Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia Cognitiva I: Perceção, Aprendizagem e Memória | 1138PCO1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
OA1. capacidade para analisar, organizar e planear, conhecimentos gerais básicos no âmbito da Psicologia Cognitiva; OA2. promover a aquisição e integração de conhecimentos, teorias e modelos explicativos dos seguintes processos psicológicos básicos: perceção, aprendizagem e memória; OA3. promover a aplicação de saberes teórico-práticos relativos à estrutura e ao funcionamento dos processos cognitivos aquando do processamento da informação; OA4. familiarizar o aluno com áreas recentes de investigação em Psicologia Cognitiva. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. ASPECTOS HISTÓRICOS DA PSICOLOGIA COGNITIVA 1.1. Reinterpretação da Psicologia Experimental segundo o Cognitivismo 1.2. Os fatores históricos desencadeadores do cognitivismo experimental 1.3. As Ciências Cognitivas CP2. PROCESSOS COGNITIVOS BÁSICOS: 2.1. Percepção: Percepção Visual e Efeitos Contextuais 2.2. Aprendizagem: A Aprendizagem Básica, Processos de Aprendizagem e as Dificuldades de Aprendizagem 2.3. Memória: Operações da Memória, Processos da Memória e Perturbações da Memória. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
I. Aspectos Históricos da Psicologia Cognitiva Conhecer a história da Psicologia Cognitiva. Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento histórico da Psicologia Cognitiva; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva. II. Processos Cognitivos Básicos Conhecer alguns processos psicológicos básicos estudados pela Psicologia Cognitiva. Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá a exposição teórico-prática, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica à história e epistemologia da psicologia bem como debates temáticos e reflexões críticas. Regime de Avaliação contínua: - 2 Frequências escritas, de duração de 90 minutos cada, com a ponderação de 40% cada, logo ponderação total de 80%; - trabalho de investigação, escrito e respetiva apresentação e discussão em aula, incidindo numa temática inerente aos conteúdos programáticos, com uma ponderação de 20%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
I. Aspectos Históricos da Psicologia Cognitiva Conhecer a história da Psicologia Cognitiva. Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento histórico da Psicologia Cognitiva; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva. II. Processos Cognitivos Básicos Conhecer alguns processos psicológicos básicos estudados pela Psicologia Cognitiva. Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva. | |||
Bibliografia: | |||
1. Anderson, J. R. (2015). Cognitive psychology and its implications (8 ed.). New York: Psychology Press. 2. Axmacher, N. & Rasch, B. (2017). Cognitive Neuroscience of Memory Consolidation. Cham: Springer. 3. Eysenck, M. W. & Keane, M. (2015). Cognitive psychology (7th ed.). Hove: Psychology Press. 4. Medin, D., Ross, B. & Markman, A. (2005). Cognitive Psychology. New Jersey: John Wiley & Sons. 5. Ramalho, J. (2009). Psicologia e Psicopatologia da Atenção. Braga: Edições APPACDM. 6. Sternberg, (2009). Psicologia Cognitiva. 4ª edição. Lisboa: Artmed Editora. 6. Power, M. & Dalgleish, T. (2015). Cognition and Emotion. (3rd edition). Hove: Psychology Press. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Carina Fernandes (carinafernandes@ufp.edu.pt) |