Unidade Curricular:Código:
Psicologia Cognitiva I: Perceção, Aprendizagem e Memória1138PCO1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
OA1. capacidade para analisar, organizar e planear, conhecimentos gerais básicos no âmbito da Psicologia Cognitiva;
OA2. promover a aquisição e integração de conhecimentos, teorias e modelos explicativos dos seguintes processos psicológicos básicos: perceção, aprendizagem e memória;
OA3. promover a aplicação de saberes teórico-práticos relativos à estrutura e ao funcionamento dos processos cognitivos aquando do processamento da informação;
OA4. familiarizar o aluno com áreas recentes de investigação em Psicologia Cognitiva.
Conteúdos Programáticos:
CP1. ASPECTOS HISTÓRICOS DA PSICOLOGIA COGNITIVA
1.1. Reinterpretação da Psicologia Experimental segundo o Cognitivismo
1.2. Os fatores históricos desencadeadores do cognitivismo experimental
1.3. As Ciências Cognitivas
CP2. PROCESSOS COGNITIVOS BÁSICOS:
2.1. Percepção: Percepção Visual e Efeitos Contextuais
2.2. Aprendizagem: A Aprendizagem Básica, Processos de Aprendizagem e as Dificuldades de Aprendizagem
2.3. Memória: Operações da Memória, Processos da Memória e Perturbações da Memória.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
I. Aspectos Históricos da Psicologia Cognitiva
Conhecer a história da Psicologia Cognitiva. Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento histórico da Psicologia Cognitiva; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva.
II. Processos Cognitivos Básicos
Conhecer alguns processos psicológicos básicos estudados pela Psicologia Cognitiva. Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá a exposição teórico-prática, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica à história e epistemologia da psicologia bem como debates temáticos e reflexões críticas.
Regime de Avaliação contínua:
- 2 Frequências escritas, de duração de 90 minutos cada, com a ponderação de 40% cada, logo ponderação total de 80%;
- trabalho de investigação, escrito e respetiva apresentação e discussão em aula, incidindo numa temática inerente aos conteúdos programáticos, com uma ponderação de 20%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
I. Aspectos Históricos da Psicologia Cognitiva Conhecer a história da Psicologia Cognitiva. Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento histórico da Psicologia Cognitiva; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva. II. Processos Cognitivos Básicos Conhecer alguns processos psicológicos básicos estudados pela Psicologia Cognitiva. Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva.
Bibliografia:
1. Anderson, J. R. (2015). Cognitive psychology and its implications (8 ed.). New York: Psychology Press.
2. Axmacher, N. & Rasch, B. (2017). Cognitive Neuroscience of Memory Consolidation. Cham: Springer.
3. Eysenck, M. W. & Keane, M. (2015). Cognitive psychology (7th ed.). Hove: Psychology Press.
4. Medin, D., Ross, B. & Markman, A. (2005). Cognitive Psychology. New Jersey: John Wiley & Sons.
5. Ramalho, J. (2009). Psicologia e Psicopatologia da Atenção. Braga: Edições APPACDM.
6. Sternberg, (2009). Psicologia Cognitiva. 4ª edição. Lisboa: Artmed Editora.
6. Power, M. & Dalgleish, T. (2015). Cognition and Emotion. (3rd edition). Hove: Psychology Press.
Docente (* Responsável):
Carina Fernandes (carinafernandes@ufp.edu.pt)