Unidade Curricular: | Código: | ||
Literacia em Saúde, Avaliação e Intervenção Comunitária | 1108LSAU | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Psicologia Clínica e da Saúde | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se que os alunos: - Adquiram e aprofundem conhecimentos sobre: literacia em saúde e sua importância para a promoção da saúde e para a prevenção/tratamento de doenças; métodos, estratégias, áreas prioritárias na promoção da literacia em saúde e sobre o papel do psicólogo na sua implementação. - Aprofundem conhecimentos sobre Psicologia Comunitária, suas origens, princípios e valores, principais quadros teóricos de referência e tendências atuais no domínio da promoção da saúde e da prevenção/tratamento de doenças; os distintos papéis que o psicólogo poderá assumir nestes contextos, bem como tenham oportunidades de reflexão sobre questões éticas na implementação do seu trabalho. - Adquiram conhecimentos sobre métodos, técnicas e estratégias de avaliação e intervenção comunitária na saúde e desenvolvam competências práticas para os implementarem. - Desenvolvam uma perspetiva crítica sobre os programas comunitários de promoção da saúde e de prevenção e tratamento de doenças. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Literacia em saúde: Contextualização histórica; “Literacias” em saúde; Modelos de literacia em saúde; Literacia em saúde na promoção da saúde e bem-estar, e na prevenção/tratamento de doenças; Estratégias e áreas prioritárias na promoção da literacia em saúde; Papel do psicólogo na promoção da literacia em saúde. 2. Psicologia Comunitária da Saúde: Enquadramento; Princípios e valores; Insuficiência do modelo clínico tradicional e tendências atuais na intervenção comunitária em saúde. 3. Avaliação e intervenção comunitária em saúde: Diagnóstico participativo em diferentes contextos de saúde; Ética da participação, confidencialidade e consentimento; Passos e ferramentas de planeamento de intervenções – Mobilização; Avaliação inicial; Planeamento; Implementação, avaliação de processo e de resultados. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
- Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre: literacia em saúde e sua importância para a promoção da saúde e para a prevenção/tratamento de doenças; métodos, estratégias, áreas prioritárias na promoção da literacia em saúde e sobre o papel do psicólogo na sua implementação: Ponto 1 - Aprofundar conhecimentos sobre Psicologia Comunitária, suas origens, princípios e valores, principais quadros teóricos de referência e tendências atuais no domínio da promoção da saúde e da prevenção/tratamento de doenças; os distintos papéis que o psicólogo poderá assumir nestes contextos, bem como refletir sobre questões éticas na implementação do seu trabalho: Ponto 2 - Adquirir conhecimentos sobre métodos, técnicas e estratégias de avaliação e intervenção comunitária na saúde e desenvolver competências práticas para os implementarem: Ponto 3 - Desenvolver uma perspetiva crítica sobre os programas comunitários de promoção da saúde e de prevenção e tratamento de doenças: Ponto3 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
São adotadas metodologias expositivas e ativas/participativas, com exploração realizada pelos alunos a partir da realização de exercícios práticos e da promoção de debate crítico em sala de aula, bem como de envolvimento ativo em programas de extensão comunitária. A avaliação adotada é contínua, consistindo em práticas específicas (que valem 50% da nota final) - trabalho esse que é sistematizado num relatório final - e numa prova oral de aferição de conhecimentos (que valem 50% da nota final). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
- Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre: literacia em saúde e sua importância para a promoção da saúde e para a prevenção/tratamento de doenças; métodos, estratégias, áreas prioritárias na promoção da literacia em saúde e sobre o papel do psicólogo na sua implementação: Metodologias expositivas e ativas/participativas (com exploração métodos e meios de comunicação e ativação disponibilizados pelo Serviço Nacional de Saúde) - Aprofundar conhecimentos sobre Psicologia Comunitária, suas origens, princípios e valores, principais quadros teóricos de referência e tendências atuais no domínio da promoção da saúde e da prevenção/tratamento de doenças; os distintos papéis que o psicólogo poderá assumir nestes contextos, bem como refletir sobre questões éticas na implementação do seu trabalho: Metodologias expositivas e ativas/participativas (com promoção da análise crítica de casos e de debate entre alunos). - Adquirir conhecimentos sobre métodos, técnicas e estratégias de avaliação e intervenção comunitária na saúde e desenvolver competências práticas para os implementarem: Metodologias ativas/participativas (análise de programas de intervenção comunitária em saúde anteriormente implementados, role-play e participação ativa em programas de extensão comunitária). - Desenvolver uma perspetiva crítica sobre os programas comunitários de promoção da saúde e de prevenção e tratamento de doenças: Metodologias ativas/participativas Metodologias ativas/participativas (análise de programas de intervenção comunitária em saúde anteriormente implementados, role-play e participação ativa em programas de extensão comunitária). | |||
Bibliografia: | |||
- Espanha, R. Ávila, P., Mendes, R.V. (2016). Literacia em Portugal. Relatório Síntese. Lisboa: FCG. Disponível em: https://content.gulbenkian.pt/wp-content/uploads/2017/08/29203225/PGISVersCurtaFCB_FINAL2016.pdf - Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). Literacia em saúde. Lisboa. Disponível em http://recursos.ordemdospsicologos.pt/files/artigos/literacia_em_sa__de.pdf - Thomas, L. (2013). The role of health psychologists in improving health literacy and behaviours in health promoting schools. Disponível em: https://www.healthliteracyeurope.net/history - Center for Community Health and Development, University of Kansas. Community Tool Box. Disponível em: https://ctb.ku.edu/en/best-change-processes/implementing-effective-interventions/overview Kloos, B. et al. (2021). Chapter 1. In Community Psychology: Linking Individuals and Communities, Fourth Edition.https://www.apa.org/pubs/books/community-psychology-fourth-edition-sample-chapter.pdf | |||
Docente (* Responsável): | |||
Isabel Silva (isabels@ufp.edu.pt) |