Unidade Curricular:Código:
Ética e Deontologia em Psicologia1138EDPS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Compreender o contexto ético-cultural no qual estão enquadrados.
(ii) Saber aplicar os conhecimentos ético-deontológicos adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional ética ao trabalho desenvolvido na sua área da psicologia;
(iii) Saber recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, particularmente na sua área de formação, que os habilite a fundamentarem eticamente as soluções que preconizam e os juízos que emitem;
(iv) Saber resolver problemas ético-deontológicos no âmbito da sua área de formação e saber construir e fundamentar a sua própria argumentação ético-deontológica
Conteúdos Programáticos:
(Prof. Teresa Toldy)
1ª Unidade - Conceitos fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio ético: 1. Definições gerais de “ética, “moral” e “deontologia”. 2. Papel da consciência e da liberdade nas decisões éticas. 3. A regra de ouro da ética e o respeito pelo outro. 4. Para uma ética do cuidar e da humanização.
(Prof. Susana Marinho)
2ª Unidade – A Ética e a Deontologia no Domínio da Psicologia:
CP 1. Os quatro princípios prima facie: Beneficência; Não-maleficência; Justiça; Autonomia;
CP 2. Processo de tomada de decisão ética;
CP 3. Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses; 3.1 Princípios gerais; 3.2. Princípios específicos;
CP 4. Estudos de caso: dilemas éticos e deontológicos em Psicologia.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas da ética, permitindo, deste modo atingir os objectivos da unidade curricular, isto é: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação ética;
Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento da aplicação teórico-prática dos conhecimentos no domínio da deontologia, permitindo atingir os objectivos da unidade curricular, isto é: saber aplicar os conhecimentos ético-deontológicos adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional ética ao trabalho desenvolvido na sua área da psicologia; saber recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, particularmente na sua área de formação, que os habilite a fundamentarem eticamente as soluções que preconizam e os juízos que emitem; saber resolver problemas ético-deontológicos no âmbito da prática psicológica e saber construir e fundamentar a sua própria argumentação ético-deontológica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (50% da nota final), relativa à 1ª unidade, e um trabalho escrito com discussão oral (50% da nota final), relativa à 2ª unidade.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade I: Exposição teórica dos conceitos de ética, deontologia e moral, bem como da relação e diferença entre todos eles. Exposição teórica sobre a relevância do reconhecimento do sofrimentos do outro e do respeito pelo outro. Exposição teórica sobre os quatro princípios prima facie enfatizando a sua relevância para o exercício profissional dos psicólogos. Exposição da Declaração de Helsínquia enfatizando a sua relevância para a investigação e para as questões relacionadas com o consentimento informado. Os alunos fazem leituras individuais, discutidas em sala de aula, sobre as temáticas exploradas neste capítulo. Unidade 2 - Apresentação da estrutura, princípios gerais, princípios específicos e diversas secções do código deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Exposição da estrutura e etapas do processo de tomada de decisão ética. Realização de exercícios práticos sobre os fundamentos da ética e deontologia na Psicologia. Trabalhos de consolidação dos conhecimentos adquiridos (resolução de casos éticos e deontológicos na área da Psicologia).
Bibliografia:
Freitas e França. 2015.Identidade e o reconhecimento do outro no contexto dos direitos humanos. An. Sciencult. 6(1) 396-415
Taille, Y.2016. Moral e ética no mundo contemporâneo. Revista USP.110_ 29-42
Toldy, T. 2016. “Carol Gilligan: Cuidar numa voz diferente”, in M.L. Ferreira e F. Henriques (orgs.), Marginalidade e Alternativa: vinte e seis FILÓSOFAS para o séc. XXI( 133-142). Lx: Ed. Colibri
Chiattoni, H.B., Sebastiani, R.W.(2002).Ética e Bioética Psi.Saúde. Univ. Psychol. Bogotá,1(2),11-19.
Monteiro, K.C.(2007). O consentimento informado na pesquisa em psicologia hospitalar. Rev Epistemo-Somática,1(IV) 84-92
Ricou, M. (2014). A Ética e a Deontologia no exercício da Psicologia. Lisboa: OPP
Leach, Mark., M., Leong, Frederick, T.L (2010,) Intern.Dimensions Psychological Ethics. Ethics & Behavior - Vol. 20 (3/4) 175-178. DOI: 10.1080/1050842100379885
Docente (* Responsável):
Susana Marinho (smarinho@ufp.edu.pt)
Teresa Toldy (toldy@ufp.edu.pt)