Unidade Curricular: | Código: | ||
Medida e Investigação da Violência e do Crime | 1149MIVC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Com esta unidade curricular pretende-se i) Integrar métodos, técnicas, procedimentos na área da medida e investigação da violência e crime; ii) Integrar os conhecimentos teóricos e a capacidade de compreensão das técnicas e estratégias de investigação da violência e crime de forma aplicável a situações concretas; iii) Selecionar métodos e técnicas apropriados; iv) Determinar as características relevantes do testemunho de indivíduos (vítimas menores e adultas, suspeitos) através da realização de entrevistas e outros instrumentos de investigação da violência e crime; v) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1ª Unidade – 1. Considerações introdutórias. 1.1. Noções e objetos de estudo; 1.2. A importância do saber psicológico como coadjuvante do saber jurídico; 1.3. O papel do psicólogo na investigação da violência e crime; 1.4. Medidas de análise da violência e crime 2ª Unidade – 2. Estratégias e técnicas de investigação da violência e crime: considerações gerais; 2.1.Investigação com crianças vítimas; 2.2. Investigação com vítimas adultas; 2.3. Investigação com suspeitos de crimes | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - Os conteúdos visam aprofundar matérias teóricas na área da investigação da violência e crime, permitindo atingir os objetivos desta unidade, especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação técnica e ética; demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas na interface entre esta área e o Direito. Unidade 2 - Os conteúdos visam a aplicação prática dos conhecimentos teóricos na área da investigação da violência e crime, permitindo atingir os objectivos desta unidade, concretamente: selecionar e aplicar métodos e técnicas de investigação apropriados; Revelar capacidade de comunicação oral e escrita; mostrar autonomia e conduta responsável na prática forense. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na execução de um trabalho prático (60%), na apresentação e discussão oral desse trabalho (40%), assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula, e na pontualidade e a assiduidade do aluno. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 – Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da área de actuação da medida e investigação da violência e crime; Apresentação de testemunhos, reais (anónimos) ou imaginados;Demonstrações; Exercícios práticos com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas na interface entre a Psicologia e o Direito. Unidade 2 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da área de actuação; Apresentação e manuseamento de materiais usados na investigação da violência e crime; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem solicitações judiciárias; Demonstrações; Dominar as principais técnicas e metodologias usadas na entrevista; Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos periciais; Mostrar autonomia e conduta responsável na prática judiciária. | |||
Bibliografia: | |||
Bartol, C. R. & Bartol, A. M. (2015). Psychology and Law: research and practice. London:Sage. Bonta, J., & Andrews, D. A. (2016). The psychology of criminal conduct. Routledge. Caridade, S. (2017). Considerações éticas na investigação com vítimas de violência e crime. Revista da APP, 31(1), 37-47- B-on Leahy-Harland, & Bull. R. (2017). Police Strategies and Suspect Responses in Real-Life Serious Crime Interviews. J. of Police and Criminal Psychology, 32(2),138-151-B-on Lamb et al. (2011). Children's testimony: A handbook of psychological research and forensic practice. Chichester: JohnWiley (BFP) Potter, H. (2015). Intersectionality and Criminology: Disrupting and revolutionizing studies of crime (1st ed.). Routledge. Walklate, S. (2017). Handbook of victims and victimology.London:Routledge | |||
Docente (* Responsável): | |||
Ângela Fernandes (angelaf@ufp.edu.pt) Laura Nunes (lnunes@ufp.edu.pt) |