Unidade Curricular:Código:
Vitimologia983VITI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoPsicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Nesta unidade curricular é nosso propósito contribuir para a integração de conceitos, teorias e conhecimentos na área da vitimologia; a aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos e de capacidades que permitam uma correcta avaliação de problemáticas específicas de vitimação e a identificação de intervenções apropriadas em cada caso; o desenvolvimento de uma atitude de investigação; o aperfeiçoamento de competências de comunicação oral e escrita; o desenvolvimento de uma atitude crítica e autocrítica; a adopção sistemática de valores éticos e deontológicos.
Conteúdos Programáticos:
Enquadramento teórico. A vítima e a Vitimologia. História da Vitimologia. Perfis de vitimação e teorias da vitimologia. Os inquéritos de vitimação e as cifras negras do crime. As consequências da vitimação. Orientações gerais para intervenção com vítimas. Respostas sociais à vítima. Tipologias de vitimação. Vitimação infantil e juvenil. Vitimação adulta
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da Vitimologia, permitindo, deste modo atingir os objetivos da unidade curricular, mais especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades para o estudo da vítima; Dominar as principais técnicas e metodologias usadas na avaliação de casos de vitimação
Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento da aplicação prática dos modelos, teorias e conhecimentos na área da Vitimologia, permitindo, deste modo atingir os objetivos da unidade curricular, mais concretamente: ser capaz de integrar a informação obtida para apoiar a resolução das situações apresentadas; Revelar capacidade de comunicação oral e escrita; Mostrar autonomia e conduta responsável na intervenção com vítimas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação, na execução de um trabalho prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula, e na pontualidade e a assiduidade do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade 1- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da área de actuação; Apresentação de casos e manuseamento de materiais; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas; Demonstrações; Unidade 2 - Exposição teórica de conteúdos para cada temática; Exercícios práticos com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências na avaliação e/ou intervenção em casos de vitimação infantil, juvenil e adulta; Estudos de caso com o objetivo de ser capaz de integrar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos; Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos periciais; Mostrar autonomia e conduta responsável na prática.
Bibliografia:
Burgess, A. W., Regehr, C. & Roberts, A. (2010). Victimology. Theories and applications. 1ª edição. Boston: Jones and Bartlett Publishers.
Daigle, L. E. (2012). Victimology. A text/reader. London: Sage.
Doerner, W. & Lab, S. (2008). Victimology. 5ª edição Cincinnati: Anderson Publishing.
Goodey, J. (2005). Victims and Victimology: research, policy and practice. London: Pearson Education.
Sgarzi, J. M & McDevitt, J. (2003). Victimology. A study of crime victims and their roles. New Jersey: Prentice Hall.
Wallace, H. (2006). Victimology. Legal, Psychological and social perspectives. Eth edition. Boston: Pearson.
Docente (* Responsável):
Ana Isabel Sani (anasani@ufp.edu.pt)