Unidade Curricular: | Código: | ||
Modelos e Técnicas de Avaliação Psicológica com Vítimas | 1149MTAV | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(i) Integrar métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos na área da avaliação psicológica com vítimas; (ii) Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidades que permitam executar tarefas de avaliação psicológica e de peritagem nomeadamente descrever, explicar e predizer os comportamentos de indivíduos; (iii) Selecionar métodos e técnicas apropriados; (iv) Determinar características relevantes de indivíduos e de grupos através da realização de entrevistas, testes psicológicos e observação; (v) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; (vi) Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adoptar valores éticos e deontológicos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1ª Unidade - Considerações introdutórias. Psicologia e Direito. Psicologia clínica vs. Psicologia forense; Problemas técnicos na avaliação psicológica; Questões éticas na avaliação psicológica; As perícias psicológicas forenses. Definição, objectivos e características; Etapas do processo pericial; Recomendações na realização das perícias; Organização do relatório psicológico; O psicólogo como testemunha em tribunal. 2ª Unidade – Modelos de avaliação psicológica com vítimas; Modelo de avaliação multiaxial de Achenbach; Modelo dos cinco grandes fatores da personalidade; Outras propostas 3ª Unidade - Técnicas de avaliação psicológica com vítimas; Perícias psicológicas: estudos de casos: Negligência e maus tratos físicos; Crianças expostas à violência interparental; Vítimas de abuso sexual; Vítimas de violação; Vítimas de maus-tratos conjugais; Dano em processo cível; Responsabilidades parentais; Outras perícias | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 e 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da avaliação psicológica com vítimas, permitindo, deste modo atingir os objectivos da unidade curricular, mais especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação técnica e ética; demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas na interface entre a Psicologia e o Direito; dominar as principais técnicas e metodologias usadas na avaliação psicológica; Unidade 3 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento da aplicação prática dos modelos, teorias e conhecimentos na área da avaliação psicológica forense, permitindo, deste modo atingir os objectivos da unidade curricular, mais concretamente: selecionar e aplicar métodos e técnicas apropriados à avaliação psicológica forense; Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos periciais; Mostrar autonomia e conduta responsável na prática forense. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na redação de uma perícia psicológica forense (60%) a partir de um caso real, apresentação e discussão oral da perícia (20%); a nota final ter-se-á também em consideração a execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula, a pontualidade, a assiduidade (20%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 e 2 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da área de actuação; Apresentação e manuseamento de materiais usados na avaliação forense; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem solicitações judiciárias; Demonstrações; Exercícios práticos com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas na interface entre a Psicologia e o Direito; Dominar as principais técnicas e metodologias usadas na avaliação psicológica; Unidade 3 - Exposição teórica de conteúdos para caracterização de cada temática de uma perícia; Apresentação casos reais (anónimos); manuseamento dos materiais usados na avaliação psicológica de cada caso específico; Execução individual e em grupo das avaliações respectivas para cada caso; apresentação oral da avaliação com base no relatório original com o objetivo de ser capaz de integrar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos; Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos da avaliação; Mostrar autonomia e conduta responsável na prática. | |||
Bibliografia: | |||
Agulhas, R. & Anciães, A. (2014). Casos práticos em Psicologia Forense. Enquadramento Legal e Avaliação Pericial. Sílabo. BFP 343.95 Alho, L. & Paulino, M. (2021). Psicologia do testemunho - da prática à investigação científica. Pactor. American Psychological Association. (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). APA. BFP 159.9:001.89 Barroso, R. & Neto, D. D. (2020). A prática profissional da psicologia da justiça. OPP Gonçalves, M. M., Simões, M. R., & Almeida, L. S. (2017). Psicologia Clínica e da Saúde: Instrumentos de avaliação. Pactor. BFP 159.9.072 Matos, M., Gonçalves, R., & Machado, C. (2011). Manual de Psicologia Forense: Contextos, práticas e desafios. Psiquilibrios. BFP 343.95 Simões, M. R., Almeida, L. S., & Gonçalves, M. M. (2017). Psicologia Forense: Instrumentos de avaliação. Pactor. BFP 343.95 Vieira, F., Cabral, A. S., & Saraiva, C. B. (2017). Manual de Psiquiatria Forense. Pactor. CDU 616.89 |