Unidade Curricular: | Código: | ||
Consulta Psicológica II | 1108CPS2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Psicologia Clínica e da Saúde | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objetivo central desta unidade curricular é o desenvolvimento de competências de consulta psicológica adequadas a algumas das problemáticas psicológicas, sendo o aluno levado a: i) utilizar adequadamente a categorização nosográfica (DSM-5) e a compreensão descritiva e fenomenológica; ii) aprofundar conceitos e ideias centrais dos modelos cognitivo-comportamentais e aplicar este conhecimento na formulação sistemática e flexível de casos clínicos e no desenvolvimento de planos de intervenção psicológica; iii) demonstrar competências de comunicação oral e escrita, bem como capacidades de análise crítica e auto-crítica; iv) demonstrar a adoção sistemática de valores éticos e deontológicos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Unidade Letiva 1. Aspetos Nosográficos (DSM-5), Descritivos e Fenomenológicos 1.1. Perturbações de Ansiedade 1.2. Perturbações Depressivas 1.3. Perturbações da Personalidade Unidade Letiva 2. Formulação de Caso Cognitivo-Comportamental 2.1. Definição e Elementos Presentes 2.2. Formulação Nomotética e Desenvolvimento de Hipóteses acerca dos Mecanismos 2.3. Formulação Ideográfica Unidade Letiva 3. Protocolos de Intervenção Cognitivo-Comportamental, Desenvolvimento de Planos de Intervenção e Obtenção do Consentimento do Cliente 3.1. Protocolos de Intervenção Cognitivo-Comportamental para as Perturbações de Ansiedade, Perturbações Depressivas e Perturbações da Personalidade 3.2. Desenvolvimento de um Plano de Intervenção e Obtenção do Consentimento Informado para a Intervenção 3.3. Conclusão do Pré-Tratamento | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Na unidade letiva 1 são apresentados, de forma descritiva, os principais quadros clínicos de um ponto de vista nosográfico e fenomenológico, procurando incentivar o aluno a estabelecer relações e a ser capaz de se aproximar da vivência interna do cliente. Concomitantemente, na unidade letiva 2, são apresentados, nomoteticamente, os modelos cognitivos dos quadros clínicos abordados e os alunos são levados em aulas teórico-práticas a formular hipóteses compreensivas ideográficas conducentes à formulação de caso cognitivo-comportamental. Na unidade letiva 3, e para as problemáticas abordadas, são apresentados protocolos de intervenção empiricamente validados e os alunos são convidados a estabelecer planos de intervenção adequados às hipóteses compreensivas formuladas e a treinar, em situação de role-play, a devolução de toda esta informação ao cliente. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Numa primeira fase, as unidades letivas 1 e 2 são alvo de exposição descritiva e organizativa para que, numa segunda fase, estes conteúdos sejam trabalhados em sessões de reflexão, aonde os alunos exercitam a partir de vinhetas clínicas e de casos clínicos teóricos a formulação de caso. Neste contexto, o aluno tem de realizar um trabalho de formulação de caso cognitivo-comportamental acerca de um caso clínico (Formulação de Caso, FC), com um peso de 50% na nota final. A unidade letiva 3 é alvo de exposição descritiva e, concomitantemente, de exercícios de treino de análise dos protocolos de intervenção empiricamente validados no sentido de se desenvolverem competências de utilização dessa informação no trabalho com determinado cliente. Neste sentido, o aluno realiza, em contexto de role-play, uma consulta de devolução de informação ao “cliente”, na qual terá de apresentar articuladamente a formulação de caso e a proposta de intervenção (Consulta, C), com um peso de 50% na nota final. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Nas unidades letivas 1 e 2, a exposição descritiva e organizativa permite aos alunos sistematizarem conhecimentos específicos acerca das problemáticas clínicas consideradas e a observação/análise de casos clínicos possibilita o exercitar de competências de compreensão/formulação de caso. Na unidade letiva 3, a análise de protocolos de intervenção cognitivo-comportamental empiricamente validados para as problemáticas clínicas consideradas e a compreensão das formulações que os sustentam, permite aos alunos fazerem uso dessa informação para a orientação do trabalho com as especificidades de cada cliente. | |||
Bibliografia: | |||
American Psychiatric Association (2014). Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (5ª Ed.). Climepsi. Barlow, D.H. (Ed.) (2016). Manual Clínico dos Transtornos Psicológicos: tratamento passo a passo (5ª Ed.). ArtMed. Berman, P.S. (2019). Case Conceptualization and Treatment Planning. Integrating theory with clinical practice. SAGE. Eells, T. (2015). Psychotherapy Case Formulation. American Psychological Association. Faria, C., Brites, R., Paulino, M., & Silva, F. (2020). Intervenção em Psicologia Clínica. Pactor. Leahy, R.L. (2017). Cognitive Therapy Techniques: A practitioner’s guide (2nd Ed.). Guilford. Persons, J.B. (2008). The Case Formulation Approach to Cognitive-Behavior Therapy. Guilford. Ruggiero, G.M., Caselli, G., & Sassaroli, S. (Eds.) (2021). CBT Case Formulation as Therapeutic Process. Springer. Van Rijn, B. (2015). Assessment and Case Formulation in Counselling and Psychotherapy. SAGE. |