Unidade Curricular: | Código: | ||
Inglês I | 783ING1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Psicologia | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Competências genéricas: Comunicar, compreender e produzir mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais. Utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Adoptar a atitude introspectiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da comunicação e as suas gramáticas específicas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Situações socioprofissionais 1.1. Socialização 1.1.1. Apresentações e cumprimentos 1.1.2 Marcações e reservas 1.1.3 Viagens 2. Questões sociais atuais 2.1 Stresse, gestão de tempo 2.2 Amigos e família 3. Pesquisa sobre um dos temas: stresse, família, socialização, questões sociais atuais. 3.2 Redação uma comunicação 3.3. Apresentação oral | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Nota prévia: a disciplina é lecionada ao nível Upper-intermediate (B2), de acordo com o ‘Common European Framework of Reference’- CEFR Esta unidade curricular pretende aprofundar o conhecimento e competências linguísticas e comunicativas dos alunos, com o fim de permitir consciência linguística sobre o funcionamento da língua. Visa ainda assegurar aptidões na área da comunicação, para melhorar a sua eficácia e fazer face a uma pluralidade de problemas e situações socioprofissionais. Pretende também o desenvolvimento de competências linguísticas previamente adquiridas, bem como a identificação, crítica, comentário e produção de vários tipos de texto, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender, analisar, discutir e resolver problemas em inglês. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Avaliação contínua OU exame. Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler e compreender mensagens em língua inglesa. A avaliação é contínua, constituída por dois testes escritos e por um trabalho oral, a apresentar no final do semestre. A nota final resulta da ponderação das várias prestações escritas e orais do estudante, bem como da sua participação nas atividades propostas. Assim sendo, os dois testes escritos correspondem a 50% (2 x 25%) (componente escrita) e a participação oral e apresentação do trabalho de projeto correspondem a 50% (componente oral). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adoptada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. As metodologias eminentemente práticas desta disciplina têm como objectivo levar os alunos a interpretar circunstâncias e fenómenos comunicacionais relativos aos diferentes contextos culturais e linguísticos, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente de diferentes contextos culturais, desenvolver deste modo a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais, levando a uma maior compreensão e adaptação a diferentes ambientes culturais em que a comunicação seja efectuada em língua inglesa | |||
Bibliografia: | |||
Redman, S. (2017) English Vocabulary in Use Pre-intermediate and Intermediate Book with Answers: Vocabulary Reference and Practice. Cambridge: C.U.P. Doff, A; Thaine, C; Pucht, H; Stranks, J, et.al. (2015) English Empower Intermediate. Cambridge: CUP. Eastwood, J. (2006). Oxford Practice Grammar – Intermediate. Oxford, Oxford University Press. McCarthy, M. ; O'Dell, F. (2012) English Vocabulary in Use: Upper-intermediate. Cambridge: CUP. Short, J. (2010) English for Psychology. Reding: Garnet Publishing. Terry, P. & Philips, A. (2011) Progressive Skills in English- Level 3. Garnet Publishing. |