Unidade Curricular:Código:
Psicopatologia da Criança e do Adolescente1138PCA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
1) Conhecer as origens e evolução da Psicopatologia da criança e do adolescente enquanto campo de conhecimento e disciplina científica. Compreender referências histórico-antropológicas e epistemológicas, metodológicas e aplicadas e que são nucleares para a fundamentação conceptual e crítica na área vocacional e profissional.
2) Conhecer alguns quadros clínicos relevantes da psicopatologia da criança e adolescente no contexto desenvolvimental e estrutural a nível conceptual e aplicado à análise de casos.
3) Adquirir conhecimentos e competências de análise e diagnóstico multidmensional em Psicopatologia da criança e do adolescente e que promovem a interpretação e compreensão crítica e a resolução de problemas.
4) Desenvolver trabalho de leitura e pesquisa bibliográfica, competências de comunicação oral e escrita, capacidade de organização da informação, auto-aprendizagem, e a integração de princípios ético-deontoógicos na área disciplinar e aplicada ao campo psicossocial.
Conteúdos Programáticos:
Unidade lectiva 1- Enquadramento histórico-epistemológico da Psicopatologia da criança e do adolescente: origens da formação desta disciplina cientifica. Marcos e noções básicas.
UL 2- Perturbações clínicas mais frequentes ao longo do desenvolvimento da infância e da adolescência. 2.1 Desenvolvimento, ciclos vitais e Psicopatologia. 2.2 P.s do Sono. 2.2 P.s Alimentares e da ingestão. 2.3 Ps. da Comunicação 2.4 P.s da Eliminação. 2.5 P.s do Comportamento e P. Hiperactividade/Défice de Atenção.
UL 3- Perturbações de Ansiedade. Perturbação de Ansiedade de Separação. Fobias escolares. Articulação à noção de Organização psicopatológica estrutural. Casos clínicos.
UL 4- Outras perturbações/quadros clínicos. (4.1) Quadros depressivos na criança e no adolescente. (4.2) Quadros psicóticos na criança e no adolescente; Perturbação do espectro do autismo. (4.3) Organizações estado-limite em crianças e adolescentes. (4.4) Desarmonias evolutivas na criança e no adolescente.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Na Unidade Lectiva 1 privilegia-se a aquisição de noções básicas e referências constituintes da Psicopatologia da Criança e do Adolescente, quanto às origens e evolução deste campo do conhecimento e disciplina científica. Este conhecimento histórico-epistemológico é estruturante de conhecimentos e competências de análise, fundamentação e diagnóstico fulcrais para a área vocacional e profissional, e ainda de análise crítica e sensiblização a questões éticas.
Nas UL 2, 3 e 4 promove-se o conhecimento dos principais quadros psicopatológicos da criança e do adolescente em diversas perspectivas e dimensões conceptuais e diagnósticas. São estruturadas bases teóricas da diversidade de tipologias da psicopatologia, treinadas competências de utilização de diversos modelos e bibliografias, e a análise de casos para a compreensão no contexto psicossocial em que surgem. Promove-se a reflexão compreensiva, a auto-aprendizagem e o amadurecimento de competências na área da formação em psicologia.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologias diversas que promovem a assimilação, a compreensão e a articulação entre os conteúdos, assim como a sua aplicação, nomeadamente através de: Exposição oral dos conteúdos teóricos em aula, estudo do material de apoio na plataforma virtual (textos, sínteses temáticas, filmes ilustrativos), análise e debate de textos e de casos clínicos, exercícios de análise e resolução teórica e/ou teórico-clínica, participação em Fóruns (UV) para debate dos conteúdos programáticos, eventual observação clínica de consultas na CPP e respectiva discussão, articulação das observações aos conteúdos da UC.
A Avaliação realiza-se de forma contínua, através de provas escritas em dois momentos (40% + 60% respectivamente). No processo de ensino-aprendizagem fomenta-se a participação oral e o trabalho não-presencial de leitura e análise de textos da bibliografia do programa.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Na Unidade Letiva 1, a exposição descritiva e comentada, assim como a leitura e discussão de bibliografia e documentação de apoio pedagógico com os alunos, e ainda a visualização de filmes ilustrativos (casos, concepções, métodos) emblemáticos na história da Psicopatologia da criança e do adolescente permitem alicerçar o conhecimento acerca evolução de conceitos, abordagens teórico-práticas e modelos de diagnóstico neste campo. Nas Unidades Letivas 2, 3 e 4, a exposição em aula pelo docente e o estudo bibliográfico pelos alunos acerca das perturbações da criança e adolescência, assim como a realização de exercícios e análise de casos clínicos, promovem o conhecimento das características clínicas e psicopatológicas das perturbações à luz de diferentes grelhas e modelos, a integração de noções diferenciais e a aquisição de competências de análise e diagnóstico. A análise de casos tem em conta material clínico do discurso verbal e não verbal, desenhos das crianças ou adolescentes, etc. A observação de consultas (na Clinica Pedagógica), se autorizada, proporciona optimizar a integração dos conteúdos. A participação em fóruns na plataforma virtual e a elaboração de fichas de leitura contribuem para aprofundar os conhecimentos e competências.
Bibliografia:
A.P.A., DSM 5 (2014). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. Lisboa:
Climepsi.
ESSAU, C. et al. (2017). Emotion Regulation and Psychopathology in Children and Adolescents.
Oxford: Oxford University Press.
LUYTEN, P., MAYES, L., FONAGY, P., BLATT, J.B., et al. (Eds, 2017). Handbook of Psychodynamic
Approaches to Psychopathology. NY: Guilford Publications.
GUENICHE, K. (2005). Psicopatologia descritiva e interpretativa da criança. Lisboa: Climepsi.
MARCELLI, D. (2005). Infância e Psicopatologia. Lisboa:Climepsi.
RUSTIN, Margaret & RUSTIN, Michael (Eds, 2019). New Discoveries in Child Psychotherapy
Findings from Qualitative Research. London: Routledge.
SALLIS, H., SZEKELY, E., NEUMANN, A. (2019). General psychopathology, internalising and
externalising in children and functional outcomes in late adolescence. Journ.of Child Psychol. and
Psychiatr. and Allied Discipl., V.60, 11 (2019).
STRECHT, P.(2012). Interiores. Assírio & Alvim, 2ªed.
Docente (* Responsável):
Marta Matos (mmatos@ufp.edu.pt)