Unidade Curricular: | Código: | ||
Gramática da Comunicação | 1138GRC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Psicologia | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Conhecimento e capacidade de compreensão sobre as fases e características específicas da metodologia científica. Aplicação dos conhecimentos e compreensão na elaboração de um trabalho científico. Capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante, de forma a produzir um trabalho científico. Competência para comunicar de forma escrita / oral de modo estruturado, organizado e abrangente a vários a públicos. Competências de autoaprendizagem, especificamente na recolha e tratamento da informação. Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na sua área vocacional Mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na sua área de estudo, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Metodologia do trabalho científico. Plágio académico. Leitura – Tipos de leitura; recolha e tratamento de informações. Produção escrita – As fases da composição: invenção, disposição, elocução. Tipologias textuais: contração textual (resumo, síntese); expansão textual (dissertação, comentário). Comunicação não verbal. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para atingir os objectivos, visto que visam as duas áreas principais: a metodologia do trabalho científico e o desenvolvimento das competências de leitura e escrita. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Num primeiro momento as aulas serão expositivas; depois serão eminentemente práticas, através da apresentação de exemplos e resolução de exercícios. A avaliação será contínua, contemplando uma frequência, um trabalho : 10+10 | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Sendo uma unidade curricular transversal e de natureza prática, as metodologias de ensino referidas são coerentes com os objetivos da disciplina. O objetivo é que os alunos adquiram as competências genéricas desta unidade curricular. | |||
Bibliografia: | |||
Cunha, C. e Cintra, L. F. L. (1987). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa, Edições João Sá da Costa. Coutinho, C. P. (2018). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. (2ª ed.). Lisboa: ALmedina. Southern Institute of Technologie (2020). Guidelines for APA referencing and essay writing (rev). Southern Institute of Technologie. Universidade Aberta (2020). APA 7th. Diretrizes para a realização de citações em texto e referências bibliográficas. The American Psychological Association Eco, U. (2007). Como se faz uma tese em ciências humanas (13ª ed). Lisboa, Presença. Guidelines for APA Referencing and essay writing (2020) Southern Institute of technology. Lipson, C. (2008). Doing honest work in college. Chicago, The University of Chicago. Lopes, E. J. M. (2016). “Plágio”. In Dicionário Crime, Justiça e Sociedade. Lisboa: Sílabo: 362-364. |