Unidade Curricular:Código:
Modelos e Métodos de Intervenção Psicológica I1138MMI1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Enquadrar histórica e epistemologicamente os modelos psicodinâmicos, humanistas e neo-humanistas e sistémicos da Psicologia;
(ii) Adquirir conhecimentos sobre os conceitos, teorias e técnicas propostos por estes modelos, fazendo a respectiva integração com diferentes especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia;
(iii) Desenvolver competências académicas de recolha e organização de informação, de selecção de bibliografia relevante, leitura crítica e compreensiva e de redacção;
(iv) Integrar aspectos éticos e deontológicos associados à intervenção psicológica.
Conteúdos Programáticos:
São abordadas as conceções de funcionamento psicológico, segundo o modelo psicanalítico, psicodinâmico, humanista, gestalt, terapia focadas nas emoções e sistémico, bem como as suas características e implicações para a intervenção psicológica. São feitas análises críticas a estes modelos em termos da sua contribuição para a intervenção psicológica.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da intervenção psicológica, permitindo, deste modo atingir os objectivos da unidade curricular como: enquadrar histórica e epistemologicamente os modelos psicodinâmicos, humanistas e sistémicos da Psicologia e adquirir conhecimentos de conceitos, teorias e técnicas propostos por estes modelos, fazendo a respectiva integração com diferentes especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia; desenvolver competências académicas de recolha e organização de informação e de redacção e, integrar aspectos éticos e deontológicos associados à intervenção psicológica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (70%), na execução um trabalho teórico-prático (30%, Role-Play), na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na pontualidade e a assiduidade do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Aulas teóricas com exposição e análise dos conteúdos com base na bibliografia fornecida pela docente, com participação activa dos alunos no debate, construção e compreensão dos conteúdos, recorrendo à pesquisa bibliográfica realizada pelos mesmos Participação activa dos alunos na apresentação, crítica e reflexão dos temas com o objectivo de aquisição e integração de diferentes abordagens e respetivos procedimentos básicos. Aulas teórico-práticas com participação activa dos alunos na visualização e comentário de vídeos; realização, com a orientação da docente de trabalho teórico-prático (role play).
Bibliografia:
Corsini, R. & Wedding, D. (2019, 11th edition). Current Psychotherapies. Victoria:Thomson.
Rogers, C. (2004). Terapia Centrada no Cliente. Lisboa: Moraes Ed.
Sampaio, D. & Gameiro, J. (2002). Terapia Familiar. Porto: Afrontamento.
Greenberg, L. (2014). Terapia focada nas emoções. Lisboa: Coisas de Ler
Luyten, P. (2015). Unholy Questions About Five Central Tenets of Psychoanalysis That Need to be Empirically Verified. Psychoanalytic Inquiry, 35, 5-23.
Moore-Wagner, L. (2004). Gestalt therapy: past, present, theory, and research. Psychotherapy: Theory, Research, Practice, Training, 41 (2), 180–189. DOI 10.1037/0033-3204.41.2.180
Abbass, A.et al. (2012). Intensive Short-Term Dynamic Psychotherapy: A Systematic Review and Meta-analysis of Outcome Research. Harv Rev Psychiatry, 20 (2). DOI: 10.3109/10673229.2012.677347
Breunlin, D. & Jacobsen, E. (2014). Putting the “Family” Back Into Family Therapy. Family Process, 53, 462–475. DOI: 10.1111/famp.12083
Docente (* Responsável):
Carla Fonte (cfonte@ufp.edu.pt)