Unidade Curricular: | Código: | ||
Metodologia do Trabalho Científico | 1108MTC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Psicologia Clínica e da Saúde | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 104 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Os alunos devem ser capazes de: OA1 - Aprofundar conhecimentos sobre fundamentos, paradigmas, métodos e técnicas de investigação em psicologia clínica e da saúde; OA2 – Identificar e caracterizar detalhadamente as etapas inerentes ao processo de investigação; OA3 – Adquirir e ensaiar competências práticas relacionadas com a concepção e planeamento de uma investigação em psicologia clínica e da saúde; OA4 – Identificar diferentes obstáculos associados à investigação em psicologia clínica e da saúde; OA5 – Equacionar estratégias de resolução de problemas em matéria de investigação em psicologia clínica e da saúde. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1 – Introdução à metodologia da investigação CP2 – Fase Conceptual: do planeamento de uma investigação CP3 – Fase Metodológica CP4 – Fase Empírica | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O programa da UC foi elaborado tendo por referência o aprofundamento de conhecimentos e de competências necessários ao exercício profissional da psicologia, no contexto clínico e da saúde. Concretamente, e assente numa organização em 4 unidades letivas (CP), compreende conteúdos programáticos que, definidos a partir dos 5 objectivos de aprendizagem (OA) previamente estabelecidos, privilegiam a aquisição e aprofundamento de conhecimentos e competências nas seguintes áreas: introdução à metodologia da investigação; fase conceptual associada ao planeamento de uma investigação; fase metodológica; e fase empírica. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
No decurso das horas de contacto são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, demonstrativa, participativa e ativa. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno. O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final (épocas de fim de semestre, recurso e especial). Na avaliação contínua, são considerados os seguintes elementos: trabalho escrito correspondente à elaboração de um projecto de investigação (50%) e apresentação e defesa oral do referido trabalho escrito (50%) O aluno que não obtenha aprovação na avaliação contínua poderá realizar o exame escrito final (100%). Para a creditação dos ECTS, o aluno deverá demonstrar a aquisição dos objetivos e competências definidos, obtendo uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino adoptadas encontram-se alinhadas com os objectivos de aprendizagem (OA) definidos para a UC, visando fornecer ao aluno conhecimentos sobre paradigmas e metodologias de investigação científica em psicologia clínica e da saúde. Pretende-se ainda estimular espaços de discussão aplicada tendo por base os temas escolhidos pelos alunos no âmbito dos projectos de investigação a realizar no âmbito da avaliação contínua. Neste âmbito, valoriza-se a articulação de metodologias de carácter expositivo, onde se fará a apresentação e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, com metodologias de teor mais prático, nas quais se estimularão reflexões críticas sobre os mesmos. Pretende-se com esta articulação favorecer uma aprendizagem ativa que permita o aprofundamento dos tópicos em estudo, a integração da teoria com a prática e o aprimoramento de capacidades e de competências profissionais nesta área de atuação. Concretamente, a metodologia expositiva, através da apresentação e sistematização das matérias, permitirá o desenvolvimento e o aprofundamento conceptual e teórico; a metodologia demonstrativa, através da ilustração e replicação de procedimentos de intervenção, permitirá o aprimoramento de competências de actuação; por fim, as metodologias participativas, através da análise crítica e orientada dos projectos de investigação em curso ao longo do semestre facilitarão o refinamento de competências de concepção de projectos de investigação, bem como o aprofundamento das matérias em estudo. As horas de não-contacto serão dedicadas ao trabalho autónomo do aluno, onde se pretende ver assegurada a leitura da bibliografia recomendada e a realização das atividades propostas no âmbito da elaboração do trabalho escrito, de modo a permitir-lhe aprofundar, consolidar e aplicar os seus conhecimentos e a desenvolver aptidões e competências neste domínio, bem como a resolução de problemas e dificuldades neste domínio. | |||
Bibliografia: | |||
APA Handbook of Research Methods in Psychology. Barker,C., Pistrang, N., & Elliott, R. (2016). Research Methods in Clinical Psichology. An introduction for students and practitioners. 3rd Ed. Oxford: Wiley. Brough, P. & Oxon, A. (2019). Advanced Research Methods for Applied Psychology. New York: Routledge. Coutinho, C. P. (2015). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática. 2.ª ed. Coimbra: Almedina. Fortin, M. (2009). Fundamentos e Etapas do Processo de Investigação. Loures: Lusodidacta. Pais-Ribeiro (2010). Metodologia de investigação em Psicologia e Saúde. Porto: Livpsic. Piccirillo, M. L., & Rodebaugh, T. L. (2019). Foundations of idiographic methods in psychology and applications for psychotherapy. Clinical Psychology Review. doi.org/10.1016/j.cpr.2019.01.002 Vorobyeva, E., & Ermakov, P. (2015). Training of Psychology Students in The Scientific Methods of Research. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 191, 2699 – 2703. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Luís Santos (lsantos@ufp.edu.pt) |