Unidade Curricular:Código:
Avaliação e Intervenção Comunitária985AICO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoPsicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
- Perspetivar a prevenção social e comunitária no âmbito de outras abordagens preventivas do crime e da delinquência;
- Identificar os diferentes níveis de prevenção;
- Perspetivar as particularidades da intervenção social e comunitária;
- Identificar as diferentes etapas de um programa de prevenção comunitária, desde a avaliação inicial até à avaliação de follow up após implementação;
- Identificar as principais componentes e especificidades de programas de prevenção social e comunitária destinados a diferentes públicos-alvo e problemáticas específicas;
Conteúdos Programáticos:
1. Prevenção do crime e da delinquência – conceptualizando a prevenção
1.1 Enquadramento histórico e conceptual
1.2 Tipos de prevenção
1.3. Criminalidade e intervenção comunitária
2. Construção de programas de prevenção social e comunitária
2.1. Movilização da comunidade.
2.2 Avaliação de necessidades de intervenção
2.3 Desenho e planificação da intervenção
2.4. Implementação do programa
2.5. Planificação da avaliação do programa
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos de cada unidade lectiva privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da avaliação e intervenção comunitária, permitindo, deste modo promover a aquisição e integração dos conceitos, modelos, teorias, métodos e estratégias relativas a intervenção com menores e adultos. Igualmente permite integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação técnica e ética, assim como dominar as principais técnicas e metodologias utilizadas nesta área, selecionar a melhor técnica a utilizar em cada caso e mostrar autonomia na prática profissional.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
São adotadas metodologias expositivas e ativas/participativas, com exploração realizada pelos alunos a partir de relatórios de programas de prevenção, visualização de vídeos de programas de prevenção no domínio do crime e delinquência e debate reflexivo sobre estes, promoção de debate crítico em sala de aula.
A avaliação adotada é contínua, consistindo em práticas específicas (que valem 50% da nota final) - trabalho esse que é sistematizado num relatório final - e numa prova oral de aferição de conhecimentos (que valem 50% da nota final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição dos procedimentos e estratégias é fundamental para a compreensão dos alunos. A exposição é acompanhada de exemplos de aplicações práticas dos modelos teóricos apresentados, e é solicitado aos alunos que apresentem mais exemplos. Estas metodologias estimulam o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica aos modelos apresentados, bem como de uma atitude geral de investigação, de reflexão crítica e de busca de conhecimento.
Bibliografia:
Crawford, A. (2007). Crime prevention and community safety. In M. Maguire, R. Morgan, & R. Reiner, The Oxford handbook of criminology (pp.866-909). Oxford: Oxford University Press.
Flores, J.. (2003). Targeted Community Action Planning Toolkit. http://www.ccitoolsforfeds.org/doc/Targeted%20Community%20Action%20Planning%20Toolkit.pdf
UNDOC (2009). Crime Prevention Assessment Tool CRIMINAL JUSTICE ASSESSMENT TOOLKIT. Disponível em: https://www.unodc.org/pdf/criminal_justice/Crime_Prevention_Assessment_Tool.pdf
UNDOC (2010). Handbook on the crime prevention guidelines Making them work. Disponível em:
Docente (* Responsável):
Gloria Jólluskin (gloria@ufp.edu.pt)