Unidade Curricular: | Código: | ||
Métodos de Investigação em Psicologia | 1138MIVP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
a) Adquirir um conjunto de conhecimentos teórico-práticos acerca dos principais métodos de observação e investigação, com ênfase no método dos testes, no método do inquérito psicossocial e no método experimental; b) Desenvolver capacidades e competências básicas de avaliação / investigação em Psicologia; c) Interpretar reflexivamente a forma de administrar/ utilizar instrumentos de recolha de dados; d) Conhecer e saber utilizar o método do inquérito psicossocial, adquirindo competências gerais no domínio teórico-prático das técnicas da entrevista e do questionário; e) Adquirir conhecimentos sobre as principais características dos métodos correlacional, comparativo e experimental; f) Saber como selecionar adequadamente os métodos a implementar no estudo de determinada problemática; g) Conhecer as especificidades gerais de recolha, tratamento, e interpretação de dados em Psicologia. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Unidade Letiva 1. Ciência e Conhecimento (2 ECTS) 1.1. Formas de Conhecimento: Senso Comum vs. Ciência 1.2. Conhecimento Científico 1.2.1. Evolução e método 1.2.1.1. Contribuições de Kuhn e Popper 1.2.3. Definição e distinção de Metodologia, Método, Técnica e Instrumento 1.2.4.1. Abordagem psicométrica e impressionista 1.3. Fases da investigação científica Unidade Letiva 2. Método do Inquérito Psicossocial (2 ECTS) 2.1. Pesquisa de Informação: O Inquérito Psicossocial 2.1.1 Definições e Distinção entre Inquérito, Painel, Questionário e Sondagem 2.1.2 Técnicas de Inquérito 2.1.2.1. Entrevista 2.1.2.2. Questionário 2.1.2.3. Observação | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Objetivos de a) a d) mais voltados para a aquisição de conhecimentos das bases do método, muito presentes nas unidades I e II. Objetivos de e) a g) com uma maior ênfase sobre aspetos associados a desenhos de estudo mais específicos e presentes entre os conteúdos da unidade III. Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências ao nível da investigação científica: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação ética; demonstrar conhecimentos e competências para planear uma investigação científica. Unidades 2 e 3 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências ao nível da investigação científica quantitativa / qualitativa: Planear uma investigação e distinguir os principais desenhos de estudo | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Método ativo, com alternância entre as vertentes expositiva, demonstrativa e outra mais participativa. Duas Provas Escritas de Avaliação (50% + 50%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Alternância da metodologia de ensino permitirá, em cada unidade letiva, que o aluno adquira conhecimentos expostos pelo docente, os debata e procure aplicar, através das vertentes mais prática e demonstrativa, ao longo das 3 unidades letivas. | |||
Bibliografia: | |||
Almeida, L. & Freire, T. (2003). Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. Braga: Psiquilíbrios. (Biblioteca UFP) Antoine, P. & Smith, J. (2016). Getting at experience: An outline of interpretative phenomenological analysis as a qualitative psychology methodology. Société Française de Psychologie. Coutinho, C. (2015). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas : teoria e prática. Coimbra : Almedina, 2015.(Biblioteca UFP) Coviello, N. (2018). Integrating qualitative and quantitative techniques in network analysis. Qualitative Market Research 8(1), 39-60.(B-ON) Denzin, N. & Lincoln, Y. (2017). Handbook of Qualitative Research. London: SAGE. Jervis, M. & Drake, M. (2014). The use of qualitative research methods in quantitative science: a revew. Maia, R., et al. (2016). Dicionário Crime, justiça e sociedade. Lisboa: Edições Sílabo. Pestana, M. & Gageiro, J.N. (2014). Análise de Dados para Ciências Sociais (...). Edições Sílabo. |