Unidade Curricular:Código:
Psicologia da Saúde e do Lazer1108PSLZ
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoPsicologia Clínica e da Saúde6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
OA1. Os alunos devem saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão e resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a Psicologia da Saúde e do Lazer.
OA2. Os alunos devem demonstrar a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos, no âmbito da Psicologia da Saúde e do Lazer.
OA3. Os alunos devem ser capazes de comunicar as suas conclusões – e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes – quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
Conteúdos Programáticos:
CP1. Psicologia da Saúde e do Lazer.
1.1 Psicologia da Saúde e Psicologia do Lazer: Delimitação, semelhanças, diferenças e complementaridades.
1.2 Definição de conceitos-chave: Saúde, Doença, Bem-estar, Lazer e Qualidade de Vida.
CP2. Investigação e Intervenção na Saúde e no Lazer: Aspectos conceptuais e práticos.
2.1 Da planificação à discussão dos resultados e análise de implicações práticas.
2.2 Modelos conceptuais e tipos de intervenção.
2.3 Técnicas e programas de intervenção: Propostos, implementados, com eficácia testada.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O programa da UC foi elaborado tendo por referência o aprofundamento de conhecimentos e de competências necessários ao exercício profissional da Psicologia, no contexto clínico e da saúde. Concretamente, e assente numa organização em 2 unidades letivas (CP), compreende conteúdos programáticos que, definidos a partir dos 3 objetivos de aprendizagem (OA) previamente estabelecidos, privilegiam o desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos e competências nas seguintes áreas: saúde (e doença), lazer, investigação no âmbito da saúde e do lazer, planificação de intervenções no âmbito da saúde e do lazer e implementação de técnicas de intervenção a esse nível. Observa-se, deste modo, uma total coerência e correspondência entre os conteúdos programáticos e os OA, designadamente:
CP1 – OA1 e OA3;
CP2 – OA2 e OA3.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
No decurso das horas de contacto são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, demonstrativa, participativa e ativa. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno.
Na avaliação contínua, são considerados os seguintes elementos: práticas específicas, com elaboração do respectivo relatório em grupo (100%). O aluno que não obtenha aprovação na avaliação contínua poderá realizar o exame escrito final (100%). Para a creditação dos ECTS, o aluno deverá demonstrar a aquisição dos objetivos e competências definidos, obtendo uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino adotadas encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (AO) definidos para a UC, visando permitir ao aluno ser informado sobre factos e procedimentos no domínio da investigação e intervenção em indivíduos saudáveis (e doentes), compreender conceitos e modelos teóricos relevantes nesse domínio, bem como aplicar e construir conhecimentos nesta área de atuação (desenvolvimento de materiais de intervenção, seu teste e respectivo relatório). Neste quadro, valoriza-se a articulação de metodologias de caráter expositivo, onde se fará a apresentação e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, com metodologias de teor mais prático, nas quais se promoverão discussões críticas sobre os mesmos, análise de programas e recursos de avaliação e terapêuticos (p.e., extractos de filmes) e realização de atividades de investigação e de intervenção no âmbito da saúde/lazer. Pretende-se com esta articulação favorecer uma aprendizagem ativa que permita o aprofundamento dos tópicos em estudo, a integração da teoria com a prática e o aprimoramento de capacidades e de competências profissionais nesta área de actuação. Concretamente, a metodologia expositiva, através da apresentação e sistematização das matérias, permitirá o desenvolvimento e o aprofundamento conceptual e teórico; a metodologia demonstrativa, através da ilustração e replicação de procedimentos de intervenção, permitirá o aprimoramento de competências de actuação; por fim, as metodologias participativa, através da análise crítica de estudos e da realização de debates temáticos com discussão guiada, e activa, através da condução, sob orientação, de práticas específicas (incluindo trabalho de campo e elaboração do respectivo relatório), permitirão também o aprimoramento de competências de avaliação, investigação e de intervenção, bem como o aprofundamento das matérias em estudo. As horas de não-contacto serão dedicadas ao trabalho autónomo do aluno, onde se pretende ver assegurada a leitura da bibliografia recomendada e a realização das actividades (individuais e em grupo) propostas, de modo a lhe permitir aprofundar, consolidar e aplicar os seus conhecimentos e a desenvolver aptidões e competências neste domínio. A combinação entre estas diferentes metodologias permitirá ao aluno atingir os OA propostos para a UC, objetivos estes que, na sua maioria, articulam conhecimentos, capacidades e competências. Esta coerência entre os OA e as metodologias de ensino (e de avaliação) adotadas concretiza-se do seguinte modo: OA1 – Métodos expositivo, participativo e activo (práticas específicas); OA2 – Métodos expositivo, demonstrativo, participativo e activo (práticas específicas); OA3 – Métodos participativo e activo (práticas específicas).
Bibliografia:
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WLO. https://www.worldleisure.org/about-us/
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Kaduson, H., & Schaefer, C. (2001). More 101 favorite play therapy techniques. Aronson.
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