Unidade Curricular: | Código: | ||
Neuropsicologia | 1138NEUR | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
i) Adquirir conhecimentos da anatomia geral do sistema nervoso central e as funções dos seus principais subsistemas; ii) Ser capaz de compreender as relações entre encéfalo, funções mentais e comportamento; iii) Identificar eventuais défices na perceção, aprendizagem, atenção, memória e linguagem; iv) Aplicar os conhecimentos adquiridos à análise de casos práticos v) Conhecer os diferentes modelos teóricos, as situações paradigmáticas de lesão cerebral, aplicando-os ao longo dos processos de intervenção em Neuropsicologia. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I. Contextualização histórica e epistemológica 1.1. A relação corpo-mente: resenha histórica 1.2. Neuropsicologia contemporânea 1.3. Organização geral da anatomia cerebral II. Neuropsicologia da linguagem e do reconhecimento 2.1. Afasias e disfasias 2.2. Perturbações da Leitura e da Escrita /Alexias e Dislexias 2.3. Perturbações da capacidade de cálculo/Acalculias 2.4. Perturbações do reconhecimento/Agnosias III. Perturbações mnésicas, e da ação e da psicomotricidade e 3.1. Córtex pré-frontal e cingulado: a atividade mnésica 3.2. Síndromes mnésicas 3.3. Apraxias 3.4. Síntese sobre a Avaliação das Perturbações da Psicomotricidade IV. Perturbações neurogenéticas e reabilitação 4.1. Quadros demenciais 4.2. Escalas e Protocolos de Avaliação 4.2.1. Perspetivas de Reabilitação Neuropsicológica 4.2.2. O papel do Psicólogo | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Objetivos a) e b) mais associados às duas primeiras unidades e objetivos c) e d) ligados sobretudo às duas últimas unidades. Unidade 1 - Os conteúdos privilegiam a aquisição de conhecimentos sobre desenvolvimento e organização do sistema nervoso central, e os danos causados por lesão cerebral; Unidade 2 - Aquisição de conhecimentos sobre comprometimento das funções da Linguagem, da Escrita e da Leitura, por lesão cerebral; Unidade 3 - Aquisição de conhecimentos sobre comprometimento da capacidade de reconhecimento de estímulos visuais e auditivos, por lesão cerebral; Unidade 4 - Aquisição de conhecimentos sobre comprometimento da ação e da motricidade, por lesão cerebral; Aprofundamento de conhecimentos da avaliação e da reabilitação neuropsicológicas; | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Duas provas escritas de avaliação - 50% cada uma A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1- Exposição teórica sobre o desenvolvimento e a constituição do sistema nervo central: Apresentação geral do Sistema Nervoso Central: os níveis medular (substâncias branca e cinzenta), mielencefálico (vias, núcleos e formação reticular), metencefálico (protuberância anelar e cerebelo), mesencefálico (tecto e tegumento), diencefálico (hipotálamo, quiasma óptico e hipófise), telencefálico (córtex cerebral, hemisférios cerebrais, principais cisuras e circunvoluções, lobos cerebrais, sistema límbico, gânglios basais e tálamo); Assimetria cerebral. Unidade 2 - Exposição teórica de conteúdos para caracterização da Neuropsicologia da linguagem: a particular implicação de áreas específicas do hemisfério esquerdo nos diferentes aspectos linguísticos, As afasias: Broca, Wernicke, de Condução, Global, Transcortical Mista, Transcortical Motora, Transcortical Sensorial, Sub-Corticais, Anomia e Surdez Verbal Pura, Alexias: Pura e com Agrafia, Dislexias e Disortografias. Áreas cerebrais implicadas; Unidade 3 - Perturbações do reconhecimento: Agnosias Visuais para Objectos, apercepção e associação; Prosopagnosias; Agnosias Auditivas; Agnosias Somatossensoriais As diferentes áreas cerebrais implicadas; Avaliação das capacidades de reconhecimento; Unidade 4 - Perturbações da acção e da psicomotricidade: A distinção entre Apraxia Ideomotora e Ideoacional; Apraxia Orobucal, Apraxia Cinética dos Membros; Apraxia de Condução; Áreas cerebrais implicadas;Perturbações neurogenéticas: Quadros demenciais; Avaliação e reabilitação em Neuropsicologia: Escalas e protocolos de avaliação; Reabilitação Neuropsicológica: Psicoterapia; reabilitação cognitiva; treino de competências Sociais. | |||
Bibliografia: | |||
Bigler, E. (2019). Neuroimaging and neuropsychology. Phisician's Field Guide to N, 421-434. Borroni, B. et al. (2015). Italian frontotemporal dementia...Neurological Sciences 36(5), 751-757. (B-ON) Ellis, A. & Young, A.W. (2017). Human Cognitive Neuropsychology. Hillsdale: LEA. (Biblioteca BFP 616.8) Emilio, V. et al. (2016). Neuropsychology of frontal lobe epilepsy in children and adults: Systematic review and meta-analysis. Epilepsy & Behavior. Haase, V. et al. (2016). Como a neuropsicologia pode contribuir para a (...) e/ou autismo? Pedagogia em Acção. Hillis, A. (2013). The handbook of adult language disorders: integrating cognitive neuropsychology, neurology, and rehabilitation. London: Psychology Press (Biblioteca BRR 616.8) Nunes, L. et al. (2019). Dicionário Enciclopédico comportamento e saúde mental. Lisboa: Pactor (Biblioteca BFP 616.89) Rizzo, M., & Eslinger, P. (2004). Principles and Practice of Behavioral ... Philadelphia : Saunders. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Carina Fernandes (carinafernandes@ufp.edu.pt) |