Unidade Curricular:Código:
Métodos de Investigação Científica e Análise de Dados983MICA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoPsicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
O objetivo desta disciplina consiste em formar o aluno na compreensão, aplicação e interpretação dos métodos de análise de dados quantitativos e qualitativos.
Espera-se que os alunos no final do semestre tenham adquirido as seguintes competências e resultados:
a) Analisar e reflectir criticamente acerca das principais características, potencialidades e limitações das metodologias quantitativas e qualitativas de investigação em Psicologia e conhecer os seus princípios básicos;
b)Reflectir criticamente sobre os diferentes métodos de recolha de dados e sua adequação às questões de investigação;
c)Dominar a aplicação de diferentes técnicas de análise de dados, elaboração de conclusões e a sua comunicação a um público especializado.
Conteúdos Programáticos:
I.
1. Introdução aos métodos quantitativos multivariados.
2. Análise de variância múltipla.
3. Regressão múltipla.
4. Análise factorial
II.
1. A Investigação Qualitativa
2. Métodos Qualitativos de Investigação
3. Tratamento de Dados
4. Apresentação e Discussão de Dados Qualitativos
5. A validade da investigação qualitativa
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos foram seleccionados com base na sua validade empírica, aplicabilidade e relevância para a área em estudo. A inclusão de diversas abordagens fornece aos alunos uma perspectiva compreensiva do real alcance desta área de estudo. Assim, os conteúdos programáticos dotam os alunos de uma base compreensiva, sólida, actualizada e válida do ponto de vista empírico, a partir da qual podem construir o seu conhecimento, encorajando uma investigação mais aprofundada, bem como a aplicação dos modelos teóricos apresentados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino inclui a apresentação teóricas dos diferentes métodos e técnicas de análise de dados e a sua aplicação prática através de exercícios. A avaliação consiste em: a) duas provas práticas (50% cada da nota final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A execução pedagógica consta de aulas teórico-práticas com (1) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (2) demonstração da aplicação prática dos conceitos apresentados; e (3) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada.
Bibliografia:
Denzin, N. K. & Lincoln, Y.S. (2005) The Sage Handbook of Qualitative Research. New York: Sage.
Fortin, M. (2009). Fundamentos e Etapas do Processo de Investigação. Loures: Lusodidacta.
Guerra, I. (2006). Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo - Sentidos e Formas de Uso. Estoril: Principia.
Gonçalves, S. P., Gonçalves, J. P., & Marques, C. G. (2021). Manual de Investigação Qualitativa: Conceção, análise e aplicações. Lisboa: PACTOR.
Haslam, A. (2003). Doing Psychology : an introduction to research methodology ans statistics.London : Sage.
Ho, R. (2006). Handbook of univariate and multivariate data analysis and interpretation with SPSS. Florida: Chapman & Hall.
Pestana, H. & Gageiro, J.N. (2014 - 6ª ed.). Análise de Dados para Ciências Sociais. A Complementaridade do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo.