Unidade Curricular: | Código: | ||
Introdução às Ciências Sociais | 1138ICS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Proporcionar conhecimento sobre os fundamentos epistemológicos da Ciência, bem como a capacidade de compreensão do seu lugar na sociedade; 2. Proporcionar conhecimento e compreensão sobre o método científico; 3. Proporcionar conhecimento dos diferentes paradigmas da Ciência, bem como a capacidade de aplicá-los à interpretação dos dados resultantes da investigação das Ciências Sociais; 4. Capacitar para a compreensão da pluralidade das Ciências Sociais e do seu lugar na interpretação da sociedade; 5. Proporcionar conhecimento sobre as teorias das Ciências Sociais e capacitar para, com recurso às mesmas, interpretar a realidade social e julgar a pertinência e limitações da aplicação de cada uma delas; 6. Capacitar para a compreensão teórica da dualidade Estrutura/Agência e para a sua aplicação prática à análise da realidade social. 7. Capacitar para comunicar os resultados da auto-aprendizagem, reflexão e interpretação acerca da realidade social. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. A construção história das Ciências Sociais O conhecimento popular. O conhecimento religioso O conhecimento filosófico O conhecimento científico 2. A epistemologia e a Ciência Os conceitos A base ética da Ciência Os valores da Ciência 3. O método científico O conceito e os diferentes métodos. 4. Ciências Naturais vs Ciências Sociais A problemática dos paradigmas 5. Da teoria à realidade empírica Teoria, hipóteses, conceitos e sua operacionalização 6. As diversas Ciências Sociais 7. A dualidade estrutura/Agência Perspectivas centradas na estrutura social Perspectivas centradas na agência 8. A confluência das duas perspectivas | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os pontos 1 e 2 proporcionarão conhecimento sobre a História do pensamento científico, sobre os diferentes tipos de conhecimento e sobre os critérios de cientificidade. Cumprir-se-á, assim, o ponto 1 dos objectivos. Os pontos 3 e 5 proporcionarão conhecimento sobre os fundamentos do método científico. Cumprir-se-á, assim, o ponto 2 dos objetivos. Os pontos 4 e 6 centram-se na discussão em torno da Ciência e das diversas Ciências Sociais. Permitirão assim apresentar os diferentes paradigmas que enquadram a Ciência e as Ciências Sociais, a pluralidade destas e os seus particularismo, bem como a sua dimensão política e ideológica. Cumprirão assim os objetivos 3 e 4. O ponto 7 apresentará as perspectivas teóricas que conferem mais importância à estrutura, bem como à agência. Assim se capacitará os alunos para a reflexão teórica sobre a dualidade estrutura/agência e sua aplicação prática das teorias ao estudo da sociedade. Cumprirão assim os pontos 5, 6 e 7. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Método expositivo e activo. A leccionação da unidade curricular privilegiará a exposição teórica dos conteúdos programáticos que conferirão aos estudantes o conhecimento e a competência para posterior relfexão e participação em debate sobre as temáticas leccionadas. Avaliação: 2 testes. A nota de cada um terá uma ponderação de 50% na nota final. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O recurso ao método expositivo será a melhor forma didática para transmitir aos alunos os conhecimentos referidos nos objectivos da unidade curricular. A posterior compreensão e a reflexão crítica dos alunos será estimulada pelo recurso ao método activo. Por este será solicitada aos alunos a participação em discussão sobre as temáticas contempladas no programa da unidade curricular. | |||
Bibliografia: | |||
Berberoglu, B. (2017). Social Theory. Classical and Contemporary. A Critical perspective, London: Routledge. Dorsey, A. & Collier, R. (2018). Origins of Sociological Theory, Essex: ED-Tech Press. Ferreira, J. (2013). Sociologia. Forte da casa, Forte da Casa, Escolar Editora. Garcia, J. & Martins, H. (2019). Lições de Sociologia Clássica, Lisboa: Edições 70. Giddens, A. (2013). Sociologia, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Lemert, C. (2018). Social Theory. The Multicultural, Global, and classic readings, New York: Westview Press. Ritzer, G. & Stepnisky, J. (2018). Modern Sociological Theory, London: Sage. Santos, B. (1999). Um Discurso sobre as Ciências. Porto: Edições Afrontamento. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Daniel Seabra (das@ufp.edu.pt) |