Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia Vocacional e Desenvolvimento Pessoal | 1108PVDP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Psicologia Clínica e da Saúde | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
OA1. Compreender e diferenciar os principais modelos da Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento Pessoal, avaliando-os criticamente e relacionando-os com metodologias e estratégias de intervenção OA2. Caraterizar as diferentes fases de desenvolvimento vocacional e pessoal ao longo do ciclo vital. OA3. Identificar as tarefas vocacionais da infância à senescência. OA4. Adquirir competências de intervenção e de investigação, nos diversos contextos; OA5. Desenvolver de competências de autoaprendizagem e de comunicação que permitam a elaboração de relatórios e pareceres acessíveis a especialistas e a não especialistas OA6. Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; OA7. Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adotar valores éticos e deontológicos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1 – A Psicologia Vocacional 1.1. Definição e caracterização da Psicologia Vocacional. 1.2. Perspetivas teóricas atuais da Psicologia Vocacional. 1.3. Modelos de tomada de decisão CP2 . Desenvolvimento vocacional e pessoal (teoria, intervenção e investigação),como promotor da saúde mental e física. 2.1. Ao longo do ciclo vital 2.2. Em populações específicas (mulheres, com NEE, sem abrigo, jovens institucionalizados e reclusos) 2.3. A orientação para a carreira como promotora a saúde mental e física. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O programa da UC foi elaborado tendo por referência o aprofundamento de conhecimentos e de competências para o exercício profissional da psicologia, no contexto clínico e da saúde. Concretamente, e assente numa organização em 2 unidades letivas (CP) compreende conteúdos programáticos que, definidos a partir dos 7 objetivos de aprendizagem (OA) previamente estabelecidos, privilegiam o desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos e competências nas seguintes áreas: introdução ao estudo da orientação escolar e profissional, contemplando as teorias mais atuais e as formas de avaliação, intervenção e de investigação, do desenvolvimento vocacional, ao longo do ciclo vital, numa perspetiva de promoção da saúde mental e física. Observa-se, deste modo, uma total coerência e correspondência entre os conteúdos programáticos e os OA, designadamente: CP1 – OA1, OA2, OA5, OA6, OA7. CP2 – OA2, OA3, OA4. OA7. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
No decurso das horas de contacto (distribuídas em aulas teórico-práticas, orientação tutorial e outros) são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, demonstrativa, participativa e ativa. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno. O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final (épocas de fim de semestre, recurso e especial). Na avaliação contínua, são considerados os seguintes elementos: participação ativa nas horas de contacto (10%), portefólio (70%) e apresentação oral do trabalho desenvolvido (20%). O aluno que não obtenha aprovação na avaliação contínua poderá realizar o exame escrito final (100%). Para a creditação dos ECTS, o aluno deverá demonstrar a aquisição dos objetivos e competências definidos, obtendo uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino adotadas encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (AO) definidos para a UC, visando permitir ao aluno conhecer e articular as principais definições e teorias mais recentes de OEP e posicionar-se criticamente face a estas; ser informado sobre factos e procedimentos no domínio da avaliação e da intervenção do desenvolvimento vocacional ao longo do ciclo vital, considerando as especificidades de determinados grupos como o das pessoas com NEE, sem abrigo, desempregados de longa duração, entre outros, numa perspetiva de promoção da saúde mental e física, bem como aplicar e construir conhecimentos nesta área de atuação (habilidades reprodutiva e produtiva, respetivamente). A combinação entre estas diferentes metodologias permitirá ao aluno atingir os OA propostos para a UC, objetivos estes que, na sua maioria, articulam conhecimentos, capacidades e competências. Esta coerência entre os OA e as metodologias de ensino (e de avaliação) adotadas concretiza-se do seguinte modo: OA1, OA2 – Métodos expositivo, participativo e ativo (prova escrita, trabalho de grupo e participação ativa nas horas de contacto); OA3 e OA4 – Métodos expositivo, demonstrativo, participativo e ativo (prova escrita, trabalho individual e participação ativa nas horas de contacto); OA5, OA6 e OA7 – Métodos participativo e ativo (trabalho individual, trabalho de grupo e participação ativa nas horas de contacto). | |||
Bibliografia: | |||
Aguiar, F. H. R. & Conceição, M.I. G. (2013). Orientação Vocacional e Promoção da Saúde Integral em adolescentes. Estudos e Pesquisas em Psicologia. Vol. 13, 86-100. doi: 10.12957/epp 2013.7884 Collin, A. & Patton, W. (Eds.) (2009).Vocational Psychological and Organisational Perspectives on Career Towards a Multidisciplinary Dialogue. Sense Publishers. Retrieved from http://www.sensepublishers.com/media/1251-vocational-psychological-and-organisational-perspectives-on-career.pdf |