Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicossociologia do Conflito: Negociação e Mediação | 1108PCNM | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Psicologia Clínica e da Saúde | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre o conflito e a gestão construtiva do mesmo no contexto clínico e da saúde; 2. Demonstrar conhecimentos teóricos no estudo do conflito e sua gestão, nomeadamente os procedimentos de negociação e mediação; 3. Saber identificar e problematizar as técnicas de gestão construtiva de conflitos em diferentes âmbitos da prática psicológica na área da clínica e da saúde; 4. Ser capaz de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos no contexto clínico e da saúde; 5. Ter uma atitude autocrítica e de crítica construtiva; 6. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Conflito intrapessoal e interpessoal. 2. A gestão construtiva de conflitos nos contextos clínico e da saúde. Conceito, princípios e paradigmas de gestão de conflitos: a construção da pacificação. Competências de gestão construtiva de conflitos em diferentes contextos de intervenção clínica e da saúde. 3. Questões aprofundadas sobre negociação. Negociação na área clínica e no contexto da saúde. Potencialidades e limites nos processos de negociação individual, conjugal, familiar e grupal. 4. Questões aprofundadas sobre processos cognitivos e emocionais na negociação e na mediação. 5. Questões aprofundadas sobre mediação. Desafios atuais da mediação e da prática profissional dos mediadores. A mediação bioética. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Na Unidade I há exposição descritiva nas aulas teórico-práticas e os conteúdos são explorados ainda em orientações tutoriais para organizar conhecimentos. Na Unidade II, marcadamente prática, há exposição teórica da gestão construtiva de conflitos, assim como treino de treino de competências de gestão construtiva de conflitos nos contextos clínico e da saúde. Na Unidade III há exposição teórica dos conceitos principais sobre negociação e das competências práticas nesse processo, nomeadamente nos processos de negociação individual, conjugal, familiar e grupal. Na Unidade IV faz-se a exposição teórica dos conceitos principais sobre os principais processos cognitivos presentes na negociação e na mediação na relação psicólogo-cliente. Na Unidade V existe tanto exposição teórica sobre a mediação enquanto forma de resolução alternativa de conflitos como apresentação das competências práticas envolvidas no processo de mediação na área da bioética e da saúde. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
No decurso das horas de contacto (distribuídas em aulas teórico-práticas, orientação tutorial e outros) são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, demonstrativa, participativa e ativa. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno. O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final (épocas de fim de semestre, recurso e especial). Na avaliação contínua, garantida a percentagem mínima de assiduidade definida nas Normas Regulamentares, são considerados os seguintes elementos: participação ativa nas horas de contacto (20%) e trabalho teórico-prático individual (80%). O aluno que não obtenha aprovação na avaliação contínua poderá realizar o exame escrito final (100%). Para a creditação dos ECTS, o aluno deverá demonstrar a aquisição dos objetivos e competências definidos, obtendo uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, de modo a que os estudantes apliquem conhecimentos e demonstrem capacidade de compreensão sobre o conflito, a gestão construtiva do mesmo, a negociação e a mediação e a sua aplicação na Psicologia Clínica e da Saúde. Por outro lado, procura-se que os alunos saibam selecionar as diferentes técnicas de gestão construtiva de conflitos em diferentes âmbitos, demonstrando serem capazes de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos. Procura-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais, contribuindo deste modo para desenvolver a capacidade do aluno para uma atitude crítica e autocrítica. | |||
Bibliografia: | |||
Bush, R., & Folger, J. (2005). The Promise of mediation – The transformative approach to conflict. San Francisco: Jossey-Bass. Cunha, P., & Leitão, S. (2021). Manual de gestão construtiva de conflitos (4ª edição). Porto: Edições UFP. Dubler, N. N., & Liebman, C. B. (2011). Bioethics mediation: A guide to shaping shared solutions. Nashville: Vanderbilt University Press. Jaca, L. M. & Díaz, F. J. M. (2009). Gestión del conflicto, negociación y mediación. Madrid: Pirámide. Monteiro, A. P. & Cunha, P. (2019). Gestão de conflitos na família. Lisboa: Pactor. Moore, C. (2014). The Mediation Process: Practical Strategies for Resolving Conflict (4th Edition). New York: Jossey-Bass. Suares, M. (2016). Mediación. Conducción de disputas, comunicación y técnicas. Buenos Aires: Paidós. Vasconcelos, C. E. (2018). Mediação de conflitos e práticas restaurativas (6ª Edição). São Paulo: Método. |