Unidade Curricular: | Código: | ||
Intervenção Psicológica em Grupos | 1108IPG | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Psicologia Clínica e da Saúde | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
OA1. Os alunos devem saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão e resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a Intervenção Psicológica em Grupos. OA2. Os alunos devem demonstrar a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos, no âmbito da Intervenção Psicológica em Grupos. OA3. Os alunos devem ser capazes de comunicar as suas conclusões – e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes – quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Noções centrais no âmbito da intervenção psicológica em grupos. 1.1. Grupo: Definição, tipos, funções e desenvolvimento dos grupos. 1.2. Intervenção psicológica em grupo: Breve resenha histórica, relevância, tipos e modelos. CP2. Dinâmicas de grupo. 2.1. Definição, designações, objectivos gerais e tipos. 2.2. Selecção, (regras de) aplicação, integração e feedback. CP3. Programas de intervenção em grupo. 3.1. Aspectos essenciais na planificação e implementação com diferentes grupos. 3.2. Da planificação à avaliação da eficácia e satisfação: Exemplos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O programa da UC foi elaborado tendo por referência o aprofundamento de conhecimentos e de competências necessários ao exercício profissional da psicologia, no contexto clínico e da saúde. Concretamente, e assente numa organização em 3 unidades letivas (CP), compreende conteúdos programáticos que, definidos a partir dos 3 objetivos de aprendizagem (OA) previamente estabelecidos, privilegiam o desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos e competências nas seguintes áreas: grupo; análise, planificação e implementação de intervenções/técnicas de intervenção em grupo; fornecimento e obtenção de feedback em grupo; avaliação da intervenção (eficácia e satisfação). Observa-se, deste modo, uma total coerência e correspondência entre os conteúdos programáticos e os OA, designadamente: CP1 – OA1 e OA2; CP2 – OA1, OA2 e OA3; CP3 – OA2 e OA3. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
No decurso das horas de contacto são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, demonstrativa, participativa e ativa. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno. O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final (épocas de fim de semestre, recurso e especial). Na avaliação contínua, são considerados os seguintes elementos: : elaboração de um projecto de intervenção em grupo breve que envolve duas componentes - dinamização de técnicas de dinâmica de grupo na sala de aula (40%) e apresentação de um trabalho escrito (60%). Para a creditação dos ECTS, o aluno deverá demonstrar a aquisição dos objetivos e competências definidos, obtendo uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino adotadas encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para a UC, visando permitir ao aluno ser informado sobre factos e procedimentos no domínio dos fenómenos grupais e da intervenção em diferentes grupos (saudáveis e doentes), compreender conceitos e modelos teóricos relevantes nesse domínio, bem como aplicar e construir conhecimentos nesta área de atuação (elaboração de materiais sobre intervenção em grupo e proposta e implementação de intervenção e reflexão integradora). Neste quadro, valoriza-se a articulação de metodologias de caráter expositivo, onde se fará a apresentação e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, com metodologias de teor mais prático, nas quais se promoverão discussões críticas sobre os mesmos, selecção, análise e implementação de programas/técnicas de intervenção em grupo e sua avaliação. Pretende-se com esta articulação favorecer uma aprendizagem ativa que permita o aprofundamento dos tópicos em estudo, a integração da teoria com a prática e o aprimoramento de capacidades e de competências profissionais nesta área de atuação. Concretamente, a metodologia expositiva, através da apresentação e sistematização das matérias, permitirá o desenvolvimento e o aprofundamento conceptual e teórico; a metodologia demonstrativa, através da ilustração e replicação de procedimentos de intervenção, permitirá o aprimoramento de competências de actuação; por fim, as metodologias participativa, através da análise crítica de estudos e da realização de debates temáticos com discussão guiada, e ativa, através da condução, sob orientação, de práticas específicas (incluindo role-play, intervenção e feedback), permitirão também o aprimoramento de competências de avaliação e de intervenção, bem como o aprofundamento das matérias em estudo. As horas de não-contacto serão dedicadas ao trabalho autónomo do aluno, onde se pretende ver assegurada a leitura da bibliografia recomendada e a realização das atividades (individuais e em grupo) propostas, de modo a permitir-lhe aprofundar, consolidar e aplicar os seus conhecimentos e a desenvolver aptidões e competências neste domínio. A combinação entre estas diferentes metodologias permitirá ao aluno atingir os OA propostos para a UC, objetivos estes que, na sua maioria, articulam conhecimentos, capacidades e competências. Esta coerência entre os OA e as metodologias de ensino (e de avaliação) adotadas concretiza-se do seguinte modo: OA1 – Métodos expositivo, participativo e ativo (práticas específicas); OA2 – Métodos expositivo, demonstrativo, participativo e ativo (práticas específicas); OA3 – Métodos participativo e ativo (práticas específicas). | |||
Bibliografia: | |||
Artigos e outros recursos digitais. Cepukiene, V., Pakrosnis, R., & Ulinskaite, G. (2018). Outcome of the solution-focused self-efficacy enhancement group intervention for adolescents in foster care setting. Children and Youth Services Review, 88, 81-87. Guerra, M. P., & Lima, L. (2005). Intervenção psicológica em grupos em contextos de saúde. Lisboa: Climepsi. Leal. I. (2018). Psicoterapias. Lisboa: Pactor. Linhares, V., & Meneses, R. F. (2015). Programa de intervenção cognitivo-comportamental em grupo. Porto: UFP. Monteiro, A. P., & Cunha, P. (2016). Processos de grupo: Um manual para estudantes e professores. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. Parks, A., & Seligman, M. (2007). 8-week Group Positive Psychotherapy Manual. Philadelphia:Autor. Swank, J. M., Cheung, C., & Williams, S. A. (2018). Play therapy and psychoeducational school-based group interventions: A comparison of treatment effectiveness. The Journal for Specialists in Group Work, 43(3), 230-249. |