Unidade Curricular:Código:
Metodologia do Trabalho Científico983MTC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoPsicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Dominar as diferentes etapas e respetivos procedimentos, no desenvolvimento de um quadro de investigação científica; (ii) Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e competências que permitam planear uma investigação científica; (iii) Aplicar esses conhecimentos no planeamento e ao desenvolvimento de uma investigação científica; (iv) Desenvolver e aplicar o quadro geral da metodologia científica no estabelecimento dos diferentes desenhos de estudo; (v) Caracterizar/Distinguir a forma como se estabelecem os limites da metodologia científica às múltiplas situações e domínios.
Conteúdos Programáticos:
1.1. A planificação da investigação
1.1.1. A opção/planificação do estudo quantitativo e/ou qualitativo
1.1.2. As grandes decisões metodológicas aos níveis das hipóteses, variáveis e objetivos
1.1.3. A definição do procedimento geral
1.1.4. A definição do procedimento integrado em cada uma das etapas definidas para um estudo.
II - Definição dos momentos da investigação
2.1. A preparação/redação/apresentação do protocolo de investigação
2.2. A definição das etapas principais
2.2.1. Revisão da literatura
2.2.2. Definição de grandes objetivos/formulação de hipóteses/definição de questões centrais;
2.2.3. Contrução da situação e papel das variáveis a analisar
2.2.4. Protocolo de recolha de dados
2.2.4.1. Considerações éticas e deontológicas da investigação no domínio da psicologia da justiça
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências ao nível da investigação científica: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação ética; demonstrar conhecimentos e competências para planear uma investigação científica; Selecionar métodos e técnicas apropriados;
Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências ao nível da investigação científica quantitativa e qualitativa: Conhecer as principais técnicas de recolha de dados quantitativos e qualitativos; saber fazer o tratamento de dados;
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa e discussão dos projetos de pesquisa dos alunos. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de um trabalho individual escrito (40%) - Protocolo de investigação, preferencialmente sob o tema que o aluno prevê explorar na sua tese - e de uma prova oral de aferição de conhecimentos (60%), assim como na execução de tarefas práticas em sala de aula, e na pontualidade e a assiduidade do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade 1 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores do conhecimento científico; Exposição, apresentação e debate sobre as vantagens e as limitações das investigações qualitativas e quantitativas; Debate individual e em grupo das diferentes opções entre os métodos quantitativa, qualitativo ou da complementaridade dos dois; Demonstrações; Exercícios práticos com base nos próprios projetos de pesquisa dos alunos; Unidade 2 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da investigação quantitativa/qualitativa; Exposição, apresentação e debate sobre as diferentes formas de recolha e de tratamento de dados quantitativos/qualitativos; Demonstrações e exercícios práticos sobre a opção pelo método quantitativo/qualitativo, com base nos próprios projetos de pesquisa dos alunos;
Bibliografia:
Breakwell, G. M., Hammond, S., & Fife-Schaw, C. (2000). Research methods in Psychology (2ª Ed.). London: SAGE.
Denzin, N. K. e Lincoln, Y. S. (2000). Handbook of qualitative research (2ª Ed). Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Hill, M., & Hill, A. (2002). Investigação por questionário (2ª Ed.). Lisboa: Sílabo.
Maia, R., Nunes, L., Caridade, S.,... Afonso, L. (2016). Dicionário Crime, justiça e sociedade. Lisboa: Edições Sílabo.
Marconi, M. & Lakatos, E. (1990). Técnicas de pesquisa (2ª Ed.). São Paulo: Atlas.
Miles, M. & Huberman, A. (1994). Qualitative data analysis (2ª Ed.). London: SAGE.
Sani, A.
Silva A. & Pinto, J. (2003). Metodologia das ciências sociais (12ª Ed.). Porto: Edições Afrontamento.
Silverman, D. (1998). Qualitative research – theory, method and practice. London: Sage.
Docente (* Responsável):
Laura Nunes (lnunes@ufp.edu.pt)