. Convergências, divergências e subespecialidades. 2. Psicologia Clínica e da Saúde: Aspectos práticos. 2.1. Principais áreas, modelos e métodos de intervenção. 2.2. Avaliação, intervenção e investigação: Alguns aspectos éticos. 2.3. Os outros: Dos outros significativos aos cuidadores formais. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
- Desenvolver conhecimentos e capacidade de compreensão sobre Psicologia Clínica e da Saúde a um nível que corresponda e se apoie em livros de texto avançados: pontos 1.1., 1.2., 1.3., 2.1.; - Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área da Psicologia Clínica e da Saúde: pontos 1.3, 2.1., 2.2., 2.3.; - Mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente no âmbito da Psicologia Clínica e da Saúde, que habilite a fundamentar as soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes: pontos 1.3., 2.1., 2.2., 2.3.; - Desenvolver competências que permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas: pontos 2.1., 2.2., 2.3.. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Apresentação dos temas nas aulas, solicitando a intervenção dos alunos nestas através de questões (relativas a exemplos, implicações, conteúdos previamente abordados, etc.); Indicação prévia de bibliografia sobre os temas e discussão destes nas aulas, estimulando a articulação com conhecimentos e experiências anteriores dos alunos; Treino de competências ao nível da pesquisa bibliográfica; Treino de competências de investigação científica; Análise de extractos de filmes/livros, de forma a exemplificar/concretizar determinados pontos; Apresentação oral e escrita (seguida de clarificações sempre que necessário; cf. TPC) por parte dos alunos; Discussão de casos (cf. articulação com a CPP e HE-UFP); Role-play. A avaliação adoptada é contínua, consistindo em práticas específicas - trabalho sistematizado num relatório sinteticamente apresentado em aula, cuja estrutura é facultada pela docente (50% da nota final) e numa prova teórica escrita (50% da nota final). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
- Desenvolver conhecimentos e capacidade de compreensão sobre Psicologia Clínica e da Saúde a um nível que corresponda e se apoie em livros de texto avançados: Apresentação dos temas nas aulas; Indicação prévia de bibliografia sobre os temas e discussão destes; Treino de competências ao nível da pesquisa bibliográfica; - Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área da Psicologia Clínica e da Saúde: Análise de extractos de filmes/livros; Discussão de casos; Apresentação oral e escrita; Discussão nas aulas; Role-play; - Mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente no âmbito da Psicologia Clínica e da Saúde, que habilite a fundamentar as soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes: Treino de competências de investigação científica; Apresentação oral e escrita; Discussão nas aulas; - Desenvolver competências que permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas: Treino de competências de investigação científica; Discussão (casos/aulas); Role-play. | |||
Bibliografia: | |||
Barlow,DH(Ed.)(2014)The Oxford handbook of clinical psychology.Oxford UPress Luo et al(2019)An evaluation of a positive psychological intervention to reduce burnout among nurses.Archives of Psychiatric Nursing,33,186-191 Macedo, AF, et al(2018)Psicologia na medicina.Lidel. Monteleone,TV, & Witter,C(2017)Prática baseada em evidências em Psicologia e idosos...Psicologia:Ciência e Profissão,37,48-61 Parada,I,et al(2018)Ansiedade na adolescência e famílias.Um tratamento...RPCA,9(1),103-117 Plante,TG(2005)Contemporary clinical psychology (2nd ed.).Wiley Ribeiro,J(2007)Introdução à psicologia da saúde.Quarteto Turner-Cobb,J(2014)Child health psychology...Sage | |||
Docente (* Responsável): | |||
Rute Meneses (rmeneses@ufp.edu.pt) |