Unidade Curricular: | Código: | ||
Fármacos em Psicologia | 1108FPSI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Psicologia Clínica e da Saúde | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O programa da disciplina pretende proporcionar um leque de conhecimentos que permitam aos alunos e futuros profissionais os melhores cuidados aos pacientes Aquisição, desenvolvimento e aprofundamento dos conhecimentos mais recentes na psicofarmacologia Integração de conceitos, modelos e teorias relacionados com a investigação, e intervenção farmacológica Estudo dos principais fármacos com ação no SNC e o seu papel no tratamento de algumas patologias com interesse na área da psicologia Melhorar a compreensão da prescrição terapêutica nas diferentes situações clínicas. Desenvolver uma atitude crítica sobre o tratamento da principais patologias do foro da psicologia Pretende-se que os alunos demonstrem conhecimentos e competências para lidar com as principais terapêuticas usadas na área da psicologia | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Farmacologia Geral- Noções gerais de Farmacologia; Farmacocinética: Ciclo geral de fármacos no organismo; Vias de administração de fármacos; Farmacodinamia; Mecanismos gerais de ação dos fármacos Fármacos com ação no Sistema Nervoso Central Drogas de abuso- Noção de Toxicodependência Psicofármacos Antipsicóticos Antiepiléticos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O programa visa a transmissão de conhecimentos gerais e específicos dos medicamentos mais utilizados na área da psicologia, nomeadamente o seu mecanismo de ação, os seus efeitos terapêuticos e adversos, as suas interações medicamentosas e limitações à sua utilização. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Exposição teórica dos conteúdos programáticos com discussão dos temas apresentados Apresentação de casos clínicos relacionados com a matéria exposta na sala de aula com discussão e reflexões críticas A avaliação será efetuada através da realização de duas frequências (com um coeficiente de ponderação de 50% cada). Realização de 2 testes de resposta múltipla e com perguntas de resposta rápida. Os testes serão executados no horário normal das aulas teóricas e incidirão sobre o conteúdo programático ministrado nas aulas até ao momento da prova O aluno será considerado aprovado à disciplina se nota = ou > 9,5 val Se o aluno obtiver uma média < 9,5 val poderá fazer o teste final (de resposta múltipla e escrito) que incide sobre a totalidade do programa da disciplina A reprovação remete o aluno para o exame de Recurso : 1 teste de resposta múltipla e escrito, e incide sobre a totalidade do programa da disciplina | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
No final desta unidade curricular, os alunos deverão ter adquirido os conhecimentos sobre os fármacos de forma a compreender a sua utilização no tratamento das diversas situações clínicas. | |||
Bibliografia: | |||
Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas (Manual de Farmacologia e Farmacoterapia), S Guimarães, D Moura, P Soares da Silva (Eds), 6ª edição, Porto Editora, 2014. ISBN:978-972-0-01794-9 Psychopharmacology and Neurotherapeutics. Theodore Astern, Maurizio Fava, Timothy E.Wilen, Jerrold F Rosenbaum. Massachusetts General Hospital. 1st ed, Elsevier, 2015. ISBN: 9780323357647 Basic & Clinical Pharmacology, B Katzung (Ed), 14th edition, McGraw-Hill, 2018. ISBN: 9781259641152. Rang and Dale's pharmacology, J Ritter, R Flower, G Henderson, Y Loke, D MacEwan e H Rang. (Eds), 9th edition, Churchill Livingstone Elsevier, 2019. ISBN: 9780702074486 Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics, L Brunton, B Knollmann e R Hilal-Dandan (Eds), 13th edition, McGraw-Hill, 2018. ISBN: 9781259584732. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Rosa Begonha (rosabeg@ufp.edu.pt) |