Unidade Curricular: | Código: | ||
Programas de Prevenção e Intervenção Psicológica | 1149PPIV | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(i) Integrar métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos na área da intervenção psicológica com vítimas; (ii) Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidades que permitam executar tarefas de intervenção psicológica; (iii) Selecionar métodos e técnicas apropriados à intervenção com vítimas; (iv) Determinar características relevantes de indivíduos e de grupos importantes para a intervenção; (v) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; (vi) Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adotar valores éticos e deontológicos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Considerações introdutórias à prevenção e intervenção psicológica. 1.1.Prevenção: conceitos e tipologias. 1.2. Teorias e modelos de prevenção. 1.3. Desafios inerentes à intervenção com vítimas. 1.4. Competências técnicas e pessoais dos profissionais. 1.5. Organismos e projetos de apoio a vítimas 2. Programas de prevenção e intervenção psicológica: considerações gerais. 2.1. Prevenção e intervenção psicológica com vítimas menores (individual e em grupo). 2.1.1. Maus tratos físicos e negligência; 2.1.2. Crianças expostas à violência interparental; 2.1.3. Vítimas de abuso sexual; 2.1.4. Vitimação Múltipla Infantojuvenil e no Feminino; 2.1.5. Violência nas Relações Íntimas Juvenis. 2.2. Prevenção e intervenção psicológica com vítimas adultas (individual e em grupo). 2.2.1. Vítimas de violência sexual; 2.2.2. Vítimas de violência doméstica; 2.2.3. Maus tratos a pessoa idosa 2.3. Outras propostas de prevenção e intervenção psicológica | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da intervenção psicológica com vítimas, permitindo, deste modo atingir os objectivos da unidade curricular, mais especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma atuação técnica e ética; dominar as principais técnicas e metodologias usadas na intervenção psicológica com vítimas; Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento da aplicação prática dos modelos, teorias e conhecimentos na área da intervenção psicológica, permitindo, deste modo atingir os objectivos da unidade curricular, mais concretamente: selecionar e aplicar métodos e técnicas apropriados à intervenção psicológica com vítimas; Revelar capacidade de comunicação oral e escrita; Mostrar autonomia e conduta responsável. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica, bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na análise de casos por temas e respetiva apresentação de propostas de intervenção e uma prova escrita (40%) e na realização de um trabalho prático baseado num caso, a ser apresentado e discutido oralmente (60%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da área de actuação; Apresentação e manuseamento de materiais usados na intervenção psicológica; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas com o objetivo de aplicar conhecimentos e competências para a intervenção psicológica; Unidade 2 - Apresentação casos reais (anónimos); manuseamento dos materiais usados na intervenção psicológica de cada caso específico; Execução individual e em grupo de propostas de intervenção para cada caso; apresentação oral da proposta com o objetivo de ser capaz de integrar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos; Revelar capacidade de comunicação oral e escrita; Mostrar autonomia e conduta responsável na prática. | |||
Bibliografia: | |||
Barlow, D. H. (Ed.). (2014). The Oxford handbook of clinical psychology (updated ed.). Oxford University Press. ** Barroso, R. & Neto, D. D. (2020). A prática profissional da psicologia da justiça. OPP Dias, I. (2018). Violência doméstica e de género. Uma abordagem multidisciplinar. Pactor Leal, I. (2018). Psicoterapias. Pactor. ** Matos, M. (2014). Vítimas de crime e violência: práticas para a intervenção. Psiquilibrios. * Patrão, I. & Leal, I. (2019). Intervenção em Ciberpsicologia. Pactor Rijo, D. et al. (2017). Intervenção psicológica com jovens agressores. Pactor. Sani, A. I. (2011). Temas de Vitimologia: realidades emergentes e respostas sociais. Almedina. * Sani, A. & Caridade, S. (2016). Práticas para a intervenção na violência e no crime. Pactor. * Sani, A. & Caridade, S. (2018). Violência, agressão e vitimação: práticas para a intervenção. 2ª E..: Almedina. * *BFP 343.98 ... ** BFP 615.85… |