Unidade Curricular:Código:
Métodos de Investigação Científica e Análise de Dados985MICA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoPsicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina de “Métodos de investigação científica e análise de dados” enquadra-se dentro do conjunto de disciplinas que pretendem uma formação integral do aluno nos aspetos metodológicos teóricos e práticos. O objetivo desta disciplina consiste em formar o aluno na compreensão, aplicação e interpretação dos métodos de análise de dados quantitativos e qualitativos. No final do semestre o aluno deverá conhecer e saber aplicar e interpretar técnicas de análise de dados quantitativos e qualitativos
Espera-se que os alunos no final do semestre tenham adquirido as seguintes competências e resultados:
a) Analisar e reflectir criticamente acerca das principais características, potencialidades e limitações das metodologias quantitativas e qualitativas de investigação em Psicologia e conhecer os seus princípios básicos;
b)Reflectir criticamente sobre os diferentes métodos de recolha de dados e sua adequação às questões de investigação;
c)Dominar a aplicação de diferentes técnicas d
Conteúdos Programáticos:
I.
1. Introdução aos métodos quantitativos multivariados.
2. Análise de variância múltipla.
3. Regressão múltipla.
4. Análise factorial
II.
1. A Investigação Qualitativa
2. Métodos Qualitativos de Investigação
3. Tratamento de Dados
4. Apresentação e Discussão de Dados Qualitativos
5. A validade da investigação qualitativa
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos foram seleccionados com base na sua validade empírica, aplicabilidade e relevância para a área em estudo. A inclusão de diversas abordagens fornece aos alunos uma perspectiva compreensiva do real alcance desta área de estudo. Assim, os conteúdos programáticos dotam os alunos de uma base compreensiva, sólida, actualizada e válida do ponto de vista empírico, a partir da qual podem construir o seu conhecimento, encorajando uma investigação mais aprofundada, bem como a aplicação dos modelos teóricos apresentados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino inclui a apresentação teóricas dos diferentes métodos e técnicas de análise de dados e a sua aplicação prática através de exercícios. A avaliação consiste em: a) duas provas práticas (50% cada da nota final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A execução pedagógica consta de aulas teórico-práticas com (1) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (2) demonstração da aplicação prática dos conceitos apresentados; e (3) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada.
Bibliografia:
Almeida, L. & Freire, T. (2003). Metodologias de investigação. Braga: Psiquilibros.
Bardin, L. (1995). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Denzin, N. K. & Lincoln, Y.S. (2005) The Sage Handbook of Qualitative Research. New York: Sage.
Fortin, M. (2009). Fundamentos e Etapas do Processo de Investigação. Loures: Lusodidacta.
Guerra, I. (2006). Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo - Sentidos e Formas de Uso. Estoril: Principia.
Ho, R. (2006). Handbook of univariate and multivariate data analysis and interpretation with SPSS. Florida: Chapman & Hall.
James, N., & Busher, H. (2009). Online Interviewing. London: Sage Publications.
Lessard-Hébert, M., Goyette, G., & Boutin, G. (1994). Investigação Qualitativa. Fundamentos e Práticas. Lisboa: Instituto Piaget.
Mann, C., & Stewart, F. (2000). Internet communication and qualitative research: A handbook for researching online. London: Sage Publications.
Markham, A. N., & Baym, N. K. (2009). Internet Inquiry: Conversations ab
Docente (* Responsável):
Ana Sacau (pssacau@ufp.edu.pt)