Unidade Curricular: | Código: | ||
Modelos e Métodos de Intervenção Psicológica I | 1138MMI1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(i) Enquadrar histórica e epistemologicamente os modelos psicodinâmicos, humanistas e neo-humanistas e sistémicos da Psicologia; (ii) Adquirir conhecimentos sobre os conceitos, teorias e técnicas propostos por estes modelos, fazendo a respectiva integração com diferentes especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia; (iii) Desenvolver competências académicas de recolha e organização de informação, de selecção de bibliografia relevante, leitura crítica e compreensiva e de redacção; (iv) Integrar aspectos éticos e deontológicos associados à intervenção psicológica. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
São abordadas as conceções de funcionamento psicológico, segundo o modelo psicanalítico, psicodinâmico, humanista, gestalt, terapia focadas nas emoções e sistémico, bem como as suas características e implicações para a intervenção psicológica. São feitas análises críticas a estes modelos em termos da sua contribuição para a intervenção psicológica. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da intervenção psicológica, permitindo, deste modo atingir os objectivos da unidade curricular como: enquadrar histórica e epistemologicamente os modelos psicodinâmicos, humanistas e sistémicos da Psicologia e adquirir conhecimentos de conceitos, teorias e técnicas propostos por estes modelos, fazendo a respectiva integração com diferentes especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia; desenvolver competências académicas de recolha e organização de informação e de redacção e, integrar aspectos éticos e deontológicos associados à intervenção psicológica. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (70%), na execução um trabalho teórico-prático (30%, Role-Play), na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na pontualidade e a assiduidade do aluno. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Aulas teóricas com exposição e análise dos conteúdos com base na bibliografia fornecida pela docente, com participação activa dos alunos no debate, construção e compreensão dos conteúdos, recorrendo à pesquisa bibliográfica realizada pelos mesmos Participação activa dos alunos na apresentação, crítica e reflexão dos temas com o objectivo de aquisição e integração de diferentes abordagens e respetivos procedimentos básicos. Aulas teórico-práticas com participação activa dos alunos na visualização e comentário de vídeos; realização, com a orientação da docente de trabalho teórico-prático (role play). | |||
Bibliografia: | |||
Corsini, R. & Wedding, D. (2019, 11th edition). Current Psychotherapies. Victoria:Thomson. Rogers, C. (2004). Terapia Centrada no Cliente. Lisboa: Moraes Ed. Sampaio, D. & Gameiro, J. (2002). Terapia Familiar. Porto: Afrontamento. Greenberg, L. (2014). Terapia focada nas emoções. Lisboa: Coisas de Ler Luyten, P. (2015). Unholy Questions About Five Central Tenets of Psychoanalysis That Need to be Empirically Verified. Psychoanalytic Inquiry, 35, 5-23. Moore-Wagner, L. (2004). Gestalt therapy: past, present, theory, and research. Psychotherapy: Theory, Research, Practice, Training, 41 (2), 180–189. DOI 10.1037/0033-3204.41.2.180 Abbass, A.et al. (2012). Intensive Short-Term Dynamic Psychotherapy: A Systematic Review and Meta-analysis of Outcome Research. Harv Rev Psychiatry, 20 (2). DOI: 10.3109/10673229.2012.677347 Breunlin, D. & Jacobsen, E. (2014). Putting the “Family” Back Into Family Therapy. Family Process, 53, 462–475. DOI: 10.1111/famp.12083 | |||
Docente (* Responsável): | |||
Carla Fonte (cfonte@ufp.edu.pt) |