Unidade Curricular: | Código: | ||
Avaliação Psicológica do Adulto e do Senescente | 783APAS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(i) Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão das especificidades inerentes à avaliação psicológica do adulto e do senescente; (ii) Conhecer e compreender os objetivos, os pressupostos teóricos, as considerações práticas, as vantagens e os limites específicos das diferentes metodologias e técnicas de avaliação psicológica do adulto e senescente (e.g., entrevistas, observação direta, escalas de avaliação de comportamentos, testes psicológicos); (iii) Saber selecionar as metodologias e técnicas adequadas na avaliação psicológica do adulto e do senescente; (iv) Treinar competências básicas de aplicação, cotação e interpretação dos resultados de diferentes instrumentos utilizados na avaliação psicológica do adulto e do senescente; (v) Demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita da informação obtida. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.ª Unidade: Aplicações e especificidades da avaliação psicológica do adulto e do senescente. Implicações da avaliação para a intervenção psicológica. O relatório de avaliação psicológica: especificidades relativas aos adultos e senescentes. Modelos e metodologias de avaliação psicológica do adulto e senescente: entrevistas (clínicas) e observação direta. 2.ª Unidade: Metodologias e instrumentos de avaliação psicológica do adulto: Avaliação comportamental. Avaliação da inteligência (e.g., WAIS, Matrizes Progressivas de Raven, etc.). Avaliação da personalidade: Testes de autorrelato. Testes projetivos. 3.ª Unidade: Metodologias e instrumentos de rastreio/avaliação psicológica do senescente: Avaliação cognitiva (incluindo despiste de demências) (e.g., MMSE, MOCA, BLAD). Avaliação neuropsicológica (e.g., BANC). Avaliação emocional (e.g., GDS-30, GDS-15). Avaliação funcional (e.g., IAFAI). | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - aquisição de conhecimentos e capacidade de compreensão das especificidades inerentes à avaliação. Unidade 2 - caracterização e aplicação prática dos instrumentos e metodologias de avaliação psicológica do adulto, de forma a: compreender dos objetivos, pressupostos teóricos, considerações práticas, vantagens e limites específicos das diferentes metodologias e técnicas; selecionar e aplicar métodos e técnicas apropriados; demonstrar competências de aplicação, cotação e interpretação. Unidade 3 - caracterização e aplicação prática dos instrumentos e metodologias de avaliação psicológica do senescente, de forma a: compreender os objetivos, pressupostos teóricos, considerações práticas, vantagens e limites específicos das diferentes metodologias e técnicas; selecionar e aplicar métodos e técnicas apropriados; demonstrar competências de aplicação, cotação e interpretação; revelar capacidade de comunicação oral e escrita. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica, debates temáticos, reflexões críticas bem como observação de consultas na CPP. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (60%), na execução de um trabalho prático e na apresentação e discussão oral desse trabalho (40%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da área de actuação; debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem solicitações de avaliação psicológica; demonstrações; exercícios práticos com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências básicas para executar tarefas de avaliação psicológica nos seus diferentes contextos de aplicação. Unidade 2 - Exposição teórica de conteúdos para caracterização e aplicação prática da avaliação psicológica com adultos; apresentação de casos reais (anónimos); manuseamento dos materiais utilizados na avaliação psicológica do adulto; demonstrações; observações na CPP com o objetivo de ser capaz de integrar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na administração de provas de avaliação psicológica; Revelar capacidade de comunicação oral e de redação de relatórios; Unidade 3 - Exposição teórica de conteúdos para caracterização e aplicação prática da avaliação psicológica com senescentes; apresentação de casos reais (anónimos); manuseamento dos materiais usados na avaliação psicológica do senescente; demonstrações; observações na CPP com o objetivo de ser capaz de integrar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na administração de provas de avaliação psicológica; revelar capacidade de comunicação oral e de redação de relatórios. | |||
Bibliografia: | |||
Arslan, R. (2018). A review on ethical issues and rules in psychological assessment. Journal of Family, Counseling, and Education, 3(1), 17–29. http://dx.doi.org/10.32568/jfce.310629 Bornstein, R. (2017). Evidence-based psychological assessment. Journal of Personality Assessment, 99(4), 435–445. http://dx.doi.org/10.1080/00223891.2016.1236343 Cohen, R., & Swerdlik, M. (2018). Psychological testing and assessment: An introduction to tests and measurement (9th Ed.). McGraw-Hill. Goldstein, G., Allen, D., & DeLuca, J. (2019). Handbook of psychological assessment (4th Ed). Academic Press. Gonçalves, M., Simões, M., & Almeida, L. (2017). Psicologia clínica e da saúde: Instrumentos de avaliação. Pactor. Simões, M., Gonçalves, M., & Almeida, L. (2017). Psicologia forense: Instrumentos de avaliação. Pactor. Simões, M. (2012). Instrumentos de avaliação psicológica de pessoas idosas: Investigação e estudos de validação em Portugal. RIDEP, 34, 9–33. |