Unidade Curricular:Código:
Avaliação e Intervenção Comunitária1149AICO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoPsicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
1) Perspetivar a prevenção e intervenção comunitária, permitindo o desenvolvimento e planificação de programas.
2) Desenvolver a capacidade de planificar programas comunitários, destinados a diferentes públicos-alvo e problemáticas específicas, desde a avaliação inicial até à avaliação de follow up após implementação, desde uma perspetiva multidisciplinar.
3) Desenvolver a capacidade para formular soluções comunitárias para problemas sociais complexos, mesmo em situações de informação limitada ou incompleta, refletindo sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais derivadas das soluções tomadas.
4) Desenvolver a capacidade de comunicar as conclusões sobre este processo a especialistas e leigos de uma forma clara e sem ambiguidades;
5) Desenvolver competências que permitam aos alunos uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo, especialmente centrados na prevenção da criminalidade e da vitimação.
Conteúdos Programáticos:
1. Construção de programas de prevenção social e comunitária
1.1. Mobilização da comunidade.
1.2 Avaliação de necessidades de intervenção
1.3 Desenho e planificação da intervenção
1.4. Implementação do programa
1.5. Planificação da avaliação do programa
2. Prevenção do crime e da delinquência – conceptualizando a prevenção
2.1 Enquadramento histórico e conceptual
2.2 Tipos de prevenção
2.3. Criminalidade e intervenção comunitária
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos de cada unidade lectiva privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da avaliação e intervenção comunitária, permitindo, deste modo promover a aquisição e integração dos conceitos, modelos, teorias, métodos e estratégias relativas a intervenção com menores e adultos. Igualmente permite integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação técnica e ética, assim como dominar as principais técnicas e metodologias utilizadas nesta área, selecionar a melhor técnica a utilizar em cada caso e mostrar autonomia na prática profissional.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
São adotadas metodologias expositivas e ativas/participativas, com exploração realizada pelos alunos a partir de relatórios de programas de prevenção, visualização de vídeos de programas de prevenção no domínio do crime e delinquência e debate reflexivo sobre estes, promoção de debate crítico em sala de aula.
A avaliação adotada é contínua, consistindo em práticas específicas (que valem 50% da nota final) - trabalho esse que é sistematizado num relatório final - e numa prova oral de aferição de conhecimentos (que valem 50% da nota final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição dos procedimentos e estratégias é fundamental para a compreensão dos alunos. A exposição é acompanhada de exemplos de aplicações práticas dos modelos teóricos apresentados, e é solicitado aos alunos que apresentem mais exemplos. Estas metodologias estimulam o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica aos modelos apresentados, bem como de uma atitude geral de investigação, de reflexão crítica e de busca de conhecimento.
Bibliografia:
(b-on) Dell, N. A., Maynard, B. R., Born, K. R. Wagner, E. Atkins, B., House, W. (2019). Helping Survivors of Human Trafficking: A Systematic Review of Exit and Postexit Interventions. Trauma, Violence & Abuse, 20 (2), 183-196.
(CDU 316.6 316.4 364) Menezes, I. (2010). Intervenção comunitária: uma perspectiva psicológica. Porto: Livpsic.
(CDU 159.97/.98 316.6) Ornelas, J. (2008). Psicologia comunitária. Lisboa: Fim de Século.
(b-on) Sousa, R., Araújo-Monteiro, G., Souto, R. Q., Santos, R., Leal, C., & Nascimento, N. M. (2021). Interventions to prevent elder abuse in the community: a mixed-methods systematic review. Revista da Escola de Enfermagem da U S P, 55, e3677. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2019033203677
(b-on) Tavares, A., Crespo, C., Ribeiro, M. T. (2017). Crianças Desaparecidas: Revisão Sistemática. Psychology, Community & Health, 6 (1), 42-58.