Unidade Curricular: | Código: | ||
Portuguese for Foreigners | 748PEST | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Português para Estrangeiros | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
GERAL: O objetivo da UL PES é ensinar português como língua estrangeira e desenvolver várias competências simultaneamente: a competência linguística, a social, a intercultural e a reflexiva. A metodologia ensino-aprendizagem inclui várias componentes, nomeadamente a língua, a imersão total, a cultura do país de acolhimento, o conteúdo e a escrita reflexiva. A UL está dividida em três cursos/componentes: Língua Portuguesa, Conteúdo e, Escrita Reflexiva. CONTEÚDO: Os objetivos específicos do curso Conteúdo Migrações são: desenvolver o estudo de designações e conceitos no âmbito das várias vertentes do fenómeno migratório e da mobilidade, com enfoque nas migrações portuguesas, associadas a áreas como as artes ou a culinária, por exemplo, bem como na condição de Portugal como país de migrantes, dentro de uma abordagem intertextual e interdisciplinar. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
SESSÕES LÍNGUA: 1ª unidade - Identificação e dados pessoais. Descrição de objectos e pessoas. 2ª unidade - Fórmulas sociais e actividades do quotidiano. 3ª unidade - Relações familiares e habitação. 4ª unidade - Compra e venda. Localização de objectos e pessoas. 5ª unidade - Desporto e tempos livres. Saúde e corpo. 6ª unidade - Relatar acontecimentos pontuais no passado. Memórias no passado. SESSÕES CONTEÚDO: Unidade 1: Mobilidade(s) Unidade 2: Portugal – país de migrações Unidade 3: Migrações portuguesas – da emigração à imigração Unidade 4: Migrações & Gastronomia – dos lugares e dos sabores Unidade 5: Artes & Migrações – dos sons, das palavras e das imagens Unidade 6: A Diáspora Portuguesa na América do Norte – Canadá e Estados Unidos Sessões Escrita Reflexiva: 1. o significado de escrita reflexiva; o papel da escrita e da leitura na vida académica; 2. Cumprimentos e apresentações; 3. Preconceitos e pressupostos; 4. Multiculturalidade | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de vocabulário e gramática na área da Língua Portuguesa para Estrangeiros, permitindo, deste modo atingir os objectivos das unidades curriculares, mais especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma comunicação eficaz e mais fluente; demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas recorrendo à língua Portuguesa como meio de comunicação; compreender o significado de Cultura e integrar conhecimentos sobre a cultura portuguesa, refletindo criticamente sobre a Cultura 1 e a Cultura 2, com vista a desenvolver competências interculturais. Os conteúdos programáticos do curso Conteúdo estão subordinados ao tema geral das Migrações Portuguesas, abordadas nas perspetivas temática e interdisciplinar. Os temas abordados permitem desenvolver, as competências de comunicação em língua portuguesa (método NOLC), de conhecimento de aspetos da cultura portuguesa, e de comunicação intercultural. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, promoção das actividades de leitura, escrita e fala em Português, debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de provas escritas de avaliação, na apresentação e discussão oral de trabalhos, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula. A metodologia do curso/componente Contéudo é NOLC (non-level), uma metodologia de aquisição de uma língua segunda enquadrada no método EUFICC, que permite que alunos de diferentes níveis de língua portuguesa possam concretizar os objetivos do curso. O método privilegia os estímulos visuais e sonoros e a produção textual oral. Os alunos realizam fichas de trabalho depois de cada unidade. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Língua Portuguesa: Exposição teórica de vocabulário em Português relacionado com o ambiente profissional, social e cultural; discussão oral em Português sobre as diferentes temáticas; aprendizagem e aplicação de estruturas gramaticais que surgem em textos escritos e orais relacionados com estas temáticas; actividades individuais e em grupo para promover a aquisição do vocabulário e da gramática leccionados. Conteúdo: a metodologia NOLC vai de encontro aos objetivos de aprendizagem da UC, isto é, desenvolver várias competências simultaneamente, a competência linguística, comunicativa, intercultural e, no âmbito do tema das Migrações portuguesas, adquirir conhecimentos que abrangem, por exemplo, temas da história, gastronomia, literatura, artes, portuguesas, entre outros. Escrita Reflexiva: a metodologia de ensino baseia-se em debates sobre os diversos temas do programa, previamente preparados pela atividade de escrita dos alunos. Visa-se promover o diálogo, a abertura ao Outro, a consciencialização das diferenças e a aceitação das mesmas, as competências interculturais e o pensamento critico. | |||
Bibliografia: | |||
SESSÕES LÍNGUA: BBC, Talk Portuguese, http://www.bbc.co.uk/languages/portuguese/talk/ (online) Centro Virtual Camões, http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues.html (online) Ciberescola, http://www.ciberescola.com/ (online) Linguasnet, http://www.linguasnet.com/lessons/home_pt.html (online) Coimbra, O. M., Coimbra, I. (2000). Gramática Activa I. Lisboa, Lidel. Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular North Westminster School of London. (2005). Português a Toda a Rapidez. Lisboa, Lidel. Oliveira, C., Ballmann, M. J., Coelho, M., L. (2006). Aprender Português. Lisboa, Texto editores (livro e CD). SESSÕES 'CONTEÚDO': - Migrações Portuguesas - Livro do Aluno de PES Conteúdo. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Pedro Reis (preis@ufp.edu.pt) |