Unidade Curricular:Código:
Modelos e Técnicas de Avaliação Psicológica com Vítimas983MTAV
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoPsicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Integrar métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos na área da avaliação psicológica com vítimas;
(ii) Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidades que permitam executar tarefas de avaliação psicológica e de peritagem nomeadamente descrever, explicar e predizer os comportamentos de indivíduos;
(iii) Selecionar métodos e técnicas apropriados;
(iv) Determinar características relevantes de indivíduos e de grupos através da realização de entrevistas, testes psicológicos e observação;
(v) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita;
(vi) Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adoptar valores éticos e deontológicos.
Conteúdos Programáticos:
1ª Unidade - Considerações introdutórias. Psicologia e Direito. Psicologia clínica vs. Psicologia forense; Problemas técnicos na avaliação psicológica; Questões éticas na avaliação psicológica; As perícias psicológicas forenses. Definição, objectivos e características; Etapas do processo pericial; Recomendações na realização das perícias; Organização do relatório psicológico; O psicólogo como testemunha em tribunal.
2ª Unidade – Modelos de avaliação psicológica com vítimas; Modelo de avaliação multiaxial de Achenbach; Modelo dos cinco grandes fatores da personalidade; Outras propostas
3ª Unidade - Técnicas de avaliação psicológica com vítimas; Perícias psicológicas: estudos de casos: Negligência e maus tratos físicos; Crianças expostas à violência interparental; Vítimas de abuso sexual; Vítimas de violação; Vítimas de maus-tratos conjugais; Dano em processo cível; Responsabilidades parentais; Outras perícias
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade 1 e 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da avaliação psicológica com vítimas, permitindo, deste modo atingir os objectivos da unidade curricular, mais especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação técnica e ética; demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas na interface entre a Psicologia e o Direito; dominar as principais técnicas e metodologias usadas na avaliação psicológica;
Unidade 3 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento da aplicação prática dos modelos, teorias e conhecimentos na área da avaliação psicológica forense, permitindo, deste modo atingir os objectivos da unidade curricular, mais concretamente: selecionar e aplicar métodos e técnicas apropriados à avaliação psicológica forense; Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos periciais; Mostrar autonomia e conduta responsável na prática forense.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na redação de uma perícia psicológica forense (60%) a partir de um caso real, apresentação e discussão oral da perícia (20%); a nota final ter-se-á também em consideração a execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula, a pontualidade, a assiduidade (20%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade 1 e 2 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da área de actuação; Apresentação e manuseamento de materiais usados na avaliação forense; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem solicitações judiciárias; Demonstrações; Exercícios práticos com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas na interface entre a Psicologia e o Direito; Dominar as principais técnicas e metodologias usadas na avaliação psicológica; Unidade 3 - Exposição teórica de conteúdos para caracterização de cada temática de uma perícia; Apresentação casos reais (anónimos); manuseamento dos materiais usados na avaliação psicológica de cada caso específico; Execução individual e em grupo das avaliações respectivas para cada caso; apresentação oral da avaliação com base no relatório original com o objetivo de ser capaz de integrar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos; Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos da avaliação; Mostrar autonomia e conduta responsável na prática.
Bibliografia:
Agulhas, R. & Anciães, A. (2014). Casos práticos em Psicologia Forense. Enquadramento Legal e Avaliação Pericial. Sílabo. BFP 343.95
Alho, L. & Paulino, M. (2021). Psicologia do testemunho - da prática à investigação científica. Pactor.
American Psychological Association. (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). APA. BFP 159.9:001.89
Barroso, R. & Neto, D. D. (2020). A prática profissional da psicologia da justiça. OPP
Gonçalves, M. M., Simões, M. R., & Almeida, L. S. (2017). Psicologia Clínica e da Saúde: Instrumentos de avaliação. Pactor. BFP 159.9.072
Matos, M., Gonçalves, R., & Machado, C. (2011). Manual de Psicologia Forense: Contextos, práticas e desafios. Psiquilibrios. BFP 343.95
Simões, M. R., Almeida, L. S., & Gonçalves, M. M. (2017). Psicologia Forense: Instrumentos de avaliação. Pactor. BFP 343.95
Vieira, F., Cabral, A. S., & Saraiva, C. B. (2017). Manual de Psiquiatria Forense. Pactor. CDU 616.89